logo

Telefone: (11) 3024-9500

Pelourinho reúne as riquezas da Bahia | Qual Viagem Logo

640px-Largo_do_Pelourinho_-_Salvador

Pelourinho reúne as riquezas da Bahia

21 de dezembro de 2015

O Pelourinho é um dos cartões-postais de Salvador, e lá, é onde está reunida uma das maiores riquezas da cidade. Seja nos detalhes arquitetônicos, nas igrejas ou nas casinhas coloridas, que se dedicam e vivem de turismo. Localizado no centro histórico de Salvador e tombado pelo patrimônio da humanidade da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), o Pelourinho é considerado atualmente um grande shopping a céu aberto por oferecer atrações artísticas, musicais e opções de bares, restaurantes, lojas de roupas, artesanatos e joias, museus, teatros e igrejas, entre outros.

Foto via Flickr Leo Alvarez

Foto via Flickr Leo Alvarez

A praça XV de Novembro, mais conhecida como Terreiro de Jesus por causa da Igreja dos Jesuítas (atual Catedral Basílica), mantém características urbanas dos séculos passados. Sobrados ricamente adornados e três igrejas testemunham a época áurea em que Salvador foi capital da colônia. No centro da praça, um chafariz de origem francesa (1855), todo em ferro fundido, representa a deusa Ceres, da agricultura.

Depois de anos de abandono e deterioração, o Centro Histórico de Salvador – tombado pela Unesco – ressurgiu com toda a sua beleza arquitetônica. Cerca de 800 casarões coloniais foram recuperados, servindo como ponto de partida para a revitalização econômica, social e cultural da área.

Foto via Flickr Rodrigo Muniz

Foto via Flickr Rodrigo Muniz

O bairro histórico merece uma visita, em especial às terças-feiras. Nestes dias, além de bater perna sem pressa, em busca da história, das riquezas arquitetônicas e do artesanato, os visitantes podem assistir uma missa ao som de batuque na igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, às 18h.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque André Urel via Wikipedia

Comentários