logo

Telefone: (11) 3024-9500

Rota das Emoções - Do Maranhão ao Ceará: Delta do Parnaíba. | Qual Viagem Logo

Delta Capa

Rota das Emoções – Do Maranhão ao Ceará: Delta do Parnaíba.

6 de janeiro de 2017

Delta Drone

Delta do Parnaíba

Foto: Lucas Jasper

Depois de todas as aventuras vividas nos Lençóis Maranhenses era hora de seguir viagem rumo ao próximo destino: Delta do Parnaíba.

Saímos de Barreirinhas com destino a Paulino Neves, em veículo 4×4 por aproximadamente 4 horas até chegar em Paulino Neves. De lá pegamos a lancha voadora para fazermos o primeiro passeio do Delta do Parnaíba, a Revoada dos Guarás.

Revoada dos guarás

Revoada dos guarás

Foto: Lucas Jasper

Esse passeio é importante ficar atento ao horário, pois os guarás são pássaros que saem da sua ilha dormitório de dia e retorna ao entardecer. É esse espetáculo de volta para a ilha que se caracteriza o passeio. Chegamos exatamente às 17 horas e já podíamos ver alguns pássaros voando. Ao momento que o sol ia se pondo mais guarás voavam retornando para dormir seguros em sua ilha. A revoada dos guarás é um espetáculo a parte. Por questões de cuidados não é permitido chegar próximo da ilha, ficando todos os barcos a uma distância segura para todos. De lá a aventura estava apenas começando. Após admirar a beleza dos pássaros em seu retorno a ilha dormitório, seguimos para o safari noturno! Sim, isso mesmo, seguimos pelas águas do rio do Delta do Parnaíba para fazer a focagem dos animais noturnos como cobras, jacarés, pássaros, iguanas e outros. A experiência é realmente indescritível, navegando pelo rio, o guia Rouxinol, como é conhecido, vai tentando avistar os animais com uma pequena lanterna para não assustar e espantar os animais. A princípio você poderá pensar que é impossível dentro da imensidão do lugar avistar qualquer tipo de animal, mas é possível sim e tivemos a oportunidade de vivenciar e ver o Rouxinol encontrando o jacarés, cobras e aves no Delta. Sem dúvida foi um dos passeios mais legais que já fizemos. Para quem é mais corajoso, os guias costumam pegar os animais para demonstração e em seguida são soltos na natureza.

Delta

Rio do Delta

Foto: Lucas Jasper

Do safari continuamos navegando pelo rio até a Ilha das Canárias, local onde passamos a noite. Como chegamos as 20 horas com bastante chuva e vento não era possível ver muita coisa do lugar, algo que é até bom, pois chegamos com uma vista e ao amanhecer uma outra ilha nos é apresentada.

A Ilha das Canárias, fica no Delta do Parnaíba, no município de Araioses no Maranhão. Uma dúvida pairou sobre nós a respeito de ser Piauí ou Maranhão, e logo descobrimos que o delta do Parnaíba fica metade em um estado e a oura metade no outro. No caso da ilha das Canárias é a parte do Maranhão ainda.

Rio do Delta

Navegando pelo Rio do Delta

Foto: Lucas Jasper

Acorda na ilha e tomar um delicioso café da manhã é algo revigorante. Se você estiver vindo do Maranhão, uma noite na Ilha das Canárias ou em Parnaíba é suficiente. Porém se você vier do Ceará, o aconselhável é que você programe duas noites tendo em vista que não terá tempo para fazer a revoada e safari no primeiro dia como fizemos.

Depois do café seguimos para mais uma aventura onde conhecemos a praia do Feijão Bravo e em seguida aprendemos a catar caranguejo. A experiência do Rouxinol é incrível e até nos explicou a diferença entre machos e fêmeas.

Ao meio dia retornamos a ilha, comemos e seguimos para Parnaíba. Passeamos um pouco pelo centro histórico onde pudemos conhecer e apreciar uma famosa bebida refrescante, a cajuína. Se você for a Parnaíba e ao Ceará não deixe de experimentar a cajuína, bem como o refrigerante de caju que foi apressadíssimo por nós que trouxemos umas garrafas para casa.

Parnaíba

Cidade de Parnaíba

Foto: Lucas Jasper

Depois do passeio e o dia já acabando era hora de seguir viagem com destino a Barra Grande, ainda Piauí, mas com destino final no Ceará.

Veja no próximo post nosso relato final do passeio da Rota das Emoções.

Veja o Texto 1 e o 3.

Agradecimentos aos Hotéis: Pousada de Caboclo e Casa de São José.

Camila e Lucas Jasper são patrocinados por venturas.com.br

Camila e Lucas Jasper
Últimos posts por Camila e Lucas Jasper (exibir todos)

Comentários