logo

Telefone: (11) 3024-9500

Oktoberfest- Blumenau - SC | Qual Viagem Logo

OK17

Oktoberfest- Blumenau – SC

5 de setembro de 2016

Por Lívia Soares (www.peaceoutblog.com)

ok4

Falta 1 mês para o maior evento da cidade de Blumenau, ou melhor, para o maior evento do mês de outubro, a deliciosa Oktoberfest!

Considerada a maior comemoração alemã realizada no Brasil, inspirada na comemoração de Munique, cidade da Alemanha, a Oktoberfest é um verdadeiro espetáculo de tradição.  Alguns dizem que é a segunda maior, mas segundo fontes é hoje a terceira maior do mundo, logo atrás da de Munique e de uma outra no Canadá.

O festival já está na 33ª edição e acontecerá entre os dias 05 e 23 de outubro.  A cada ano traz mais e mais visitantes (uma média de 700 mil por ano!).

O sucesso tem razão: Blumenau é uma cidade fofa, com características germânicas que vão da cultura, passando pela arquitetura (Local do Desfile) e gastronomia. Juntar isso com um povo animado, uma super infra estrutura a Vila Germânica (Local da Festa a noite).

OK15

Pelas ruas de Bluemenau

ok1

Pelas ruas de Blumenau

ok3

Pelas ruas de Blumenau

Desfile

Acontece na Rua XV de Novembro no Centro da cidade de Blumenau.

O animado desfile é composto por pequenos carros alegóricos, dança típica, cerveja de graça, desfile das rainhas da festa e muita animação. É uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre a cultura dos imigrantes.

A rua XV de Novembro, uma das principais da cidade, cheia de lojas, bares e prédios típicos no estilo enxaimel também. A bonita Catedral São Paulo Apostolo fica numa elevação perto da rua e seu mirante, durante os desfiles da Oktoberfest é um dos pontos mais disputados, por ter uma visão ótima de toda extensão da rua. Mas confesso que achei legal mesmo foi ficar na rua cantando, dançando e pulando com a multidão.

ok6

Durante algum dos momentos do desfile

 

ok7

Durante o desfile

ok5

Ostentação de copos de cerveja no desfile

ok2

Escadaria para a Catedral

 

Festa a Noite

Como o nome sugere, o local é praticamente uma vila alemã. Acontece no Parque Vila Germânica (no bairro da Vila Velha). É um complexo de 26 mil metros quadrados com:

  • lojas de utensílios
  • comidas e bebidas
  • lojas de roupas
  • danças e representações

Nos pavilhões são disponibilizadas grandes mesas de madeira com bancos, tipo aqueles escolares compridos, e é tanta gente que as vezes é difícil encontrar um lugarzinho pra sentar.

Como não poderia deixar de ser, o chopp e as cervejas são a grande atração da festa. Aproveite o momento para experimentar a profusão de cervejarias artesanais da região.

Oktober também é sinônimo de gastronomia. A Vila Germânica está repleta de pratos tradicionais, petiscos e tudo harmonizado perfeitamente com as cervejas disponíveis no evento.

ok9

Dentro da área dos shows

ok10

Dentro da área dos shows

OK16

Dentro da área dos shows

ok8

Dentro da Vila Germânica

ok11

Dentro da Vila Germânica (antes de anoitecer)

ok12

Dentro da Vila Germânica (antes de anoitecer)

Programação

A programação completa pode ser encontrada no site oficial da festa:

http://www.oktoberfestblumenau.com.br/festa-2016/programacao/

Ingressos

Para entrar na Vila Germânica o ingresso é cerca de R$ 30,00 (Há possibilidade de pagar meia entrada para estudantes). Se entrar com trajes típicos não é necessário pagar o ingresso, porém só é considerado traje típico: tiara florida, vestido, avental, meia branca e sapato preto; ou seja, traje completo.

Compra-se pela Blueticket. Os ingressos podem (e devem) ser comprados com antecedência, especialmente se sua ideia é ir em um final de semana, quando a festa fica mais lotada. A Vila Germânica tem uma quantidade máxima de pessoas que pode receber por dia, então se por acaso você estiver na fila para comprar o ingresso e o lugar atingir lotação máxima não adianta reclamar: ninguém mais entra na festa.

Dicas

Dica de Como ir Até Blumenau

Exemplo: SP → Navegantes / Navegantes → São Paulo (Há ônibus transfer ).

Para quem vem de outros estados, o aeroporto de Navegantes é o mais próximo de Blumenau, a 55 Km de distância, sendo que existe transporte gratuito entre Navegantes e Blumenau

Dica Hospedagem

Não vou fazer merchan de nenhum lugar, mas a dica é Para não ficar de fora da folia é recomendável fazer reservas de hospedagem com antecedência.

Dicas Gerais

  • Em meio aos diversos chopps, não se esqueça de beber bastante água também, que evita que você passe mal e hidrata o corpo.
  • Use roupas leves e confortáveis, de preferência tênis, sandálias ou sapatilhas baixas, e carregue uma bolsa pequena
  • Não vá de carro a menos que não beba.

 

Curiosidade

A maior celebração da cidade nasceu como uma forma de arrecadar fundos para os desabrigados de uma enchente, em 1984.

Minhas Sensações

Além da Oktoberfest, Blumenau oferece vários pontos turísticos para visitação, como foi a minha primeira vez na cidade (e na festa), fui focada na festa, mas como não sou de ferro fomos fazer umas comprinhas (que eu adoro) na Loja da fábrica da Hering.

OK14

Em frente a loja da Hering

Antes de ir, sinceramente, minhas expectativas não eram altas, imaginava uma grande festança meio desorganizada, com um monte de cerveja. Mas o tamanho, organização, qualidade e quantidade de gente nos 2 dias que fui no festival em Blumenau me surpreenderam demais!

A Oktoberfest não é só cerveja. É história, memória e tradição. E embora não pareça é sim uma festa familiar.

Sim A Oktoberfest de Blumenau é uma das festas mais animadas do Brasil, não tenho dúvidas! E eu que adoro uma festa chego a dizer que é um “carnaval fora de época” .

OK17

Comentários