logo

Telefone: (11) 3024-9500

Roteirão pela Colômbia – tudo o que você precisa conhecer | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ Charly Boillot

Roteirão pela Colômbia – tudo o que você precisa conhecer

28 de junho de 2018

Colômbia é muito conhecida por ser o país da cantora Shakira, produtora mundial de esmeraldas, grande produtora de café e de mais de 70% das flores importadas para os Estados Unidos. É a segunda maior população da América do Sul.

O povo é afetuoso, sempre disposto a ajudar. Oriundo de civilizações indígenas e depois dominado pela colonização espanhola, é um país plural, de cultura africana, caribenha, indígena e espanhola o que confere um ar miscigenado e alegre.

A Colômbia faz fronteiras com o Brasil e a Venezuela, a leste; com o Equador e o Peru, ao sul; para o norte com o Mar do Caribe; a noroeste com o Panamá e a oeste com o Oceano Pacífico. O turismo na Colômbia vem crescendo e se revitalizando.  Atualmente, vem sendo muito procurado pelos amantes do ecoturismo por causa de suas reservas ecológicas (a Colômbia é um dos 17 países megadiversos do mundo).

Veja agora alguns passeios imperdíveis

Zipaquirá  

Foto por Istock/ diegograndi

Foto por Istock/ diegograndi

Zipaquirá (42km de Bogotá) é uma das mais importantes cidades produtoras de sal da Colômbia. Sua atração principal é a Catédral del Sal, senão a mais famosa de toda Colômbia. Aproveite a charmosa Zipaquirá Colonial antes de retornar a Bogotá.

Vulcão de Lama Totumo, em Santa Catalina

Você já tentou um banho de lama dentro de um vulcão? Se não, não perca a chance de experimentar uma experiência incrível nadando e mergulhando na lama, a melhor época é de Janeiro a Abril.

Observe os Flamingos, em Riohacha, Guajira, Colômbia

Os flamingos cor-de-rosa são aves graciosas, no Santuário de Fauna e Flora de Los Flamencos.

Carnaval de Barranquilla

Foto por istock/ Tiago_Fernandez

Foto por istock/ Tiago_Fernandez

O carnaval de Barranquilla pode lhe dar muitas lembranças inesquecíveis e experiências inestimáveis. Esta é a melhor maneira de descobrir o folclore da Colômbia e aprender sobre sua cultura. Fica na parte Atlântica da Colômbia perto do mar das Caraíbas. Acontecerá nos dias 2 a 5 de março de 2019.

Caminhada na Cidade Perdida

Descubra a natureza e grupos indígenas enquanto caminha pela Cidade Perdida. Você pode conhecer durante todo o ano (mas a melhor época é de Dezembro a Março)

Agricultura e gastronomia

A comida na Colômbia é algo simples, com elementos da terra e sabores marcantes. Neste lugar, o abacate não é considerado uma fruta, mas um acompanhamento para lanches ou pratos principais compostos por feijões, arroz, ovo, frango, plátano (um tipo de banana) e uma sopa, antes do prato principal (herança alimentar europeia).

Buñuelos

Foto por istock/ anamejia18

Foto por istock/ anamejia18

Experimente estas fantásticas iguarias tradicionais de Natal durante as férias e saboreie o seu queijo favorito com o café da tarde ou chá. É muito consumido como quitute natalino.

Colheita da Fruta Lulo

Melhor época – meados de setembro-meados de novembro

A Colômbia é o lar dessa fruta tropical indígena chamada Lulo. É uma das melhores frutas para suco!

Frutificação e Floração na Floresta Amazônica

Melhor época – Janeiro a Junho

Experimente a vida da selva tropical na Amazônia e explore os melhores tipos de flores e frutas

Chontaduro e Mojojoy

Melhor época – Janeiro a Maio | Agosto a Novembro

Foto por Istock/ Fotografoverde

Foto por Istock/ Fotografoverde

Se você ousar, experimente uma das melhores iguarias indígenas, inclusive com minhocas (mojojoy) lá dentro! Chontaduro, ou Peach Palm Fruit, é muito popular nos países tropicais da América Central e do Sul. A melhor época para experimentá-lo é durante o período de colheita. Na Colômbia, há dois períodos de colheita de janeiro a maio e de agosto a novembro. A polpa da fruta pode ser usada para sucos, sopas, doces e conservas, ou até processada em farinha.

