logo

Telefone: (11) 3024-9500

Projeto quer transformar estradas paulistas em rotas cênicas | Qual Viagem Logo

20090604130741b2_0237

Projeto quer transformar estradas paulistas em rotas cênicas

12 de março de 2020

Iniciativa do governo do estado prevê intervenções em estradas paulistas para que estas sejam parte da experiência do viajante, e não apenas um caminho até o destino. O Governador João Doria e o secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz, anunciaram nesta quarta-feira (11), em Miracutu, um projeto de rotas cênicas para o estado de São Paulo. A iniciativa terá o Vale do Ribeira como primeira região a ser contemplada.

O projeto prevê que rodovias paulistas em locais com potencial turístico passem a ter um projeto cênico acoplado, deixando de ser apenas um caminho até o destino para tornarem-se parte da experiência do viajante – um conceito bastante comum em países como Noruega e Estados Unidos.

Para isso, a Secretaria de Turismo está elaborando propostas que contemplem mirantes, skywalks (passarelas elevadas), estruturas de apoio e áreas de estacionamento, entre outras intervenções, que permitam explorar da melhor forma os atrativos de cada estrada, como uma bela paisagem, por exemplo.

Além do Vale do Ribeira, as rotas cênicas previstas para 2020 serão nas regiões da Mantiqueira, do Circuito das Águas e no Litoral Norte. “Ser turista é mais do que aproveitar do destino. É viver a experiência da viagem, que ganha muito em qualidade com as rotas cênicas”, diz Vinicius Lummertz. “São Paulo, que hoje já tem as melhores estradas do país, também terá as mais agradáveis”.

As rotas integram um grande pacote de políticas públicas anunciadas pelo Governo de São Paulo no ano passado para impulsionar ações de curto, médio e longo prazo de desenvolvimento econômico e social do Vale do Ribeira. Denominado Vale do Futuro, o programa prevê R$ 1 bilhão em investimentos públicos e atração de mais R$ 1 bilhão em recursos privados, além de 30 mil oportunidades de emprego, renda e empreendedorismo até o final de 2022.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Miguel Schincariol

Comentários