logo

Telefone: (11) 3024-9500

Planejando uma viagem? 6 itens essenciais para sua bagagem de mão | Qual Viagem Logo

Foto por IStock/ jchizhe

Planejando uma viagem? 6 itens essenciais para sua bagagem de mão

22 de janeiro de 2019

Infelizmente, é bastante comum escutarmos relatos de alguém que teve sua bagagem extraviada ou perdida em uma viagem. Outro ponto relevante quando o assunto é bagagem são as tarifas de mala despachada que, até 2017 não eram cobradas para pertences de até 23kg (voos domésticos) e 32 kg (voos internacionais) mas, após atualização da regra, o pagamento à parte pelo serviço de despacho se tornou obrigatório.

Apesar da mudança, o despacho de malas ainda é passível de apresentar problemas e surpresas diversas que podem, até mesmo, comprometer a viagem de férias e aquele esperado momento de lazer e descanso. Contudo, apesar da incerteza, é válido destacar que o índice de mala extraviada no mundo caiu em 70,5% em dez anos, segundo dados recentes da SITA divulgados em 2018.

Embora os números sejam positivos, revelando que a cada mil passageiros, “apenas” 5,57 malas são perdidas, ninguém quer ser pego desprevenido, não é? E qual é a solução? Simples: considerar itens estratégicos na mala de mão, caso algo aconteça com sua bagagem despachada.

Características da mala de mão

A mala de mão ou mala de bordo é aquela que o passageiro tem o direito de carregar junto de si, dentro da aeronave. A mesma deve ser acoplada no compartimento próprio de bagagem, e precisa apresentar, no máximo, as seguintes dimensões: 55 cm x 35 cm x 25 cm, considerando altura, largura e comprimento. Além disso, essa mesma bagagem não pode exceder 10 kg.

 Mas, o que levar na mala de mão?

Para não passar aperto na viagem caso sua mala despachada passe por extravio ou perda, levar os itens certos na mala de mão é a melhor saída. Confira 6 dicas do que levar:

Muda de roupas extra. Uma calça jeans, feminina ou masculina, uma camiseta básica, roupas íntimas e meias são essenciais em uma mala de mão. Assim, mesmo que a bagagem que foi despachada tenha algum problema, é possível trocar de roupa e aguardar a solução da companhia aérea.

Carregador de celular. Se você não quer passar nervoso, em nenhuma hipótese deixe o carregador do celular em sua mala despachada, afinal, nunca se sabe o que pode acontecer, certo? Considerar levar um adaptador de tomada, também é uma ótima dica.

Um calçado extra. Além das roupas, considerar um calçado a mais também é um ótimo item para compor sua bagagem de mão, seja um chinelo, uma sandália ou um sapato/tênis que ofereça maior conforto para os pés, são as opções mais indicadas.

Documentos importantes. Obviamente, sua carteira estará em sua mala de mão. Mas, há outros documentos importantes nessa viagem? Considere levá-los sempre junto de si, para evitar transtornos maiores.

Pertences de maior valor agregado. Assim como os documentos, objetos de maior valor, como joias e aparelhos eletrônicos, por exemplo também não devem ser despachados, por questões de segurança.

Medicamentos. Por último, e igualmente importante, leve todos os seus medicamentos em sua mala de mão. Essa simples atitude pode evitar ocorrências graves e/ou prejudiciais ao seu bem-estar.

É interessante destacar que o extravio de bagagem requer indenização ao passageiro. Mas, na hora do desespero, é muito importante manter a calma e ter os itens essenciais ao alcance da sua mão. Por isso, ao embarcar na próxima viagem, seja estratégico ao escolher os itens que vão compor sua mala de bordo.

Texto por: Agência com edição

Foto por IStock/ jchizhe

Comentários