Colheita de café

O café é uma das suas grandes paixões e força na economia. Não perca a oportunidade de conhecer uma loja Juan Valdez e degustar os “tintos” (café puro) mais famosos ou em qualquer barraquinha. Não importa se você é fã de café ou não, as regiões cafeeiras da Colômbia são imperdíveis para todos! De março a junho | Setembro a outubro

Feira das Flores de Medelín

Talvez a atração mais incrível desse roteirão: Data – 03 a 12 de agosto de 2018

Foto por Medellin Convention & Visitors Bureau

Foto por Medellin Convention & Visitors Bureau

Todo o esplendor das flores tipo exportação colombianas: são mais de 70 tipos incomuns e impressionantes de flores. O evento mais importante do país – uma festa multicolorida. Esta celebração foi criada em 1957 e conta com eventos como o Festival de Orquestras. O evento principal é o desfile de “silleteros”, os agricultores que produzem arranjos florais e os carregam em suas costas usando “silletas” (um suporte de madeira). Em cada uma delas, que podem pesar até 70 quilos, são utilizadas entre 25 e 70 variedades de flores.

Praias da Costa Caribenha na Colômbia

As praias são um capítulo à parte. Banhadas pelo mar do Caribe, oferecem muito mais do que ondas perfeitas e cenários paradisíacos perdidos. Muitas tem completa infraestrutura de turismo, com resorts, bons hotéis e comércio em seu entorno, outras, porém, conservam a natureza preservada, quase que intocada. O melhor período é do fim de Dezembro à Abril.

Foto por IStock/ diegocardini

Foto por IStock/ diegocardini

 

San Andrés  

Ilha de San Andrés é a mais famosa e badalada, recebe os turistas em ritmos de calypso, rumba, vallienato e cumbia;

Santa Marta

Santa Marta é uma cidade costeira que pode ser visitada em qualquer época do ano e conta com inúmeras praias. Conta com um clima médio de 27° o ano todo.

Playa Cristal – ideal para mergulhos, comer um bom peixe nas barracas da praia, descansar na beira-mar

Playa Grande – Faça uma caminhada ecológica de 20 minutos da playa de Taganga até Playa Grande.

Garnet Beach – Privacidade, ondas fortes e um ambiente selvagem para momentos de relaxamento.

Parque Nacional Natural Tayrona

Foto por IStock/ DC_Colombia

Foto por IStock/ DC_Colombia

o Parque Nacional Tyrone é uma reserva ambiental de 15.000 hectares preservados, fundada em 1969. Está situado aos pés da maior cadeia de montanhas costeiras do mundo: a Sierra Nevada de Santa Marta. O Nome do parque é em homenagem a civilização indígena que habitava a província de Santa Marta, antes da invasão espanhola, os Tyrona. Os índios, ao fugirem dos espanhóis, se refugiaram na Sierra Nevada, seus remanescentes vivem até hoje.

Um parque preservado, onde nenhuma construção hoteleira ou de comércio pode ser erigida em suas proximidades, tendo o turismo controlado. Um parque seguro, com guardas e militares fiscalizando todo o percurso.

Os turistas frequentadores do parque recebem uma lista do que pode ou não ser levado para o parque. Os guardas florestais fazem revistas constantes.

O parque é muito procurado pelos amantes do ecoturismo: há muitas praias lindas, desertas e apaixonantes cujo melhor trajeto é feito por trilhas, de ampla diversidade natural, riquíssimas flora e fauna; as melhores são:

  • Bahia Concha – Fácil acesso de vários veículos para quem está situado em Santa Marta, mar calmo e limpo;
  • Bahia Chengue – Seu único acesso é por barco. Uma praia em conservação, de mar baixo e aguas límpidas;
  • Bahia Gayraca – Ideal para o snorquel e mergulho, vida marinha plena e abundante e grande barreira de corais;
  • Neguanje – A maior de todas as praias do parque, ponto de partida dos barcos e acesso a outras praias mais desertas.

Não se esqueça do protetor solar, do repelente de insetos, de roupas leves e tênis de caminhada!

