logo

Telefone: (11) 3024-9500

Paranapanema, do aconchego às flores | Qual Viagem Logo

b-143-PAA_16_7718_P

Paranapanema, do aconchego às flores

17 de junho de 2016

Para o turista, explorador das cidades do interior paulista, interessado em conhecer lugares que preservam o aconchego do campo com momentos de desapego dos grandes centros, destaca-se a estância turística de Paranapanema, a 254 km da Capital.

A paz e o descanso que o visitante procura, são encontrados nas águas límpidas da Represa Jurumirim, a chamada Ilha do Sol de Paranapanema. Sua geografia nos revela formações rochosas de rara beleza, fauna e flora exuberantes e tudo isso reunido em um cenário ideal para a prática de esportes de aventura, ecoturismo e lazer rural. Por ser cortado por um dos maiores e mais limpos rios do Estado de São Paulo – o Rio Paranapanema – também propicia condições para a prática da pesca e dos esportes náuticos.b-143-PAA_08_7856_P

Tudo isso sem contar o sossego típico de cidade do interior paulista pela Praça da Matriz que vislumbra um local amplamente arborizado. A visita à Estância Turística de Paranapanema, com cerca de 20 mil habitantes, também merece passagem obrigatória pelo museu Dona Guita, no centro da cidade, onde relíquias da história dos desbravadores da Princesa do Vale, como é carinhosamente conhecida, estão reunidas para levar o turista a uma verdadeira viagem ao passado.

Tem mais: agora chegou a vez de Campos de Holambra. Famoso por ter sido estruturado pela colonização holandesa no início dos anos 60, o distrito de Campos de Holambra, antigamente chamado de Holambra II, surpreende o turista pelos traços de sua arquitetura que remetem às construções europeias, passando pelo paisagismo de um jardim frequentado por quem gosta de correr ou caminhar.b-143-PAA_05_7764_P

E é nesse cenário que se encontra um rico acervo de toda colonização de Campos de Holambra pelos imigrantes holandeses. Antiguidades de uma cultura que também relatam histórias de vidas de um povo, com o poder de transformar curiosos objetos interessantes em conhecimento inesperado ao turista. Vale ressaltar que Paranapanema é referência no país quando o assunto é flores e plantas. Suas diversas estufas garantem a beleza das flores em todas as estações. Aliado à floricultura, em Campos de Holambra há ainda forte presença da produção de grãos, cereais, algodão e frutas. Juntamente com outros dez municípios, todos banhados pela Represa Jurumirim, a cidade integra o Pólo Turístico Cuesta que, em comum, exibem duas grandes riquezas: meio ambiente e beleza natural.

Informações:  paranapanema.sp.gov.br

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Fotos por Ken Chu – Expressão Studio

Comentários