logo

Telefone: (11) 3024-9500

Pôr do sol, monumentos históricos e órgão marítimo em Zadar | Qual Viagem Logo

Foto por IStock/ phant

Pôr do sol, monumentos históricos e órgão marítimo em Zadar

30 de maio de 2017

Situada na região da Dalmácia, na costa leste do mar Adriático, a cidade de Zadar revela gratas surpresas para quem visita a Croácia. Pitoresco, o destino abriga ruínas romanas, um belo e famoso pôr do sol, mais de 3 mil anos de história e duas atrações curiosas: o Órgão do Mar e o Saudação ao Sol.

Foto por Istock/ xbrchx

Foto por Istock/ xbrchx

Sendo um dos principais pontos de partida para a visita aos lagos Plitvice, a cidade vale um roteiro de pelo menos um dia. Suas principais atrações estão na cidade amuralhada, que conta com monumentos e igrejas contam parte de sua história, que inclui dominação veneziana e forte influência romana.

A região do centro histórico está situada em uma península e pode ser acessada por uma ponte, que dá acesso a uma imensa porta de entrada, o chamado Portão da Terra.

Por ali você vai encontrar atrativos como: as ruínas do antigo Fórum Romano, a Igreja de São Donato, a Torre do Sino – que pode ser vista de quase todos os pontos da cidade – e a catedral de Zadar, construída originalmente no século 5, e reconstruída no século 13.

Foto por istock/ Dreamer4787

Foto por istock/ Dreamer4787

Além disso, é no centrinho onde estão as principais opções de restaurantes, bares e lojas da cidade. À noite, inclusive, o lugar é o point dos moradores e turistas. Destaque para o Garden Bar, a boate Barbarellas e o restaurante Komoba Martinac.

Foto por Istock/ phant

Foto por Istock/ phant

Mas antes de cair na noite de Zadar, é preciso apreciar o seu atrativo mais famoso: o pôr do sol, que já foi até considerado o mais belo do mundo. Para curtir o fim de tarde, a dica é ir até o calçadão à beira mar, a Riva.

Além do fenômeno da natureza, lá você poderá interagir com o Órgão do Mar e o Saudação ao Sol. O primeiro é uma espécie de instrumento musical ativado pelo movimento das ondas. Feito com tubos submersos, está instalado em uma escadaria. Já o Saudação ao Sol é um grande círculo de 22m de diâmetro que têm placas de vidro com células solares que absorvem a luz ao longo do dia e se acendem quando a noite começa a cair. O espetáculo das luzes é fascinante!

Foto por IStock/ Arpad Benedek

Foto por IStock/ Arpad Benedek

Estando em Zadar, não deixe de fazer um passeio pelos seus arredores, como as praias, consideradas as mais belas do país, e os famosos lagos.

Como chegar

A cidade de Zadar pode ser facilmente acessível de carro, ônibus ou avião. Se quer ir por estrada para Zadar saiba que a estrada principal que atravessa toda a costa da Dalmácia e da cidade do Adriático passa pela cidade. Essa estrada também liga a cidade de Split, no sul, e por sua vez se desde Split está bem conectado com Zagreb, a capital do país. Além disso, o aeroporto da cidade recebe voos internacionais de diversas cidades da Europa.

Saindo do Brasil, há voos com paradas em Paris e Zagreb, por exemplo. Air France e Latam fazem o trecho.

Onde ficar

Falkensteiner Hotel & Spa Iadera

Hotel Niko

Hotel Bastion

Onde comer

Proto Food&More

Zadar Jadera

Mamma Mia

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por: IStock/ phant

Comentários