Ilha da Providência

A Ilha da Providência é uma província vizinha a San Andrés (72km) e faz calor quase o ano todo, há muito menos turistas e as praias são quase que intocadas. Uma ilha colonizada por ingleses, que tem como forte fonte econômica a pesca e a agricultura. O idioma falado por lá é o Criollo, mas também falam espanhol e inglês. O Acesso é rápido e muito mais em conta, saindo de San Andrés por um catamarã – procure reservar seus tíquetes de ida e volta pelo menos dois dias antes de ir. As melhores são:

Foto por Istock/ diegocardini

Foto por Istock/ diegocardini

  • Playa Manzanillo – a mais bonita da ilha, com 300 metros de comprimento. Seu acesso é feito por uma longa caminhada ou cinco minutos de carro; tem um bar (El Bar de Rolando) que serve coquetéis e frutos do mar a noite, embalados pelo reggae com fogueiras;
  • Bahia del Água Dulce – possui hotéis, bares e restaurantes – a área turística – ideal para quem quer agitar;
  • Bahia del Maracaibo tem possivelmente a mais bela vista da ilha. Aqui se encontra a Lagoa McBean e o Parque Nacional McBean, junto com a maravilhosa Cangrejo Caye (alguns minutos de caiaque). As águas calmas e cristalinas da Baía de Maracaibo e Cayo Cangrejo fazem destes dois lugares um lugar ideal para caiaque e mergulho com snorkel. A cor do mar ao redor do Key Crab é espetacular.

Cartagena das Índias

Cartagena das índias – a gente pode dizer, sem dúvidas que é um destino super romântico, por exemplo, não há quem não se apaixone pelo encantador pôr do sol no Café Del Mar. Além de sua arquitetura colonial, patrimônio mundial da humanidade, colorida e muito vibrante, Cartagena possui atrações como museus, lojinhas, cafés, bares e restaurantes, complexos arquitetônicos e centros culturais.

Foto por Istock/ alexmillos

Foto por Istock/ alexmillos

O Castillo San Felipe de Barajas – uma antiga fortaleza, erigida por escravos para proteger Cartagena de invasores e piratas é um dos principais pontos. Os passeios oferecem guias especializados para contarem toda a história de Cartagena. Também há praias como:

  • Bocagrande – Uma praia próxima ao centro histórico, muito procurada pelos turistas por causa dos cassinos, hotéis, boates, restaurantes, shoppings e lojas de grifes internacionais
  • Castillogrande – É uma extensa praia de areia cinzenta, menos movimentada e com águas mais calmas do que a vizinha Bocagrande. Familiar, reservada e residencial e voltada para os esportes e bem-estar.
  • Manzanillo del Mar – Concorrida principalmente por Cartagena, esta praia é a opção mais procurada por aqueles que anseiam por uma praia quase virgem que pode ser alcançada de carro (40 minutos do centro histórico).

Bogotá

Bogotá é a capital, onde se encontra grande número de opções de diversão, gastronomia e cultura. Veja alguns pontos obrigatórios para serem visitados:

Distrito histórico de La Candelaria

É um distrito muito charmoso e turístico. Tem como principais atrações a Plaza de Bolivar, Museo del Oro – simplesmente uma exposição guiada, com mostras de toda a mineração de ouro da Colômbia. Não se esqueça de passar pelo interior de alguma igreja e conferir a beleza arquitetônica e artística espanhola.

Foto por istock/DC_Colombia

Foto por istock/DC_Colombia

Parque de Las Aguas – um dos mais belos parques da cidade, é um balneário e tem um teleférico que leva até o topo de Monserrate. Procure ficar até o fim de tarde e pegue o teleférico para curtir o panorama impressionante de Bogotá ao pôr do sol.

Vida noturna na Zona Rosa ou em Andrés Carne de Res

Na Zona Rosa há bares com música ao vivo, gente bonita e animada e espaços legais. Já em Andrés Carne de Res (aproximadamente 1h de Bogotá) ou através do ônibus de festa na frente de qualquer albergue (um dos mais famosos é o Cranky Croc) você tem todo um complexo dedicado ao divertimento noturno, com excelentes shows, bares, danceterias.

Texto por: Agência com edição

Foto destaque por Istock/ Charly Boillot

Comentários