logo

Telefone: (11) 3024-9500

Rocamadour: peregrinação em um vilarejo medieval na França | Qual Viagem Logo

Rocamadour village wide landscape daylight view, France

Rocamadour: peregrinação em um vilarejo medieval na França

13 de setembro de 2017

Nas encostas de uma montanha escarpada fica a pequena Rocamadour, cidade medieval no sudoeste da França, a 190 km de Toulouse e a 530 km de Paris. Seu visual é surpreendente, com as construções se agarrando aos rochedos de mais de 120 metros de altura, acima do cânion do Rio Alzou, e as colinas cobertas pelo verde do Parque Natural Regional do Causses du Quercy.

Foto por iStock / therry

Foto por iStock / therry

Mas não é apenas essa paisagem cênica que tornou Rocamadour conhecida. O vilarejo é um importante centro de peregrinação, atraindo cristãos de várias partes do mundo. Essa fama data desde a Idade Média, precisamente do século XII, quando começaram a ser reportados vários milagres atribuídos a São Amador e à imagem da Virgem Negra.

Foto por iStock / MartinM303

Foto por iStock / MartinM303

Ao longo dos séculos, Rocamadour recebeu a visita inclusive de peregrinos famosos, como reis e imperadores. O local faz parte da rota francesa do Caminho de Santiago de Compostela. Por isso, não deixe de visitar os lugares sagrados da cidade, como a capela de Notre-Dame (onde está a imagem da Virgem Negra), a cripta de São Amador e a Igreja de Saint-Sauveur.

Foto por iStock / Rrrainbow

Foto por iStock / Rrrainbow

Para isso, é preciso subir até o topo do rochedo, acessível por carro, por funiculares ou por uma escadaria de 233 degraus (por onde muitos peregrinos sobem de joelhos). Entre as rochas, há um conjunto religioso de várias igrejas e capelas, além do Castelo de Rocamadour. A vista panorâmica para o cânion também é um dos pontos altos do passeio.

Foto por iStock / alfa_t

Foto por iStock / alfa_t

Além do patrimônio religioso, não deixe de passear pela cidade. Ali há basicamente uma única rua, a Rue de la Couronnerie, onde estão lojas, restaurantes e mansões – tudo em um charmoso clima medieval, com construções em pedra e madeira. Não deixe de experimentar o queijo de cabra que leva o nome de Rocamadour.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / MartinM303

Comentários