logo

Telefone: (11) 3024-9500

Praga - Conheça os encantos da charmosa Boêmia Central | Qual Viagem Logo

Foto via Flickr alexrvd

Praga – Conheça os encantos da charmosa Boêmia Central

1 de dezembro de 2015

Vales bucólicos de muito verde, simpáticas vilas que remetem a tempos medievais. Construções centenárias com estilos variados, como gótico e renascentista. Rica cultura e muita tradição. A Boêmia Central é um verdadeiro recanto privilegiado de uma variedade de atrações, que fascinam há décadas milhões de turistas de todos os continentes. Situada na parte centro-oeste da República Tcheca, a região apresenta roteiros deslumbrantes. Cidades históricas charmosas, castelos e palácios são algumas sugestões majestosas de passeio. A hospitalidade tcheca, a gastronomia e as saborosas cervejas, as chamadas “pivos” (uma das melhores do mundo), são outros destaques famosos e que encantam os visitantes.

Foto por ©ISTOCK.COM  GORNOSTAJ

Foto por ©ISTOCK.COM GORNOSTAJ

As localidades ficam a, até, um pouco mais de uma hora de carro da capital Praga e merecem um passeio. Um exemplo disso é Kutná Hora, uma joia arquitetônica conhecida pela catedral gótica de Santa Bárbara e pelo incrível Ossuário de Sedlec. Já a aprazível Karlštejn revive os tempos de cavaleiros e senhores feudais, sendo marcada por um imponente castelo que guardou relíquias do reino da Boêmia.

Outro destino magnífico é Konopište, que conta com um primoroso jardim e o palácio que foi morada do arquiduque Francisco Fernando, do extinto Império Austro-Húngaro. Um roteiro também imperdível é o elegante balneário de Karlovy Vary, próximo da fronteira com a Alemanha. O local foi cenário de sucessos do cinema, como “007 Casino Royale”.

Foto por ©ISTOCK.COM JOYT

Foto por ©ISTOCK.COM JOYT

Claro que a badalada Praga não pode ficar de fora. Uma das mais belas capitais da Europa reserva incontáveis atrativos, com paisagens compostas por centenas de edifícios antigos, pontes e monumentos. Opções não faltam para uma viagem inesquecível à Boêmia Central. Confira a seguir um pouco mais sobre essa charmosa região!

O ponto de partida para conhecer a Boêmia Central não poderia ser melhor. A capital tcheca é muito encantadora em todas as estações do ano e combina como poucas cidades passado e modernidade. O visual impressiona com a riqueza arquitetônica e excelente conservação de edifícios antigos, igrejas, sinagogas, museus, teatros, pontes e castelos. As construções são de estilos variados, como gótica, renascentista, barroca e neoclássica, conferindo uma viagem ao tempo.

Com ruas sinuosas, praças e muitas torres, o Centro é o endereço dos pontos mais famosos. Uma boa maneira de conhecer a região é a pé. Mas, pegar um dos incontáveis bondes também é garantia certa de um agradável passeio.

Na área da Cidade Velha (Staré Mesto), há a antiga Praça Central (Staromestské Námestie) com a gótica Catedral de Týn e o Relógio Astronômico (Oroloj), que mostra as horas, o instante do pôr do sol, entre outras informações. A atração produz um pequeno espetáculo de hora em hora, com uma rápida procissão de bonecos de madeira, chamando a atenção dos turistas.

Já Malá Strana (Pequeno Bairro) tem dezenas de lojas, restaurantes, cafés e as igrejas de São Nicolau e do Menino Jesus de Praga. O acesso mais conhecido dessa parte da cidade é a emblemática Ponte Carlos. A via foi construída há cerca de 600 anos a mando do rei Carlos IV, do Sacro Império Romano-Germânico. A ponte tem 516m de comprimento e 16 arcos. O local é decorado por nada menos que 30 esculturas de santos, a maioria em estilo barroco. Logo abaixo, o rio Moldava (Vlatava) corta Praga, compondo um visual fantástico. Os passeios a barco são opções fascinantes para contemplar lindos cenários da capital tcheca. Próximo à ponte fica o Muro John Lennon, todo grafitado e símbolo da queda do comunismo no país europeu. Também perto dali fica um dos mais importantes cartões postais da cidade, o Castelo de Praga. De acordo com o livro Guinness de Recordes, a construção é o maior castelo do mundo, com quase 70 mil m², cerca de 570m de comprimento e 130m de largura. Datado do século 9, foi sede do poder de reis da Boêmia, sendo a atual sede da presidência da República Tcheca. O complexo compreende jardins, edifícios medievais e a Catedral de San Vito, que oferece uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade. Diariamente, às 12h, é possível assistir a troca da guarda no primeiro pátio.

Outro destaque é o antigo bairro judeu Josefov. Uma das atrações é a Sinagoga Velha Nova, datada de 1270 e uma das mais antigas do mundo. Perto dali fica o Velho Cemitério Judaico, com mais de 12 mil lápides e 100 mil pessoas sepultadas entre os séculos 13 e 18.

Foto por ©ISTOCK.COM  TRAVELER1116

Foto por ©ISTOCK.COM TRAVELER1116

Já a Cidade Nova (Nové Mesto) é o coração comercial de Praga. Apesar do nome, o distrito foi fundado por Carlos IV em 1348. Com muitas praças, cinemas, galerias, cafés e hotéis luxuosos, o bairro tem importantes pontos, como o inusitado Prédio Dançante, o Museu Nacional e a Praça Venceslau, que é um charmoso boulevard de 700m.

Como chegar

Não há voos diretos do Brasil para a República Tcheca. A opção é utilizar os serviços de companhias que voam para as principais capitais europeias e realizar um voo de conexão para Praga.

Confira algumas opções:

AIR FRANCE, via Paris airfrance.com.br

IBERIA, via Madri iberia.com.br 

KLM, via Amsterdã klm.com.br

LUFTHANSA, via Munique lufthansa.com.br 

TAP, via Lisboa flytap.com.br

TURKISH, via Istambul turkishairlines.com

Transportes

Praga tem um sistema de transportes privilegiado, com ônibus, bondes e linhas de metrô, que servem até os pontos mais distantes da cidade. Já a estação de trem tem viagens para outras metrópoles europeias, como Berlim, Viena e Budapeste.

Texto por: Luciano Emiliano

*O jornalista viajou a convite da Czech Tourism, entidade que promove o turismo da República Tcheca, voando com Iberia Airlines e com a proteção do seguro-viagem Global Travel Assistance – GTA

Foto destaque via Flickr alexrvd

Comentários