logo

Telefone: (11) 3024-9500

Paranaguá é reconhecida por sua rica história cultural | Qual Viagem Logo

16100901344_046a0efb99_k

Paranaguá é reconhecida por sua rica história cultural

3 de fevereiro de 2016

Paranaguá está localizada no litoral do Paraná e é a cidade mais antiga do estado, sendo a principal do litoral paranaense. Denominada pelos índios que a habitavam como “Grande Mar Redondo”, a cidade possui pouco mais de 140 mil habitantes e tem um clima subtropical, com verão muito quente, úmido e com ocorrência de precipitação em todos os meses do ano.

Foto via Flickr CristinaPessini

Foto via Flickr CristinaPessini

As principais atrações da bela cidade ficam por conta das festividades e dos vários pontos turísticos. É impossível visitar a cidade e não conhecer pelo menos um dos vários atrativos turísticos do município. Um dos mais visitados, o Aquário Marinho expõe aos visitantes mais de 200 espécies que são divididas em 23 tanques de água doce e salgadas. E poderão ser vistos de perto pinguins, raias, tubarões, recife de coral, manguezal e outras representações aquáticas.

O Palácio Visconde de Nácar, que foi construído por volta de 1840, é marcado com símbolo de uma época de aristocracia e nobreza local e serviu de moradia para o Visconde Nácar e hoje funciona como câmara municipal de Paranaguá.

Ao longo da rua da praia, é possível apreciar casarões coloridos que abrigam museus, espaços culturais e mercados, como o de Artesanato em estilo neoclássico; e o do Café, construído no século XIX e oferece artesanato e comida típica da região.

Anualmente, na 2º quinzena de janeiro é realizada a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, com novenas, procissão, queima fogos, barracas de comidas típicas e shows com artistas. Ao longo do ano são realizadas na cidade diversas festividades, dentre elas o carnaval, festa junina, festa de Nossa Senhora do Rosário e muitas outras.

Foto via Flickr Otávio Nogueira

Foto via Flickr Otávio Nogueira

Não faltam opções na cidade para alimentação e hospedagem. São diversos restaurantes com os mais variados gostos e pratos, desde pizzarias á churrascarias espalhadas em todos os cantos da cidade.

Onde ficar

Camboa Resort – hotelcamboa.com.br

San Rafael – sanrafaelhotel.com.br

Onde comer

Burghezia – (41) 3455-1583

Casa do Barreado – casadobarreado.com.br

Texto por: Raphaela Cristina Alves

Foto destaque via Flickr Bessem Hamud

Comentários