logo

Telefone: (11) 3024-9500

Paracas e Ilhas Ballesta: destinos alternativos no Peru Logo

Foto por Istock/ Kseniya Ragozina

Paracas e Ilhas Ballesta: destinos alternativos no Peru

9 de setembro de 2016

O Peru é um país bastante interessante e está muito próximo ao Brasil. Lima, Cuzco e Machu Picchu são os destinos peruanos mais conhecidos por lá. Vale a pena visitar a Reserva Nacional de Paracas (RNP) que é uma das Áreas Naturais Protegidas que preserva mostras representativas dos ecossistemas marinho costeiros do Peru. Sua extensão abrange terra firme, grande parte do deserto de Paracas, ilhas e mar.

Foto por Istock/ DC_Colombia

Foto por Istock/ DC_Colombia

Além da grande diversidade biológica ali protegida, o turista pode admirar e explorar diversos sítios arqueológicos da cultura pré Inca Paracas que se assentou em grande parte da reserva.

A Reserva Nacional de Paracas está localizada aproximadamente 250 km de Lima, de fácil acesso a partir da estrada Panamericana Sul, entre os distritos de Paracas e Salas que pertencem às províncias de Paracas e Ica, respectivamente, no departamento de Ica.

Foto por Istock/ catshiles

Foto por Istock/ catshiles

Sua extensão é de 335.000 hectares, dos quais 35% pertencem a terra firme e ilhas e os outros 65% correspondem a águas do mar. Não deixe de ver fotografar o Candelabro de Paracas  e passar um dia todo  explorando as praias locais. Não deixe de passar uma manhã na Playa La Mina.

A poucos quilômetros estão as cidades de Pisco e El Chaco, onde é possível passar a noite e realizar também outras atividades, como a visita às Ilhas Ballestas.

Existem formações rochosas impressionantes, como La Catedral, que apesar do sério sofrimento causado pelo terremoto de agosto de 2007, ainda oferece uma paisagem geológica singular. A beleza natural da Reserva de Paracas se complementa com a boa oferta gastronômica e praias como La Mina, Mendieta e Lagunillas, onde é comum acampar e praticar a pesca esportiva. Na praia El Chaco, na entrada da reserva, existem hospedagens simples e luxuosos hotéis 5 estrelas.

Foto por IStock/ javarman3

Foto por IStock/ javarman3

O local é ideal para observadores de aves, assim como para aqueles que gostam de desfrutar de caminhadas e aventura em cenários naturais. A reserva conta com um Centro de Interpretação, com informações sobre biodiversidade, ecossistemas e proteção de espécies ameaçadas na área.

Onde ficar

La Hacienda Bahia Paracas

Hotel Paracas, a Luxury Collection Resort

DoubleTree Resort by Hilton Hotel Paracas

Informaçõesperu.travel/

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por Istock/ Kseniya Ragozina

Comentários