logo

Telefone: (11) 3024-9500

Perito Moreno: o gigante de gelo na Patagônia Argetina | Qual Viagem Logo

Foto por ailtonsza via iStock

Perito Moreno: o gigante de gelo na Patagônia Argetina

31 de agosto de 2018

O incrível Parque Nacional los Glaciares, na Patagônia Argentina, abriga espetáculos emocionantes de se ver. A atração mais procurada é o glaciar de Perito Moreno. O gigante de gelo encanta não somente pelo tamanho surpreendente, mas também por desafiar totalmente o aquecimento global. Diferente de outros glaciares que infelizmente estão desgelando e desaparecendo aos poucos, Perito Moreno cresce cada vez mais, o que faz dela uma das poucas geleiras estáveis no mundo. Diariamente na parte central, o gelo cresce cerca de 2 metros, já nas partes que estão nas montanhas, mais ou menos 2 centímetros. Apesar do continuo crescimento, Perito Moreno possui o mesmo tamanho, 60 metros de altura e 5 quilômetros de extensão, isso acontece devido aos enormes pedaços de blocos da geleira se desprendem a caem.

Foto via iStock/ Nat1290

Foto via iStock/ Nat1290

O gelo de desprende em função do movimento e da pressão das águas e é um fenômeno natural que mantem o equilíbrio das suas dimensões. Esse evento ocorre mais ou menos a cada dois ou quatro anos e o ultimo rompimento aconteceu em março deste ano. Infelizmente no momento não tinha nenhuma testemunha para presenciar, já que foi durante um temporal à meia-noite, quando o parque já estava fechado.

Foto via iStock por saiko3p

Foto via iStock por saiko3p

Existem várias atividades para fazer entorno de Perito Moreno e três formas de conhecê-lo de ângulos diferentes. A primeira é no mirante, onde as pessoas se juntam nas passarelas e ficam no aguardo para ver algum bloco caindo.

Outra alternativa é o passeio de barco, onde o visitante pode ficar bem pertinho da geleira e vê-la de cima para baixo. Quem sabe você não pode ver um bloco de gelo caindo bem de pertinho?

E para aqueles que quiserem e tiverem boa disposição física, existe a caminhada sobre o glaciar. São duas opções de passeio: o Mini Trekking, onde os visitantes podem fazer uma caminhada pela geleira por 1h30, e o Big Ice, que tem um tempo maior de duração no gelo, e ao final o turista pode tomar um copo de whisky do gelo do glaciar.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por ailtonsza

Comentários