logo

Telefone: (11) 3024-9500

Roteiro além das praias revela história e cultura em Natal | Qual Viagem Logo

istock-670225746

Roteiro além das praias revela história e cultura em Natal

2 de março de 2018

Apelidada de “Cidade do Sol”, Natal, a capital do Rio Grande do Norte, encanta muita gente com seu clima tropical, suas praias, reservas naturais, águas termais, salinas e dunas. Com mais de 400 anos de história e muitos quilômetros de costa, com certeza está na lista de cidades mais bonitas do Brasil. E com tanta riqueza em história, sem dúvida oferece um incrível roteiro por seu centro histórico, com edifícios e monumentos como igrejas e casas de cultura, um lugar onde é possível conectar-se com seus hábitos e costumes.

Logo no centro, alguns dos locais mais visitados são a Catedral Metropolitana, conhecida como Catedral Nova, e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, também chamada de Antiga Catedral. Com suas arquiteturas opostas, ambas encantam e agradam a todos os gostos. A Catedral Metropolitana, que é a atual sede arquidiocesana da cidade, tem uma construção moderna, bem mais vista e reconhecida em igrejas católicas da atualidade, seu ponto mais forte é sua forma trapezoidal, com dois pavimentos, a nave – onde acontecem as celebrações e missas –, e o subsolo. Já a Igreja Matriz, foi a primeira igreja da cidade a ser construída, lá em meados do século XVII, durante o período de colonização do Brasil. Seu destaque é a predominância do estilo barroco em sua arquitetura.

Para quem curte centros religiosos, uma outra boa opção é o Museu de Arte Sacra, que fica bem no centro e coração da cidade. O local possui um grande acervo de objetos e artes religiosas. É possível ver antigos oratórios de devoção, muitos deles domésticos e várias esculturas barrocas do século passado.

Quem aprecia o artesanato, encontra no Centro de Turismo da cidade um grande atrativo. O local abriga uma feira de artesanato e cada loja fica em uma antiga cela de prisão, já que ali funcionava a antiga Casa de Detenção da cidade. Além disso, guarda uma galeria de arte, na qual é possível ver a história cultural potiguar.

Foto por: iStock/ pabst_ell

Foto por: iStock/ pabst_ell

Outro ponto para se visitar é o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, no local, existe um acervo com fotos, revistas e jornais de outras épocas, que conta como um dos arquivamentos de documento mais vastos do país.

Cheio de herança cultural, o Forte do Reis Magos, um dos monumentos históricos do nosso país, proporciona uma linda vista do rio Potengi e da praia de Genipabu. Construído há mais de 400 anos, ainda mantém seu piso original, e os antigos canhões usados para proteger a fortaleza. No centro do local, é possível encontrar a igreja onde havia um local secreto para guardar os armamentos e munições usados pelos colonizadores da época. O valor cobrado pela visita é de apenas 3,00 reais, com um guia para contar a história de Natal e do Brasil.

Foto por: iStock/ undefined undefined

Foto por: iStock/ undefined undefined

Com um nome um pouco intimidante, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno é um dos pontos turísticos que mais vale a pena a visitar na cidade. Foi a primeira base aeronáutica na América do Sul a ser um centro de lançamento de foguetes. Foi apelidada com assim pelos pescadores locais, devido ao fenômeno que acontece no raiar do dia. A luz do sol bate nas falésias e, de longe, assemelha-se com uma grande barreira de fogo, daí o apelido. Hoje a base é usada para experimentos da Marinha e do Exército Brasileiro, além do controle e rastreamento da aeronave Ariane. Lá dentro, há também um museu, que contém peças autenticas de foguetes que foram lançados ali. As visitas são gratuitas.

Os amantes de dunas vão encontra-las bem próximas da Barreira, além da praia, que é protegida pelo projeto Tamar por conta da reprodução das tartarugas marinhas.

Onde ficar

A 200 metros da Praia Ponta Negra, praia mais famosa da cidade, o Malymar Apart Pousada oferece uma vista linda da orla, com seus apartamentos mobiliados que incluem suíte e são ideais para quem vai viajar com a família.

Onde comer

O restaurante Camarões Potiguar é o lugar perfeito para os amantes de camarão. Além da especialidade em frutos do mar e cozinha brasileira, também serve pratos vegetarianos e opções sem glúten.

Texto por: Carolina Berlato

Foto Destaque por: iStock/ undefined undefined

Comentários