logo

Telefone: (11) 3024-9500

Quer sossego? Conheça 5 praias desertas no litoral paulista para aproveitar o verão | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ dririchetto

Quer sossego? Conheça 5 praias desertas no litoral paulista para aproveitar o verão

31 de janeiro de 2019

Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Praia Grande… as praias mais conhecidas do litoral paulista estão lotadas neste verão. E, além de enfrentar longas horas de trânsito em serra, você pode correr o risco de ficar espremido entre guarda-sóis e cadeiras de praia. Assim, uma programação que era para ser divertida e relaxante, se torna estressante e pouco confortável.

Por isso, se você deseja conhecer novos lugares, vislumbrar belas paisagens e relaxar em destinos quase desertos, essa matéria é para você! Existem inúmeras belezas naturais espalhadas pelo país, e, muitas vezes, é necessário adquirir passagens aéreas para visitar tais destinos. Mas, se você não quer sair do estado de São Paulo, confira cinco praias tranquilas no litoral paulista para passear com a família e aproveitar o verão:

  1. Praia de Camburi das Pedras (Ubatuba/SP)

 A praia de Camburi das Pedras fica há 45 km do centro de Ubatuba, no Núcleo Picinguaba, uma área preservada desde 1979, a partir da incorporação da antiga Fazenda Picinguaba ao Parque Estadual Serra do Mar. O mar calmo é um dos destaques desse destino, favorecendo atividades de lazer e mergulhos. Também há vários passeios disponíveis, como trilhas pela mata e banhos de cachoeira.

A trilha para a Vila de Trindade é uma das mais famosas, aconselhada para os mais aventureiros ou experientes, já que durante cinco horas você enfrentará uma mata cheia de bifurcações. O ponto inicial é na Praia de Camburi e o final é na Praia do Caxadaço, em Trindade (RJ). A Praia do Camburi das Pedras fica a uma distância de 165 km da capital e pode ser acessada por uma estrada de três quilômetros localizada no km 1 da Rodovia Rio-Santos: um verdadeiro paraíso para quem deseja  relaxar em áreas quase desertas.

 

  1. Praia do Cedro (Ubatuba/SP)
    Foto por Istock/ dririchetto

    Foto por Istock/ dririchetto

 Uma das praias mais desertas de Ubatuba é a Praia do Cedro. Ela encanta pela quantidade de fauna e flora preservada. Se você gosta de mergulhar e ver as belezas naturais marinhas, esse é o lugar ideal. O local é muito famoso pela aparição de baleias e tartarugas marinhas, além de ser possível avistar os peixes ornamentais, anêmonas e estrelas do mar. Fica localizada em frente à Ilha do Mar Virado, um sítio arqueológico habitado por pescadores da pré-história.

Este é um paraíso praticamente inabitado e com poucos turistas. Além de observar uma vegetação extensa de Mata Atlântica e os animais marinhos, você pode extrair muita sabedoria conversando com os poucos  pescadores da região. Há dois caminhos principais: partindo da Praia da Fortaleza e percorrendo um trajeto de cerca de 40 minutos, ou a partir da Lagoinha, mais extenso, com duração de aproximadamente uma hora. Em compensação, no segundo caso você pode conhecer outras belas praias: Praia do Oeste, Praia do Perez, Praia do Bonete, Praia Grande do Bonete, Praia Deserta e Praia da Fortaleza. Fica a 235 quilômetros da capital paulista.

 

  1. Praia do Sangava (Guarujá/SP)

 Essa é uma das praias desertas mais próximas de São Paulo, com uma distância de 100 km da capital. O acesso é difícil, porque a praia fica escondida entre pedras e vegetação alta da Mata Atlântica. Para chegar a esse paraíso, é preciso pegar um barco ou fazer uma caminhada, com duração de aproximadamente 1h30 min.

O esforço vale a pena! Se o caminho pode ser aventureiro e emocionante, a chegada não deixa a desejar. Você tem a possibilidade de fazer mergulho livre e pesca submarina em uma piscina natural formada na maré cheia. Se seu estilo é ainda mais radical, existe a possibilidade de conhecer as cavernas submersas para ver corais e peixes. Há dois caminhos para chegar a esse recanto de beleza e tranquilidade: caminhando durante uma hora e meia a partir do Bairro Santa Cruz dos Navegantes, no Guarujá, ou pelo mar, a partir da cidade de Santos.

 

  1. Praia da Laje (Ilha do Cardoso/SP)
    Foto por Reprodução/TV Tribuna

    Foto por Reprodução/TV Tribuna

 Localizada nas nas encostas da Ilha do Cardoso, um parque com 90% de área coberta pela Mata Atlântica, a Praia da Laje é conhecida pelas trilhas, que podem durar oito horas (ida e volta). Para chegar a essa praia deserta, você terá que andar seis quilômetros, por meio de uma trilha na Praia do Marujá. O destino fica à uma distância de 272 quilômetros da capital.

Uma das atrações principais são as piscinas naturais de Laje, acessada pela trilha na Praia de Marujá. O passeio precisa ser acompanhado por um guia da região, responsável por detalhar as características da fauna e da flora avistada durante o caminho, passando por rios, praias e costões, até chegar nas belas piscinas naturais. É um passeio e tanto para quem quer se aventurar em meio à vegetação e belas paisagens.

 

  1. Praia Brava (São Sebastião/SP)

 O nome já denuncia: a praia Brava é um lugar mágico para os surfistas, por causa das ondas fortes e violentas. Fica há 29 km do centro de São Sebastião e é isolada da civilização. Para acessá-la, é necessário fazer uma trilha pesada de 40 minutos de subida, ou ir de barco. A praia pertence a uma  área protegida pelo Parque Estadual da Serra do Mar, coberta de vegetação.

Além da Mata Atlântica preservada e ondas propícias para o surf, um dos principais atrativos da região é a Cachoeira Brava, com queda de dois metros, com água refrescante e potável — própria para banho. A trilha que dá acesso à Praia Brava tem cerca de dois quilômetros e fica no km 162 da Rio – Santos. O destino está a uma distância de 167 quilômetros da capital.

Texto por: Agência com edição

Foto destaque por Istock/ dririchetto

Comentários