logo

Telefone: (11) 3024-9500

Ribeirão Preto: Portinari, chopp e roteiro cervejeiro | Qual Viagem Logo

Ribeirão Preto Flickr Ninha Morandini

Ribeirão Preto: Portinari, chopp e roteiro cervejeiro

27 de novembro de 2015

Ribeirão Preto está localizada a 315 quilômetros da capital paulista. A cidade que possui mais de 700 mil habitantes possui boas faculdades, centro comercial e hospitalar de referência e referência do agronegócio. De temperatura quente e repleta de clubes, Ribeirão tem na área central algumas interessantes construções históricas, como o Teatro Pedro II, a Matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde de 1928 e o interessante Museu da Casa Portinari,- ex residência do pintor que abriga 18 murais, feitos em técnica de afresco e têmpera. Esse museu fica no município de Brodowski há 30 km do centro de Ribeirão Preto. Vale a pena ar uma esticadinha também em Batatais que tem na igreja obras do artista.

Foto via Flickr André Ribeiro

Foto via Flickr André Ribeiro

Outro passeio imperdível é visitar o Pinguim e deliciar-se com um dos melhores chopes do Brasil. Antes conhecida como “terra do chope”, a cidade vem ganhando cada vez mais espaço na produção e venda de cervejas especiais. A Rota da Cerveja é uma iniciativa de uma agência de turismo de Ribeirão Preto e pretende divulgar o mercado de cervejas artesanais

O tour é acompanhado por uma sommelier que conta a história da cerveja, curiosidades e leva os apreciadores ao mundo cervejeiro. Durante o passeio, os turistas aprendem como se faz a cerveja, conhecem os principais ingredientes e ainda podem degustar as cervejas. O roteiro, de aproximadamente três horas, começa pela Cervejaria Lund, depois segue para o Cervejarium, o Bar da Cervejaria Colorado. Em seguida, os turistas são levados a  Cervejaria Fritz, que tem a sua cerveja produzida em Monte Verde (MG). O passeio termina na Cervejaria Invicta, na zona oeste de Ribeirão.

Foto por Bruno Coitinho Araújo via wikipedia

Foto por Bruno Coitinho Araújo via wikipedia

Entre as curiosidades apresentadas durante o passeio, os visitantes aprendem, por exemplo, que as cervejas se dividem em duas grandes famílias: Lager, ou de baixa fermentação – produzidas em temperaturas em torno de 10ºC, como a famosa Cerveja Pilsen; e Ale, que são as cervejas produzidas em alta fermentação, geralmente entre 14º e 25ºC.

Os turistas também veem mitos derrubados, como o de que cerveja e chope não têm diferença, e que a palavra chope nada mais é que a derivação da expressão alemã “schoppen”, medida usada para especificar uma quantidade de líquido equivalente a 300 mililitros.

Cervejarium: a casa oferece mais de 40 tipos de cervejas de várias nacionalidades e também cervejas brasileiras artesanais. O cardápio oferece variedade de sanduíches e frios. Aberto de segunda a sábado a partir das 18h.

Veja também

tourcervejeiro.com.br   

livreacessoturismo.com.br

Como chegar

Partindo de São Paulo são 315 quilômetros. Pegar diretamente a Rodovia Anhanguera e seguir até Ribeirão Preto. São aproximadamente 04 horas de viagem.

As cias aéreas –Passaredo, Tam e Azul oferecem várias frequências diárias para Robeirão Preto, tam.com.br voeazul.com.br e passaredo.com.br

Do terminal rodoviário Tiete as empresas Cometa e Rápido Ribeirão oferecem saídas diárias a cada 50 minutos.

Onde ficar

Hotel JP  – hoteljp.com.br

Arco Premium – arcohotel.com.br

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque via Flickr Ninha Morandini

Comentários