logo

Telefone: (11) 3024-9500

Riviera Maya guarda encantos para todos os tipos de viajantes | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ SOMATUSCANI

Riviera Maya guarda encantos para todos os tipos de viajantes

16 de janeiro de 2018

O verão chegou e um dos destinos mais cobiçados pelos brasileiros é o Caribe Mexicano, considerado um dos principais endereços para brasileiros e o que mais oferece atrativos no Caribe. De acordo com dados da AT Travel, operadora especializada em brasileiros e que atua na região, o destino é preferido por familiares e casais que, em média, passam sete noites no destino.

E sabe por que a Riviera Maya se tornou um grande protagonista dessa região? O local, ancorado por Playa Del Carmen, se desenvolveu e hoje oferece uma combinação entre luxo, serviços de qualidade e pé na areia, com várias marcas internacionais presentes na região.

Foto por Istock/ DarrenTierney

Foto por Istock/ DarrenTierney

E é lá que desponta a Riveira Maya que, ao lado de Cancun, forma a Riviera Maya.

Riviera Maya é o nome de uma área com 130 Km de trecho litorâneo na Península de Yucatán. A região fica entre a Reserva da Biosfera de Sian Ka’an até Puerto Morelos, uma cidade a mais ou menos 40 km ao sul de Cancun.

Playa del Carmen é uma das cidades mais conhecidas. Mesmo com um grande desenvolvimento turístico, o balneário ainda conserva a atmosfera de um pequeno vilarejo. Para os turistas, a dica é aproveitar o mar lindo do local e também dar uma volta pela chamada Quinta Avenida, onde é possível encontrar lojas de grifes e restaurantes que servem comidas típicas.

Outro destino muito conhecido pelos brasileiros na região é a Ilha de Cozumel. Com águas límpidas e cristalinas, o local é um verdadeiro paraíso e ainda conserva uma rica vida marinha. Para os fãs de mergulho, a dica é conhecer a região que tem um conjunto de 25 recifes de corais, que tornaram o local um dos destinos mais importantes para os fãs de mergulho.

Foto por Istock/ KristineNoel

Foto por Istock/ KristineNoel

Depois de Playa del Carmen e Cozumel, chega a vez de Tulum, que vem ganhando muita notoriedade e destaque entre os turistas devido as suas belezas naturais e o visual de encher os olhos. É no local onde se encontram templos da civilização Maia, que foram erguidos próximos da praia com um mar azul turquesa de tirar o fôlego.

Tulum é um retângulo assimétrico, com construção edificada como marcadores de tempo, orientados pelo movimento dos astros. E mais: tem a única zona arqueológica do México que fica à beira-mar. É simplesmente imperdível! Cercada por um muro de cinco metros de espessura, este sítio arqueológico possui acessos terrestres por onde é possível contemplar todas as ruínas do local. Inclusive, pode-se admirar o mais conhecido edifício da zona, que também é a maior e a mais proeminente construção de Tulum, o El Castillo.

Foto por Istock/ vwalakte

Foto por Istock/ vwalakte

No passado, a edificação servia de ponto de observação marítima, permitindo que os marinheiros ingressassem na cidade pelo mar, evitando os perigos do segundo maior recife de coral do mundo.

Um dos passeios mais imperdíveis e procurados na região é o Rio Secreto. Localizado próximo de Playa del Carmen, o local oferece uma experiência única e transformadora. É impossível não se encantar – e se emocionar – nadando nas águas cristalinas do rio subterrâneo ou caminhando por cavernas completamente naturais. De presente, o turista tem a chance de admirar as formações rochosas que relatam a história geológica da terra, uma cavidade natural formada pelo resultado do colapso de rocha calcária que expõe as águas subterrâneas.

Quem estiver visitando a região também precisa conhecer a famosa Coco Bongo, uma mistura de boate, teatro e show. Existem duas Coco Bongo na região: uma em Cancun, na Zona Hoteleira, e outra em Playa del Carmen. Talvez você nunca tenha ouvido falar do nome, mas lembra-se do filme O Máskara, com Jim Carrey? Pronto. Dá para se ter uma ideia do clima e do agito. O sistema é Open Bar e há vários shows. É imperdível!

