logo

Telefone: (11) 3024-9500

Portugal tem impressionante patrimônio religioso | Qual Viagem Logo

View of Se Cathedral in Porto, Portugal

Portugal tem impressionante patrimônio religioso

10 de maio de 2016

Portugal é um país repleto de igrejas e santuários. O patrimônio religioso impressiona pela grandiosidade e arquitetura primorosa. É uma parte tão rica em cultura e história de Portugal que não é de interesse apenas dos devotos, mas de todos os turistas que visitam o país. Durante toda essa semana, publicaremos uma série de matérias sobre o turismo religioso em Portugal.

Porto

The Porto Cathedral (Se do Porto) is one of the oldest monuments and one of the most important Romanesque monuments in Portugal

Foto por iStock / saiko3p

A cidade do Porto é uma das mais encantadoras de Portugal, com seu centro histórico classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Entre os seus muitos templos, um dos mais importantes é a Sé Catedral do Porto, igreja-fortaleza do século XII. Há ainda alguns elementos barrocos, muitos deles em ouro, que datam dos séculos XVII e XVIII.

Porto, Portugal - March 23, 2015: Part of lateral altars of San Francisco church (High ISO photo)

Foto por iStock / johnnorth

Talvez o santuário mais impressionante seja a Igreja de São Francisco, um dos maiores destaques do barroco português. Todo seu interior é esculpido e possui um revestimento dourado, que parece puro ouro. Já a Igreja de Nossa Senhora da Lapa é onde fica o mausoléu com o coração de D. Pedro IV, Rei de Portugal e 1º Imperador do Brasil.

Coimbra

SONY DSC

Foto por iStock / H3c7or

A cidade universitária de Coimbra possui não só uma, mas duas igrejas da Sé: a Sé Velha, do século XII, e a jesuítica Sé Nova, do século XVII. No Carmelo de Santa Teresa encontra-se o Memorial da Irmã Lúcia, onde viveu e morreu a pastorinha das aparições de Fátima, de 1917.

The Monastery of Santa Clara-a-Nova is a monastery in Coimbra, Portugal

Foto por iStock / saiko3p

Em Coimbra, é muito popular o culto à Rainha Santa, D. Isabel, que começou em 1336, graças aos milagres que lhe foram atribuídos. Canonizada em 1625, foi sepultada no Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha. Hoje, é venerada numa urna de prata e cristal no Mosteiro de Santa-Clara-a-Nova. Em julho, nos anos pares, a cidade celebra as Festas da Rainha Santa. As festividades duram cerca de um mês e incluem espetáculos, exposições, feiras e muito mais, além da procissão em homenagem à padroeira.

Lamego

iStock_000029402996_Small

Foto por iStock / tane-mahuta

O Santuário de Nossa Senhora dos Remédios surge no alto de um morro, acessível por uma escadaria barroca com mais de 600 degraus. Todo o entorno do santuário destaca-se pela beleza, com muitas árvores, uma fonte em granito, patamares com estátuas e esculturas, azulejos portugueses e um obelisco. A grande Romaria ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, acontece entre agosto e setembro.

Cathedral in Lamego

Foto por iStock / Luis Pedrosa

Já a Catedral da Sé apresenta, tanto em sua fachada como em seu interior, elementos de vários estilos e épocas, do romântico ao gótico e barroco. A Igreja de Santa Cruz é uma das maiores de Lamego, com o interior trabalhado em ouro e azulejos.

Mais informações em: visitportugal.com

Texto por: Patrícia Chemin, com informações do Visit Portugal.

Foto destaque por: iStock / Tetyana Bondar

Comentários