logo

Telefone: (11) 3024-9500

Piauí apresenta quatro novas regiões turísticas | Qual Viagem Logo

na-mare-baixa-foto-aureliano-muller

Piauí apresenta quatro novas regiões turísticas

14 de outubro de 2016

Destino encantador e pouco explorado, o Piauí tem potencial para conquistar a todos com suas lindas paisagens e atrações. Com o turismo de aventura crescendo em todo o país, o estado piauiense decidiu investir nesse segmento em quatro modalidades. São quatro regiões turísticas que vem sendo trabalhadas para cada esporte: Aventura e Mistério, Costa do Delta, Polo das Origens e Polo Teresina.

Aventura e Mistério é o tema para os amantes de cachoeiras, trilhas, rapel, caminhada e para todos os apaixonados pela natureza. No estado do Piauí, esses esportes são praticados no Parque Nacional de Sete Cidades, que é composto por belezas indescritíveis até mesmo para pesquisadores e conta com piscinas naturais e cachoeiras para relaxar. Já Pedro II – que abriga minas de opala e cachoeiras -, com clima ameno, atrai os turistas pelas paisagens montanhosas e é ideal para o rapel.

mirante

Mirante do Gritador em Pedro II. Foto por Sec.Turismo

Costa do Delta é perfeito para a prática de esportes aquáticos, como o kitesurfe. Bastante praticado em Cajueiro da Praia, na Praia de Barra Grande, recebendo anualmente o Campeonato Mundial da modalidade. Luís Correia, que fica a 15 quilômetros de Parnaíba, também concentra sete das mais exuberantes praias da região, das agitadas às paradisíacas. Em Delta do Parnaíba, um dos lugares mais lindos Brasil, há dunas e dezenas de praias desertas, além das 70 ilhas desenhadas em frente ao mar, que são abertas pelo rio Parnaíba.

barra-grande

Kitesurfe em Cajueiro da Praia na Praia Barra Grande. Foto por André Hanni

Polo das Origens é uma parte importante das muitas pesquisas sobre as origens do homem, uma das atrações que te leva as histórias datadas de mais de 40 mil anos e de animais que habitavam no local. O Parque Nacional Serra da Capivara é onde pode-se encontrar histórias e pinturas rupestres impressionantes. No Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato é possível encontrar algumas escavações e mistérios da evolução humana.

pq

Parque Nacional da Capivara. Foto por FUMDHAN / Andre Pessoa

Já no Polo Teresina, conhecida como Cidade Verde, o objetivo é se divertir em meio à cidade grande. Uma cidade que vem crescendo e se destacando, oferece muitas atrações em 40 parques ambientais, gastronomia com pratos típicos, artesanato e produção de cerâmica e uma arquitetura moderna.

ceramico

Polo Cerâmico Artesanal em Teresina. Foto por Embratur / Fotos Publico (15/08/2014)

São diversas atrações para serem exploradas em um estado que vem despertando a curiosidade dos turistas de todo o mundo. Atividades para todos os gostos e idades, proporcionando o conhecimento e também a aventura em níveis: fácil, médio e difícil.

Texto por Caroline de Oliveira

Foto destaque por Aureliano Muller

Comentários