logo

Telefone: (11) 3024-9500

O que ver em Istambul e cidades vizinhas? | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ Seqoya

O que ver em Istambul e cidades vizinhas?

6 de outubro de 2017

Istambul não é a capital da Turquia, mas é um destino escolhido por muitos viajantes, pois guarda diversos pontos turísticos a serem explorados. Os costumes asiáticos e europeus estão presentes não só na cidade mas como em todo o país, pois a Turquia pertence aos dois continentes.

Foto por Istock/ Vincent_St_Thomas

Foto por Istock/ Vincent_St_Thomas

A primeira parada obrigatória é o Palácio de Dolmabahce. Construído no século 19 e erguido do lado europeu, é um dos palácios mais bonitos de Istambul. Os tapetes de seda são de encantar os olhos, sem falar do grandioso lustre de cristais de mais de quatro toneladas. Mas vá com tempo e paciência, pois o lugar é disputado e poderá ter longas filas.

Você pode optar por percorrer o Estreito de Bósforo, que são mais de trinta quilômetros de água que separam os continentes asiático e europeu. O passeio pode levar um pouco mais de duas horas.

Outra visita imprescindível é à Aya Sofia. O edifício foi construído entre os anos 527 e 565. Hoje, é um museu que pode ser visitado por todos. Você vai se sentir minúsculo no meio de tanta grandeza. Já a Mesquita Azul, o prédio de tons azulados que foi construído em frente à Aya Sofia, é um lugar que rende boas fotos.

Outra atração interessante é o Palácio Topkapi. O lugar é uma verdadeira joia que guarda objetos e relíquias sagradas como fragmento da barba do profeta Maomé. É a antiga residência dos sultões.

Foto por Istock/ RuslanKaln

Foto por Istock/ RuslanKaln

A culinária em Istambul é diversa, podendo ser facilmente encontrado pratos de berinjela, pernil de cordeiro, cordeiro ensopado, carne moída, sopa de lentilha, feijão e a deliciosa vitela. O restaurante Mikla é um dos melhores da cidade, além de aconchegante e chique com uma decoração deslumbrante e pratos exclusivos.

A cidade faz parte da região de Mármara, uma das mais belas do país. Estando por lá você fazer um roteiro interessante e visitar cidades com muitas atrações sem se descolar muito. No lado oriental do mar de Mármara encontra-se a bela cidade de Iznik (a antiga Nicéia) que se localiza junto ao majestoso e belo lago de mesmo nome. Capital da dinastia bizantina no século XIII, agora é famosa por produzir azulejos de grande beleza.

Além disso a cidade oferece bons restaurantes e hotéis com preços bem acessíveis. Já a sudeste da Marmara localiza-se o município de Bursa, antiga capital do Império Otomano que nos dias de hoje é uma cidade altamente desenvolvida. Destaque para as suas imponentes mesquitas, para os seus belos parques, jardins bem elaborados e mais de uma dezena de bons museus. A cerca de 30 km de Bursa falamos também de Ulu Dagi, o antigo Monte Olimpo da Bitínia que é hoje uma estação de esqui com boa estrutura. Essa cidade abriga um enorme Parque Nacional que preserva a vegetação local, é ideal para horas de lazer e também para proporcionar deliciosas caminhadas.

Edirne localiza-se muito perto do ponto de fronteira entre as nações turca, grega e búlgara. Esta cidade era a antiga Adrianópolis. Oferece uma excelente oferta de palácios e bazares antigos que valem a sua visita, mas a estrela dos seus monumentos é a mesquita Selimiye, considerada uma verdadeira obra de arte, com certeza uma das mais belas do mundo.

Foto por Istock/ fotomania_17

Foto por Istock/ fotomania_17

Canakkale é o nome com que é mais conhecido o estreito de Dardanelos e esta cidade encontra-se situada na parte mais estreita  do canal. Acolhe um Museu Arqueológico de grande interesse que conta com peças de Troia e Dardano- todas preservadas – e é o local onde se conserva em muito bom estado a fortaleza do século XV mandada construir por Mehmet II.

A sudoeste do Mar de Mármara estão os restos do que foi outrora a antiga cidade de Troia (pertinho de Canakkale). Este é um dos locais arqueológicos mais visitados do mundo, conta com vestígios que datam do período compreendido entre o 300 AC até ao ano 33 da nossa era e não carece de uma réplica do lendário cavalo de Troia com um tamanho enorme.

Foto por Istock/ Ozbalci

Foto por Istock/ Ozbalci

O turista que for a Turquia e resolver ficar em Istambul não vai se arrepender. Essas cidades são verdadeiros templos históricos e devem ser visitados e contemplados. Confira!

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por Istock/ Seqoya

Comentários