Na região, não deixe também de incluir no passeio o parque Selvática. O programa é ideal para quem acredita que rápido e alto são referências subjetivas. São 12 tirolesas que passam de galho em galho. Em uma delas, chamada de Superman (pela posição que o turista segue), você tem a certeza de que está no lugar mais alto e pegando a carona mais rápida e cumprida sob tirolesas, fazendo um verdadeiro sobrevoo pela selva.

Foto por IStock/ Camille_Massida

Foto por IStock/ Camille_Massida

Quem viaja pela primeira ou pela décima vez tem no Parque Xenses o endereço certo para sair da zona de conforto. Literalmente. O lugar é, ao mesmo tempo, divertido e mágico. Assombroso e enigmático. Louco e racional. A começar pela entrada, passando por uma área de convivência/conveniência e seguindo para uma selva sensorial, na qual o turista é levado a desafiar seus sentidos: com exceção da visão, todos os demais sentidos humanos são desfiados e transportados aos diferentes ecossistemas do México. Depois, seguindo por rio – um deles artificial, quente e com esfoliação.

O caminho segue por um cenote, com parte das cavernas naturais (e parte construída pelo homem). Perto de fechar o roteiro, uma novidade que exige muito foco: já imaginou subir uma descida ou descer uma subida? Pois é exatamente isso que acontece. Num vilarejo ambientado com casas, bares e restaurantes, os sentidos de subida/descida, direita/esquerda são totalmente invertidos.

Mas… Se o turista tem o sonho de nadar e tirar a famosa foto beijando golfinhos, além de Playa del Carmen, Isla Mujeres é uma boa pedida.

Como ir onde ficar

Para os turistas brasileiros, a melhor forma de chegar a Riviera Maya é a partir de voos que vão até Cancun. A Avianca e a Copa Airlines são as companhias que oferecem as melhores opções aéreas, com saídas diárias, de diferentes cidades do País e com escalas em países que não demandam visto, assim como o México, que exige somente o passaporte. A Avianca opera via Bogotá e tem voos de Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. A Copa opera via Panamá e tem saídas de Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. E se você tem visto americano, vá fazendo conexão via Miami, que pode ser uma opção mais econômica.

Em Costa Mujeres, neste ano será inaugurado o Grand Palladium Costa Mujeres Resort & Spa. O empreendimento terá 673 quartos, juntamente com todos os serviços de luxo e instalações cinco estrelas encontrados nas demais propriedades do Palladium Hotel Group, ideais para toda a família. Um sistema exclusivo de canais permitirá aos hóspedes acessarem todos os pontos do resort de barco. Cada quarto possui uma varanda ou terraço com vistas para as impressionantes vistas do resort e para o mar. Alguns quartos incluirão recursos premium, como acesso direto à piscinas ou hidromassagens em suas varandas privativas.

Oferecendo uma ampla gama de serviços, ideal para famílias, casais e grupos, bem como instalações de última geração para viagens de negócios ou incentivos, eventos, conferências e casamentos, o Grand Palladium Costa Mujeres Resort & Spa acomoda as necessidades de todos convidados. As instalações da propriedade incluem nove restaurantes para todos os gostos, quatro piscinas, uma exclusiva para crianças, bem como um impressionante centro de convenções de 1.486,44 m² com capacidade para 1380 pessoas. O resort também oferecerá uma variedade de experiências, com atividades como snorkel, mergulho, yoga e pilates, shows de música ao vivo nos terraços ao ar livre, serviço VIP especial para famílias, incluindo uma Área de Seleção Familiar e tratamento em uma área de 51,020 ft² para Zentropia Palladium Spa & Wellness center.

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Já na Riveira Maya, as praias mais bonitas das costas mexicanas e do Caribe agora contam com o TRS Yucatán Hotel, resort de luxo cinco estrelas recém-inaugurado. O empreendimento conta com serviço personalizado de qualidade para adultos, onde os visitantes podem desfrutar de um novo conceito de exclusividade, com uma infinidade de atividades oferecidas pelo programa Infinite Indulgence®.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ SOMATUSCANI

Comentários