logo

Telefone: (11) 3024-9500

Passeio histórico, cultural ou familiar? Descubra o seu perfil viajante | Qual Viagem Logo

Foto por istock/ anyaberkut

Passeio histórico, cultural ou familiar? Descubra o seu perfil viajante

31 de julho de 2020

Saber o seu perfil te ajuda na hora de escolher o melhor destino para viajar

Cada pessoa possui gostos e características específicas, que vão diferenciá-la das outras. Um deles tem a ver com as preferências em relação ao tipo de viagem preferido. Trata-se do chamado perfil viajante.

Tem quem prefira fazer uma viagem a lugares mais frios, como a serra catarinense, enquanto outros não dispensam uma ida à praia. Características como essas vão delinear seu perfil.

Para facilitar essa escolha, conhecer o seu perfil — ou perfis, já que uma pessoa pode ter mais de um — é indispensável na hora de escolher o destino ideal para aquela viagem tão aguardada.

Conhecendo os perfis

Cada pessoa tende a ter mais características de um tipo de perfil do que de outro. Isso pode mudar ao longo da vida, de acordo com a idade e a condição financeira, mas também conforme a presença de acompanhantes ou não.

Enquanto casais tendem a procurar por programas mais românticos, os solteiros podem preferir opções mais radicais e badaladas, e as famílias costumam optar por locais que ofereçam uma estrutura adequada para deixar as crianças. Tais aspectos devem considerados na escolha da viagem.

No entanto, para além da companhia, o que prevalece é o perfil de cada viajante. Desse modo, conheça os principais, a seguir.

Aventureiro

Se o seu negócio é fazer trilhas e escaladas, passear por morros, lagos e cachoeiras, provavelmente, seu perfil é o de aventureiro. Ele não se restringe a atividades mega radicais, já que uma viagem a uma praia deserta também cabe nesse perfil.

O que mais se destaca no perfil aventureiro é, na verdade, a possibilidade de ter um contato mais direto com a natureza. Por isso, destinos como Chapada Diamantina, Serra da Canastra e Florianópolis são ideais.

Baladeiro

O nome já diz tudo, não é mesmo? Esse perfil de viajante busca lugares para se divertir, dançar e tomar uns bons drinks. Locais de muita badalação, como as noites em boates do Rio e São Paulo, com certeza, vão agradar (e muito) a esse perfil.

Comprador

Quem tem esse perfil costuma gostar mais de bater perna em lojas e feiras do que ficar parado em um mesmo lugar. O comprador é aquele que vai para os lugares com a intenção de voltar com, pelo menos, uma sacola na mão. Quem adora levar aquela lembrancinha para familiares e/ou amigos também entre nesse perfil.

Lugares famosos e populares, como o Brás e a 25 de março, em São Paulo, e a Rua das Flores, no centro de Curitiba, são opções para quem curte esse tipo de passeio.

Cultural

O perfil cultural é aquele de quem gosta de visitar lugares históricos. Conhecer um pouco mais da cultura local, bem como da história da região é a principal característica desse tipo de viajante. Por isso, museus, parques, igrejas, monumentos e praças são os seus preferidos.

Um exemplo é a visita à Catedral Basílica Nossa Senhora da Glória, a mais alta da América Latina, localizada em Maringá, ou ainda ao Museu Oscar Niemeyer, localmente conhecido como “Museu do Olho”,  em Curitiba.

Gastronômico

O foco desse perfil é comer bem. Experimentar comidas das mais variadas é o maior prazer do grupo gastronômico. Desde a ida a uma barraquinha de rua até a degustação de produtos nobres, como cerveja artesanal, vinhos e queijos, tudo que envolve comida lhe é característico.

A chamada carne frescal, com um preparo diferenciado, é uma excelente opção do cardápio de quem visita Florianópolis, sem falar de um bom vinho. Contudo, em locais como São Paulo, você consegue ter acesso a pratos típicos de diferentes culturas, como a tailandesa e a chinesa, sem medo de se surpreender com os sabores.

Foto por istock/ anyaberkut

Comentários