logo

Telefone: (11) 3024-9500

Praia do Atalaia, em Fernando de Noronha, é um paraíso protegido pelo IBAMA | Qual Viagem Logo

4174299121_3b999bb6be_z

Praia do Atalaia, em Fernando de Noronha, é um paraíso protegido pelo IBAMA

27 de novembro de 2015

Com águas claras, ótima visibilidade e uma vida marinha deslumbrante, a praia do Atalaia está localizada no Parque Nacional Marinho, em Fernando de Noronha. Na maré baixa, forma-se uma piscina natural com 40 cm de profundidade, com fundo de areias claras e onde alguns peixes e pequenos tubarões ficam presos.

Atalaia Foto via Flickr RuiBritto

Foto via Flickr RuiBritto

Para ter acesso a praia o turista pode optar por duas trilhas, uma saindo da Vila do Trinta que com cerca de 1,6 km de distância é mais curta, e a outra que parte do porto e possui 4,8 km de distância, porém possui mais atrativos pelo caminho como a Praia da Caieira, Mirante da Pontinha e a Gruta do Capitão Kid.

A praia do Atalaia é um dos lugares mais procurados por turistas, pois além da piscina natural e do recife, possui uma vista maravilhosa e bem em frente existe uma formação de pedra chamada Ilha do Frade, que se assemelha a um monge ajoelhado fazendo sentinela – inclusive daí saiu o nome da praia; no passado, atalaia era um soldado que ficava na torre mais alta e avisava sobre a chegada do exército inimigo.

Apesar de ser pequena, a praia do Atalaia é uma das mais controladas pelo IBAMA para preservação de suas características. Uma das medidas tomadas foi a proibição do uso de nadadeiras e do protetor solar, para evitar danos aos corais e a vida maninha. Além disso, a visita ao local é controlada, diariamente só podem entrar 100 pessoas.

Atalaia Foto por por CCintra via Commons Wikimedia

Foto por por CCintra via Commons Wikimedia

E mesmo com tantos obstáculos a serem vencidos, com certeza a praia será uma das suas grandes surpresas ao passear pela região. Não deixe de conhecê-la.

Texto por: Raphaela Cristina Alves

Foto destaque via Flickr RuiBritto

Comentários