logo

Telefone: (11) 3024-9500

Quem não ama chocolate? Conheça as cidades de tradição em chocolate no Brasil | Qual Viagem Logo

Foto por IStock/ Pascale Gueret

Quem não ama chocolate? Conheça as cidades de tradição em chocolate no Brasil

12 de julho de 2019

Todo chocólatra sonha em conhecer a fonte de sua gula santa. No Brasil, a tradição dos chocolates tem seu início em meados de 1860, durante o baronato do cacau no sul da Bahia. Até então, o Brasil era líder na produção e exportação de cacau mundial até meados da década de 1920. Hoje somos o 5º produtor de cacau no mundo perdendo apenas para países da África, como Costa do Marfim (1º) e Gana (2º).

Apaixonados que somos pelo chocolate, apresentamos as principais cidades com tradição em chocolates no Brasil. Artesanais ou industrializados, o chocolate tem lugar de destaque nos destinos de inverno.

Ilhéus-BA

São chocolates artesanais que tem sua característica única: um sabor mais acentuado de cacau e uma massa mais rústica, nem por isso menos gostoso! As fábricas de chocolates de Ilhéus-BA, tentam resgatar a cultura cacaueira do início do século XX. Um pacote para Ilhéus é a garantia de belezas naturais tão inesquecíveis quanto as histórias de Jorge Amado – a cidade romance da Bahia de Terras do sem fim e Gabriela. Quando viajar para Ilhéus, conheça a fábrica de Chocolate Caseiro Ilhéus ou de produtores independentes e sinta o cacau em toda sua essência.

Gramado-RS

Foto por Istock/ Samuel Azambuja Kochhan

Foto por Istock/ Samuel Azambuja Kochhan

Uma viagem à Gramado dispensa maiores apresentações: uma cidade plenamente desenvolvida para o turismo, muito procurado nas festas de natal e páscoa. Porém, essa estada em Gramado estará incompleta se você não conhecer as tradicionais fábricas de chocolates de lá. Não deixe de conhecer as fábricas e lojas de chocolates Prawer, Reino do Chocolate, Mundo do Chocolate Lugano e na terra Mágica Florybal, em Canela. As fábricas de chocolates têm oficinas e degustações de chocolates, algumas gratuitas outras mediante a pequena taxa. Um doce prazer, aconselhamos.

Penedo-RJ

Penedo lembra muito os alpes suíços com suas casinhas – berço da cultura imigrante dos finlandeses, vindos para a região em 1929, tem na pescaria, nos charmosos chalés perfeitos para uma viagem romântica e nos restaurantes sofisticados como principal fonte geradora de renda. No inverno, é um dos destinos mais procurados pelos cariocas e fluminenses, em viagens de curta duração. No Natal é um destino perfeito para viagem com a família. Conheça as fábricas Tonttulakki Suklaat, Joulupukin Suklaa (Chocolate do Papai Noel), Jyvaskyla e a Casa de Chocolates de Penedo.

Vila Velha-ES

Foto por reprodução garoto.com.br

Foto por reprodução garoto.com.br

O destino é Vila Velha: dono de cenários ideais para praticar esportes, a cidade é famosa pelo turismo de aventura . E haja chocolate para repor energia! A famosa fábrica de Chocolates Garoto é uma das mais tradicionais e queridas fábricas de chocolates brasileiras. Quem não ama chocolates como Talento, Serenata de amor e Batom? Tão inesquecíveis quanto o Morro do Moreno, a curva da Jurema, a praia de Camburi… A vida pode ser muito mais doce, se apreciarmos com um bom chocolate!

Conheça os pacotes para duas pessoas do Hurb e viva mais histórias.

Texto por: Semíramis Moreira – Redação Hurb

Foto destaque por Istock/ Pascale Gueret

Comentários