logo

Telefone: (11) 3024-9500

O que fazer em Penedo, no Rio de Janeiro | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ BrasilNut1

O que fazer em Penedo, no Rio de Janeiro

30 de setembro de 2019

O charmoso distrito de Penedo, localizado em Itatiaia, ao sul do Estado do Rio de Janeiro, chama a atenção tanto por suas belezas naturais, quanto pela cultura – com forte influência finlandesa. Para que não sabe, o vilarejo recebeu milhares de imigrantes da Finlândia no final dos anos 20 e, desde então, vem preservando suas tradições e repassando, tanto para as novas gerações, quanto para os turistas do país inteiro que visitam o lugar.

Perfeita para um fim de semana, a região, que está a 285 quilômetros de São Paulo e 176 da capital fluminense, conta com um clima ameno durante boa parte do ano, além de rica fauna e flora que atraem os visitantes, principalmente casais e famílias.

Para começar um roteiro pelo destino, vale a pena conhecer a Pequena Finlândia, um shopping a céu aberto com lojinhas de chocolate – muito famosas por todo o país -, artesanato, entre outros. Além da decoração, que forma um cenário perfeito para fotos, o lugar reúne o melhor do comércio local.

Foto por Istock/ BrasilNut1

Foto por Istock/ BrasilNut1

E é ali também que fica outro atrativo muito procurado pelos visitantes – principalmente aqueles com crianças: a Casa do Papai Noel. Em um ambiente que encena a morada do bom velhinho, os pequenos se encantam com os móveis e objetos da casa. E, por lá, é Natal o ano inteiro, já que é possível ter um encontro com o ilustre “morador” em qualquer época.

Já para conhecer melhor a cultura que tanto influenciou o desenvolvimento do bairro, até se tornar distrito, a dica é conhecer o Museu Finlandês, ou Dona Eva. Com acervo de mais de mil peças do inicio do século 20, o espaço conta a história dos imigrantes que chegaram nessa região, assim como suas tradições e cultura. Entre os objetos, destacam-se as típicas bonecas finlandesas, as revistas e fotos.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Assim como toda essa região de Itatiaia – onde inclusive está o primeiro Parque Nacional do país -, Penedo é privilegiada com belos cenários naturais que já se tornaram atrativos turísticos.

Exemplo disso é o Poço da Esmeralda, situado a cerca de cinco quilômetros do centro. Com águas esverdeadas que chamam a atenção principalmente com o sol e um ambiente tranquilo, o lugar é excelente para banho. O poço fica, ainda, a menos de 100 metros da cachoeira das Três Bacias, outra atração natural da região.

Foto Divulgação/ Setur

Foto Divulgação/ Setur

E, por falar em água, outro lugar que merece destaque é o conjunto das Três Cachoeiras. Como o nome já diz, é formado por três quedas que criam uma verdadeira piscina natural. O espaço recebe muitos visitantes durante os fins de semana mais quentes, então vale a pena escolher um período mais tranquilo para a visita.

Finalizando o roteiro de ecoturismo em Penedo, o Pico do Penedinho, a 600 metros de altura, oferece vista panorâmica de toda a região, incluindo partes do Parque Nacional de Itatiaia e Resende. Ali também está a antiga Casa da Fazenda, primeira parada dos finlandeses no distrito. Para subir até o pico, é preciso passar pela loja de chocolate e garantir uma autorização.

Quem visita o distrito pode ainda fazer uma visita a Serra do Alambari e Visconde de Mauá, que também abrigam diversos atrativos naturais.

Como chegar

De carro, chega-se a Penedo via Rodovia Presidente Dutra (BR-116). É preciso seguir por 148 km até a Saída 311 entrada da RJ-163, Rodovia Rubens Tramujas Mader. Por mais 2,8 km do lado esquerdo está o Portal Turístico de Penedo.

Onde ficar

Existem diversos hotéis e pousadas em Penedo para hospedagem de todos os tipos de viajantes. Desde aqueles que buscam por espaços mais tranquilos e românticos, até alguns poucos com mais estrutura para famílias. Como o lugar é pequeno e costuma ficar cheio aos fins de semana, vale a pena reservar pesquisar e reservar antes a sua hospedagem.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ BrasilNut1

Comentários