logo

Telefone: (11) 3024-9500

Praia de Guarajuba é dica de destino no litoral norte da Bahia | Qual Viagem Logo

istock-483106364

Praia de Guarajuba é dica de destino no litoral norte da Bahia

6 de abril de 2018

Entre tantas opções de praias no litoral do Nordeste, uma que certamente fará toda a família feliz é a Praia de Guarajuba, destino encantador e excelente para a pesca e para o mergulho, ou seja, ideal tanto para pessoas mais aventureiras quanto para as mais pacíficas. Essa praia fica no litoral norte da Bahia, no Distrito de Camaçari, a aproximadamente 42 km de Salvador e ao sul da Praia do Forte.

Originalmente, ela era uma vila de pescadores, característica que ainda pode ser vista no ambiente rústico do local, ainda mais na região em que os pescadores costumam ficar, chamada de Praia do Porto de Guarajuba.

Guarajuba tem como uma de suas principais características o mar bem tranquilo e as águas claras, o que compõe uma paisagem fantástica, digna de fotos e de recordações. A areia é bem fofa e gostosa de se caminhar e é possível encontrar piscinas naturais com corais e coqueiros, que deixam a paisagem ainda mais especial.

Como alguns recifes rodeiam a praia, então a maré fica bem tranquila, para que as crianças possam se divertir sem maiores riscos e os adultos consigam desfrutar de um momento ímpar de descontração e relaxamento. As paredes de corais, inclusive, contam com caranguejos, pequenos peixes e ouriços do mar, além de outros animais que tornam a praia de Guarajuba ainda mais lúdica.

Quem gosta de mais aventuras pode avançar um pouco em sua orla, até atingir a chamada Praia do Surf, super procurada para a prática desse esporte e para o windsurf, além da pesca, com o auxílio de pescadores locais que conhecem bem a maré dessa região.

É interessante ressaltar que Guarajuba significa “garça dourada” em tupi-guarani, que é uma ave bastante presente nas lagoas. Sua importância para o ecossistema local é tão grande que elas são cuidadas por uma Área de Proteção Ambiental, a APA Lagoas de Guarajuba.

Infraestrutura da Praia de Guarajuba

As águas transparentes e a areia branca são fatores fundamentais, mas a estrutura do local também é muito importante para que a viagem seja confortável e agradável. Felizmente, Guarajuba oferece tudo o que os visitantes desejam. A praia é quase particular, já que é rodeada por condomínios luxuosos, que ficam quase à beira-mar. O movimento não costuma ser muito alto em dias da semana, mas em época de férias, feriados e finais de semana, a história já é totalmente diferente.

Em alguns condomínios, como o Paraíso, Mar Azul e Costa Smeralda, possuem calçadões para a prática de exercícios à beira mar, seja para andar de bicicleta, caminhar ou correr. Há bons restaurantes e pontos de comércio no centro, com opções para todos os gostos. Assim, além de encontrar um almoço bem saboroso, também será possível levar algumas lembrancinhas da região para eternizar essa viagem.

Passeios em família

Se você vai passar as férias de julho em Guarajuba, então as crianças precisam de um programa especial, para que se divirtam bastante e descansem a mente. Além da Praia de Guarajuba em si, outras boas opções na região são as seguintes:

– Casa da Torre de Garcia D’Ávila: essa opção fica na Praia do Forte, a aproximadamente 16 km de distância de Guarajuba. Foi a primeira edificação militar portuguesa instalada no Brasil. Hoje em dia, as ruínas do local se assemelham a um museu aberto, mas a visita ainda vale muito a pena, principalmente para ver o pôr do sol de um local privilegiado.

– Exploração das dunas a cavalo: tanto a Praia de Guarajuba quanto outras praias nos arredores contam com lindas dunas, que podem guardar paisagens ainda mais maravilhosas do outro lado. Para alcançá-las, nada melhor do que galopar em um cavalo. O passeio, que sempre é acompanhado de um guia local, permite visitar piscinas naturais e povoados locais, além de trilhas ecológicas para ainda mais contato com a natureza.

– Mergulhos: as opções são muitas, desde os mergulhos em água mais rasa, nas piscinas naturais, até outros mais profundos, que já demandam um equipamento completo de mergulho. Seja qual for a opção escolhida, a diversão será garantida, além da possibilidade de estar tão perto de peixes, corais e até mesmo alguns naufrágios.

Mais informações em: guarajubaimoveis.com.br/guarajuba

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / VelhoJunior

Comentários