logo

Telefone: (11) 3024-9500

Petrópolis ou Teresópolis: qual você prefere? | Qual Viagem Logo

iStock_000036422600_Small

Petrópolis ou Teresópolis: qual você prefere?

18 de março de 2016

É muito difícil não associar Petrópolis e Teresópolis, as duas cidades alçadas à categoria de município na época do Brasil Imperial, com nomes que homenageiam o Imperador D.Pedro II e sua esposa Da. Tereza Cristina. As cidades são separadas pela linda Serra dos Órgãos, e são os principais destinos dos cariocas que buscam curtir o clima ameno serrano do estado.

Foto por Istock/ cristhian9876

Foto por Istock/ cristhian9876

Muitas pousadas aconchegantes, boa gastronomia e abundante natureza caracterizam cada canto dos municípios, o que dificulta ainda mais a escolha de quem está na dúvida por qual destino escolher. Para facilitar um pouco essa escolha, selecionamos o que cada cidade tem de melhor para oferecer aos turistas.

A hospedagem de Petrópolis sai na frente. Na cidade existem, por exemplo, 10 hospedagens de charme. A cidade explora com perfeição a proximidade com a capital Rio de Janeiro. Teresópolis atende bem a todos os públicos, porém não se compara com o que é oferecido por Petrópolis.

Teresópolis possui melhor acesso, que começa na linha Vermelha e Br-040, em um trecho duplicado que corta a baixada fluminense. O caminho para Petrópolis tem o mesmo início, porém no caminho motoristas encaram a travada e sinuosa subida para a Serra. Teresópolis também vence quando se fala no parque que divide os dois municípios, o parque Nacional da Serra dos Órgãos. Em Teresópolis fica a portaria principal do parque e a trilha para a Pedra do Sino, um ponto culminante do parque que proporciona uma bela vista para toda a Serra e Baía de Guanabara. No lado de Petrópolis o passeio mais procurado é a caminhada até a cachoeira Véu da Noiva, onde se pode praticar o rapel.

Foto por Istock/ mpmarques

Foto por Istock/ mpmarques

No quesito compra e atrações, Petrópolis leva a melhor com folga. Próximo ao centro da cidade existem cerca de mil lojas de roupas, transformando a rua Tereza em um grande espaço de moda popular. Roupas mais refinadas são encontradas no Shopping Itaipava, que fica do outro lado da cidade. Em Teresópolis lojas de plantas estão distribuídas nos distritos.

Texto por: Raphaela Cristina Alves

Foto destaque por Istock/ Fabiano_Teixeira

Comentários