logo

Telefone: (11) 3024-9500

Passeio pelo Rio Preguiças reserva belas paisagens | Qual Viagem Logo

Rio_Preguiças_-_Barreirinhas

Passeio pelo Rio Preguiças reserva belas paisagens

1 de janeiro de 2016

O Rio Preguiças é um fluxo de água localizado no Maranhão no complexo dos Lençóis Maranhenses. Com 120 quilômetros de extensão, é a principal via fluvial do município de Barreirinhas e também um dos principais pontos turísticos da região. O rio é via de acesso para vários habitantes de comunidades e povoados ribeirinhos. A origem do nome “preguiças”, segundo os moradores mais antigos, se deve ao fato da habitação de muitos bichos preguiças nas matas da margem do rio antigamente e principalmente por suas águas tranquilas e mansas, que desciam preguiçosamente até as correntezas.

Com suas águas calmas, o rio possui um trajeto sinuoso, contornando os Lençóis com as belas visões de suas dunas. Na margem à direita do rio estão os povoados de Alazão, Vassoura, Espadarte, Morro do Boi e Moitas, todos com belas praias e as pequenas dunas dos Lençóis. Na margem a esquerda, que fica um pouco mais a frente, está a vila Mandacaru, onde encontra-se um farol de 35 metros de onde se pode ter uma bela vista panorâmica da região.

Continuando a descida do rio, chega-se a cidade de Caburé e mais adiante as cidades de Ponta de Brasília e Atins que é o último povoado antes da Foz Rio Preguiças, e onde o visitante pode fazer caminhadas pelas praias dos lençóis e também seguir pelas dunas até os Oásis de Baixa Granada e Queimada dos Britos.

Foto de Ju Zara via Flickr

Foto de Ju Zara via Flickr

Para quem curte pedalar, uma boa opção é explorar as dunas e suas praias em um roteiro de montain-bike, principalmente no final das chuvas, entre os meses de maio e junho, quando a areia fica mais firme. Ainda assim, esteja preparado para carregar a bike para atravessar as muitas lagoas formadas nessa época.

Os bares e restaurantes ficam às margens do Rio Preguiças e, ao anoitecer, ocorre em alguns bares apresentações de música popular. O local também possui quiosques que vendem água de coco, sorveterias e lanchonetes, além de um porto para embarque e desembarque de cargas e passageiros. É importante sempre estar acompanhado de um guia local quando for se aventurar pelas dunas dos Lençóis, pois por ser uma região de grande extensão, pode confundir até mesmo um aventureiro experiente se ele não estiver acostumado com o local.

 

Texto por Raphaela Alves

Foto destaque por: Luiza Nunes via Wikimedia

Comentários