logo

Telefone: (11) 3024-9500

Passeio de barco no Rio Piracicaba é opção de lazer na Noiva da Colina | Qual Viagem Logo

passeio-de-barco-rio-piracicaba-foto-adilson-zavarize-007

Passeio de barco no Rio Piracicaba é opção de lazer na Noiva da Colina

15 de janeiro de 2018

Começamos 2018 curtindo nossa querida Piracicaba. E é só falar da “Noiva da Colina” que já vem à mente a nacionalmente conhecida Rua do Porto, o Engenho Central, o XV de Piracicaba e aquele que dá o nome à cidade, o Rio Piracicaba, conhecido e cantado em versos na música “Rio de Lágrimas”, composta em 1970 por Lourival dos Santos e eternizada por grandes nomes da música sertaneja como Tião Carreiro, Craveiro e Cravinho entre outros tantos.

Foto por Adilson Zavarize

Foto por Adilson Zavarize

Depois de uma rápida parada na Passarela Pênsil, que liga a Avenida Beira Rio ao Engenho Central, onde pudemos contemplar as belezas do entorno, seguimos até o Largo dos Pescadores, palco de grandes festas do Município e onde está a sede da Irmandade do Espírito Santo, a rampa de acesso ao rio e, mais adiante, o píer, onde encontramos nosso amigo Luís Fernando Magossi, o “Gordo”, que há mais de nove anos leva piracicabanos e turistas para um passeio maravilhoso em seu barco pelas águas do Rio Piracicaba.

Foto por Adilson Zavarize

Foto por Adilson Zavarize

O passeio de barco dura aproximadamente 13 minutos e segue por onde o rio corta a cidade. Apesar de ser considerado um trecho urbano, é possível observar a flora e a fauna ao redor e contemplar várias espécies de aves, capivaras nos barrancos e, às vezes, dourados saltando ao redor da embarcação, algumas vezes dentro dela. O retorno ao píer sempre tem uma pitada de adrenalina no momento da “Curva da Sogra”, onde cada um tem uma reação.

Foto por Adilson Zavarize

Foto por Adilson Zavarize

“Tem gente que grita e ergue os braços, outros agarram-se no barco. Mas todo mundo gosta”, comenta Luís Fernando. “A curva da sogra comecei a fazer há oito anos num dia que tinha uma tempestade muito forte chegando e eu estava subindo o rio um pouco mais rápido para as pessoas terem tempo de se proteger do vento e da chuva, foi quando vi um tronco de árvore descendo o rio e tive que fazer a manobra para desviar e o pessoal acabou gostando. Acabei por batizar a manobra com esse nome porque ele dá margem pra que todos encarem com muito bom humor”, explicou.

Foto por Adilson Zavarize

Foto por Adilson Zavarize

No barco conosco estava Adriano Todorov e sua família, da cidade de Sorocaba, que fez o passeio pela segunda vez: ”É demais! É a segunda vez que fazemos esse passeio e é muito emocionante. A primeira vez que fizemos foi no ano passado, minha filha era pequena ainda e até chorou de emoção, hoje voltamos pra curtir novamente e foi maravilhoso”, comentou.

Foto por Adilson Zavarize

Foto por Adilson Zavarize

Causos e muita história

E em mais de nove anos de atividade, o passeio de barco já rendeu muitos “causos” engraçados e também já ajudou muitas pessoas. “Em nove anos e sete meses de passeio conseguimos salvar a vida de 34 pessoas que estavam se afogando no rio, tenho até um gancho no barco que tirei a ponta dele pra facilitar o resgate, e teve também uma moça que pulou no rio pra tentar o suicídio e conseguimos chegar a tempo de resgatar ela com vida”, contou Luís Fernando. “Mas tem histórias engraçadas também. Acontece muito de pular peixe dentro do barco e daí você vê muito macho soltar ‘aquele’ gritinho, mulher subindo no banco, tem muitas histórias”, completou.

Foto por Adilson Zavarize

Foto por Adilson Zavarize

Além disso tudo, ainda tem a trilha sonora que dá um toque a mais de charme ao passeio, com direito a “Parabéns pra Você” aos aniversariantes e até marcha nupcial quando há um casal mais apaixonado. Ainda segundo o Gordo, não tem espera para lotar o barco para a saída. “Chegou uma pessoa pra fazer o passeio nós aguardamos 10 minutos, se não chegar mais ninguém nós vamos somente com essa pessoa”.

Como chegar e o que visitar

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Pra quem vem da capital paulista é uma viagem rápida, aproximadamente 01h30 de carro pela Rodovia dos Bandeirantes e Rodovia Luiz de Queiroz (156 km). Piracicaba oferece muitas opções de turismo em toda a extensão da Avenida Beira Rio, como o Museu da Água, Aquário Municipal, Passarela Pênsil, Engenho Central, Largo dos Pescadores, Passeio de Barco e Parque da Rua do Porto, este último fica próximo à região com os restaurantes, onde a nossa dica são os peixes assados, como o lombo de filhote assado na brasa ou pirarucu. Há também boas opções de museus como o Martha Watts e o Museu Prudente de Moraes, no centro da cidade, além de teatros e shopping.

Passeio de Barco no Rio Piracicaba

Onde: Píer da Avenida Beira Rio s/n (próximo ao Largo dos Pescadores), Piracicaba/SP

Quando: sábados, domingos e feriados, das 09h às 20h, ou até o último cliente

Valor: R$ 13,00 por pessoa (a partir de três anos de idade)

Reservas para grupos e passeios longos no rio Piracicaba: (19) 99747-4545

Mais informações em: facebook.com/PasseioDeBarcoRioPiracicaba

Texto por: Adilson Zavarize e Kátia Nazatto / BuskakiNews

Foto destaque por: Adilson Zavarize

Comentários