logo

Telefone: (11) 3024-9500

Os grandes festejos juninos de Teresina | Qual Viagem Logo

6d141b348c_grande

Os grandes festejos juninos de Teresina

29 de abril de 2016

O mês de junho ainda nem chegou, mas a cidade de Teresina já está entrando no clima de São João. Dezenas de quadrilhas começam a ensaiar as coreografias e os passos para um dos maiores eventos juninos do estado. O Terejunina é uma iniciativa da Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e parceria com a FEPIQ (Federação das Quadrilhas Piauienses).

a9f568dae7_grande

Foto por piaui.pi.gov.br / Regis Falcão

O evento, além de shows de música, tem a presença de vários grupos de Bumba-Meu-Boi. “Vamos fazer mais um arrastão pela avenida. O desfile não será só contemplativo, as pessoas também poderão brincar e interagir com os grupos”, explica o presidente da FMCMC.

c06c427055_media

Foto por piaui.pi.gov.br / Regis Falcão

Outra grande atração fica na cidade de São João do Piauí. Lá a festança tem mais de 40 anos de tradição. O município, que fica localizado a 486 km de Teresina, promete 24 horas de forró durante um dos dias da maratona de festas que contempla todo o mês de junho. As festividades juninas que são marcadas pela religiosidade e valorização da cultura popular prometem arrastar mais de 25 mil pessoas.

Com apresentações culturais e musicais que se apresentarão na Praça Honório Santos, a abertura das festividades da cidade acontecerá na Paróquia de São João Batista, com uma apresentação do Ballet da Cidade de Teresina. Grupos de diversos municípios do estado se apresentarão nas festas de São João da cidade.

df92a5a187_media

Foto por piaui.pi.gov.br / Regis Falcão

Os festejos juninos são a maior manifestação cultural depois do Carnaval. A tradição é muito forte com a  identidade cultural nordestina, e em especial, na cidade de São João do Piauí isso se soma a tradição católica por conta do padroeiro São João Batista. A cidade tem um cenário bem temático e diferenciado. Muita música, danças, comidas típicas é o que os visitantes irão encontrar visitando a cidade. Durante todo o mês, quadrilhas de todo o estado vão se apresentar na cidade.

festival de folguedos _ jardenya bezerra.

Foto por Jardenya Bezerra

Para completar a mais animada comemoração do Piauí é o Encontro dos Foguetes. Para esse ano a festa será realizada no mês de agosto. Outro importante evento que anima o São João no Piauí é o Cidade Junina, realizado por uma rádio de Teresina e que todo acontece num importante shopping da capital piauiense. A festa reúne milhares de pessoas em busca da gastronomia, dos shows e das quadrilhas, motivos para festejar e comemorar Santo Antônio, São João e São Pedro.

Mais informações em: teresina.pi.gov.br

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva e Patrícia Chemin

Foto destaque por: piaui.pi.gov.br / Regis Falcão

Comentários