logo

Telefone: (11) 3024-9500

Paraty encanta com cidade histórica e natureza | Qual Viagem Logo

Tourist boats waiting for tourists near the Church Igreja de Santa Rita de Cassia in Paraty, state Rio de Janeiro, Brazil

Paraty encanta com cidade histórica e natureza

5 de maio de 2017

Localizada no litoral do Rio de Janeiro, Paraty é um patrimônio histórico nacional que irá te levar aos tempos do Brasil Colônia, com suas ruas estreitas, calçadas por pedras irregulares e arquitetura preservada em casas centenárias. Fora do centro histórico, a beleza natural das praias cercadas pela Mata Atlântica são grandes atrações para todo o tipo de turistas, inclusive aventureiros que adoram mergulhar.

Foto por iStock / DDurrich

Foto por iStock / DDurrich

As praias se parecem com um lago pontilhado por dezenas de ilhas. A de Trindade, por exemplo, ergue-se numa vila onde caiçaras e visitantes dividem o mesmo ambiente. Talvez por isso o lugar seja considerado como o mais bem conservado do estado carioca. Para quem opta por cachoeiras, há mais de 19 opções no litoral, entre elas estão a do Bananal (6 km) e Pedra que Engole (33 km).

Foto por iStock / GeraldoCostafotografias

Foto por iStock / GeraldoCostafotografias

Outra praia bastante procurada no destino é a Praia da Figueira, também chamada de “praia dos pelados”. O local é reservado para os naturistas e conhecida por quem dispensa a roupa de banho e prefere se refrescar de uma maneira mais “à vontade”.

Foto por iStock / FelipeGoifman

Trindade. Foto por iStock / FelipeGoifman

Mas o contato com a natureza e a aventura vão muito além das praias! As trilhas são ótimas opções de aproveitar o destino, o ambiente e contemplar a natureza e belas paisagens. Paraty possui sete boas opções de trilhas que variam de 1 a 9 horas de percurso. Cinco delas terminam em um belo lugar para banhos. Já a Paraty Mirim/Saco do Mamanguá (3 horas) leva o turista até as ruínas de fazendas coloniais e a Pedra da Marcela (1 hora) termina em um mirante de 1.850 metros.

O Centro Cultural e Histórico da cidade tem cenário barroco e fazendas nos arredores que marcaram a vida econômica da região. Das três igrejas (N. Sra. do Rosário, das Dores e Santa Rita) e uma capela (N. Sra. Das Dores), o cartão postal de Paraty é a Santa Rita. Construída em 1772, a igreja de inspiração jesuítica possui características do estilo barroco-rococó e está localizada ao lado da antiga cadeia pública. A igreja também abriga uma das atrações de Paraty: o Museu de Arte Sacra.

Igreja Santa Rita. Foto por iStock / Luciano_Queiroz

Igreja Santa Rita. Foto por iStock / Luciano_Queiroz

Outras atrações para conhecer e visitar na cidade são: o Quartel da Fortaleza da Patitiba, antiga cadeia pública e atualmente sede a Pinacoteca Marino Gouveia e Biblioteca Municipal Fabio Villaboim; o Sobrado dos Bonecos e da Rua Dona Geralda; Casa de Cultura e Caminho do Ouro, o trecho mais antigo da Estrada Real construída por escravos que te leva a cachoeiras, piscinas e poços naturais.

Foto por iStock / sergioboccardo

Foto por iStock / sergioboccardo

A cidade também foi uma das maiores produtoras de cachaça no Brasil Colônia. Mesmo sem ter sido pioneira na produção da aguardente, Paraty foi a mais importante região produtora de pinha nesta época. Desde 1983, a cidade realiza anualmente o Festival da Pinga, que acontece no final do mês de agosto. Este é um dos eventos mais tradicionais da cidade, atraindo um grande público. Este ano a festa acontece de 17 a 20 de agosto.

Além do Festival da Pinga, outro evento importante que o litoral recebe é a FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece de 26 a 30 de julho e terá como autor homenageado Lima Barreto em 2017. Desde 2003, a FLIP oferece todos os anos em Paraty uma experiência única, permeada pela literatura que vai além de um evento, e sim uma manifestação cultural. Conheça mais visitando o site: flip.org.br

Para mais informações: www.paraty.com.br

Como chegar

Localizada a 308,5 quilômetros de São Paulo, para chegar em Paraty basta seguir pela via BR-116 e BR-459.

Onde ficar

Pousada do Sandi

Pousada da Condessa

Pousada dos Contos

Onde comer

Paraty vem ganhando cada vez mais destaque em sua culinária, que valoriza a gastronomia sustentável, dentro de um padrão internacional. E também os restaurantes que utilizam produtos orgânicos cultivados pela comunidade.

Banana da Terra Restaurante

Casa do Fogo

BalacoBacco Beach Bar

Texto por: Caroline de Oliveira com informações da revista Guia do Turista

Foto destaque por iStock / xeni4ka

Comentários