logo

Telefone: (11) 3024-9500

O que visitar na região da Emilia-Romagna | Qual Viagem Logo

View of Bologna. Emilia-Romagna, Italy

O que visitar na região da Emilia-Romagna

15 de julho de 2016

Localizada no norte da Itália, a Emilia-Romagna destaca-se pela culinária e por importantes marcas de automóveis. Não tão conhecida entre os brasileiros, vale a pena visitar a tranquila região em uma viagem pela Itália. Entre os principais destinos estão Bolonha, Modena e Parma – dedique um ou dois dias em cada uma deles.

Bologna,Italy-May 17,2014:panorama of Bologna view from the famous "Asinelli" tower located in the centre of the city.You can see the dome of St. Petronio and the central main square.

Foto por iStock / starmaro

As cidades da Emilia-Romagna não são grandes, portanto, é fácil percorre-las a pé. Em Bolonha, comece pela Piazza Maggiore, no centro. Explore as ruas estreitas, encante-se com as construções medievais e faça uma boa refeição em uma osteria local. Bolonha, que respira arte e história, é uma cidade universitária, lar da primeira universidade do mundo ocidental.

Famosa pelo aceto balsâmico e por fábricas de carros de luxo, Modena é tranquila e agradável. Percorra os principais pontos históricos da cidade, como o Duomo (Catedral de Modena), a Torre Civica, a Piazza Grande e o Palazzo Ducale. Depois faça compras na Via Emilia. O Teatro Comunale Luciano Pavarotti (famoso tenor que nasceu em Modena) tem uma ótima programação de óperas.

modena . duomo and town hall ( palazzo comunale)

Foto por iStock / sanniely

Modena também é um ótimo destino para os fãs do automobilismo. Há o Museu Casa Enzo Ferrari, fundador da Scuderia Ferrari e nascido na cidade. No Autódromo de Modena, você pode dirigir uma Ferrari em uma pista de testes. Nas proximidades, há o Museu Ferrari e o Museu Lamborghini.

Em Parma, passeie pela região central e histórica, onde estão a Piazza Garibaldi, a Piazza Duomo, a Piazza della Pace e o Parco Ducale. Se sobrar tempo em seu roteiro, vale também conhecer outras cidades da região, como Reggio Emilia, Ravena, Ferrara e Imola.

Panorama of Piazza Duomo with Cathedral and Baptistery, Parma, Emilia-Romagna, Italy

Foto por iStock / bbsferrari

Como toda boa região italiana, a gastronomia é uma das principais atrações do destino. Vale ressaltar que a culinária local é uma das melhores do país. A lista de pratos e ingredientes típicos a provar é grande: tagliatelle com ragu alla bolognese (molho bolonhesa), ricota, prosciutto di parma, tortellini, parmigiano reggiano (o verdadeiro queijo parmesão), aceto balsâmico, trufas, cogumelos porcini e muito mais.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Arsty

Comentários