logo

Telefone: (11) 3024-9500

Nova experiência do Kennedy Space Center te leva a Marte | Qual Viagem Logo

c16e7016005aef9e237413f828a5e209

Nova experiência do Kennedy Space Center te leva a Marte

27 de abril de 2018

A corrida a Marte já começou e, com a abertura do novo ATX Center, no Kennedy Space Center Visitor Complex, na Flórida, os visitantes serão os primeiros humanos a viver no “Planeta Vermelho”. O programa inédito do Kennedy Space Center para 2018 propõe uma nova experiência de treinamento para astronautas, utilizando tecnologias de simulação imersiva para transportar os turistas para Marte, treiná-los para viver e trabalhar em ambientes severos e ensinar-lhes a utilizar as tecnologias reais da NASA para abordar esses desafios.

Foto por Divulgação / Kennedy Space Center Visitor Complex

Foto por Divulgação / Kennedy Space Center Visitor Complex

O objetivo da missão é instalar um protótipo de base marciana, o que começa com a preparação dos astronautas para uma viagem simulada a Marte. São então dois programas distintos: a Experiência de Treinamento de Astronautas, que proporciona aos visitantes a formação de quem se prepara para uma missão até Marte, e o Mars Base 1, que proporciona a chance de viver em Marte por sete horas, como astronautas novatos, enquanto tem de realizar operações de base, experiências científicas reais e tarefas de engenharia.

A atividade é cheia de desafios. Inicialmente, os participantes escalam um elevador até a torre de lançamento, quando embarcam na nave espacial rumo a Marte e são informados sobre a missão e o que enfrentarão no planeta. Chegando à base marciana, os grupos precisam cumprir algumas tarefas em três diferentes pontos: centro de operações, laboratório de engenharia e na estufa de alimentos. Após o programa, todos recebem um relatório eletrônico detalhando suas conquistas, juntamente com um registro de vídeo que gravaram durante o dia.

Foto por Divulgação / Kennedy Space Center Visitor Complex

Foto por Divulgação / Kennedy Space Center Visitor Complex

“Estamos oferecendo algo que a maioria das pessoas pensava que nunca iria fazer na vida”, disse Therrin Protze, diretor de operações do Kennedy Space Center Visitor Complex. “Para quem se perguntou como se sentiria como um astronauta, treinar como eles treinam, enfrentar os desafios e as questões que eles têm que trabalhar e sob pressão extrema, Astronaut Training Experience e Mars Base 1 estão agora disponíveis para todos “.

Ao entrar no Centro de Experiência de Treinamento de Astronautas, os visitantes serão cercados por um ambiente que reúne técnicas e experiências reais de treinamento de astronautas. Um design moderno, sinalização realista e tecnologia sofisticada oferecem a sensação de autenticidade. O entusiasmo se constrói à medida que os participantes recebem emblemas parecidos com os da NASA e uniformes especiais para mergulhar em suas missões do espaço.

Foto por Divulgação / Kennedy Space Center Visitor Complex

Foto por Divulgação / Kennedy Space Center Visitor Complex

Através dessas atividades os participantes trabalharão em grupo, assumindo papéis específicos para enfrentar desafios e resolver problemas:

No programa de Experiência de Treinamento de Astronautas, grupos de até 24 pessoas trabalharão simultaneamente em várias áreas de treinamento. Receberão o mesmo treinamento físico dos astronautas da NASA e trabalharão em cenários ambientados na realidade, como o simulador de movimento Land-and-Drive-on-Mars, e a atração de realidade virtual Walk-on-Mars, que reproduzem o terreno de Marte, além do centro de lançamentos espaciais.

Foto por Divulgação / Kennedy Space Center Visitor Complex

Foto por Divulgação / Kennedy Space Center Visitor Complex

Mars Base 1 fornece a melhor simulação, não apenas para chegar até Marte, mas para viver e trabalhar por lá durante um dia inteiro. Oferecido a indivíduos e grupos, a missão começa com o “transporte” para Marte. Em três estações diferentes dentro da Base 1 de Marte, os participantes receberão desafios que exigem pensamento analítico, comunicação e colaboração. Por exemplo, no Mars Engineering Lab, os astronautas novatos projetarão e testarão um projeto para que uma equipe de robôs remova eficientemente detritos de um painel de luz, restaurando a energia solar para uso na Base. Eles também se juntarão com cientistas que trabalham na produção de alimentos da NASA, plantando, colhendo e analisando vegetais e plantas para uma série de experimentos controlados que ocorrem no Mars Botany Lab.

As atividades da Astronaut Training Experience são projetadas com foco na resolução de problemas, comunicação e colaboração, tornando-as ideais para a construção de equipes em um ambiente interessante e inspirador. Os atrativos variam de 30 a 45 minutos, experiências facilmente adicionadas a um dia do Complexo do Visitante do Centro Espacial Kennedy e que variam entre US$ 30 e US$ 175. Dois programas de acampamento de três e cinco dias também estarão disponíveis no novo ATX Center. A amplitude das ofertas oferece a oportunidade de participar com base no nível de interesse e necessidades educacionais específicas.

Foto por Divulgação / Kennedy Space Center Visitor Complex

Foto por Divulgação / Kennedy Space Center Visitor Complex

“O novo ATX Center é a experiência mais interativa e tecnologicamente avançada do Complexo de Visitantes do Kennedy Space Center”, disse Protze. “ATX e Mars Base 1 trazem o futuro da exploração espacial à vida. Os visitantes que desejam chegar o mais próximo possível de Marte sem se tornar um astronauta poderão ter essa oportunidade aqui”.

Localizado a 45 minutos a leste da cidade de Orlando, o Centro de Visitantes Kennedy Space Center oferece uma programação completa para toda família e programas interativos que funcionam o ano inteiro, inclusive com a possibilidade de conhecer astronautas veteranos. Os ingressos no valor de U$ 40 para crianças (de 3 a 12 anos) e U$ 50 para adultos, mais impostos, incluem um passeio de ônibus pela base espacial, onde os visitantes poderão explorar a história dos programas espaciais em uma parada no Centro Apollo/Saturn V, além do exterior do Prédio de Montagem dos Veículos Espacias, onde são montados os veículos espaciais lançados do Complexo (ou em inglês, VAB).

Dentro do Complexo, o ônibus espacial Atlantis foi erguido a dez metros de altura e inclinação de 43 graus, com as portas do compartimento de carga abertas, tudo para melhor observação dos visitantes. Para completar a atração, uma exibição interativa sobre a nave conduz os visitantes por uma jornada de descobertas. Indica-se separar pelo menos 3 horas para curtir essa atração e seus mais de 60 simuladores interativos, incluindo o Simulador de Lançamentos de Ônibus Espaciais.

E não para por aí. Entre as atrações imperdíveis do Complexo estão ainda:

– Rocket Garden: convidados podem ver os foguetes Redstone, Atlas, Titan e Saturn, que foram os primeiros a colocar os astronautas da NASA no espaço, e podem subir e entrar nas cápsulas Mercury, Gemini e Apollo;

– Encontro de Astronautas: rara oportunidade de encontrar astronautas veteranos do famoso Corpo de Astronautas da NASA e ouvir suas experiências no espaço, assim como aprender sobre os requisitos para ser um astronauta. Durante dez dias por ano, o Astronauta Brasileiro Marcos Pontes é o anfitrião do Encontro de Astronautas, com horários especiais em Português.

– Dois cinemas IMAX®: sonho das viagens espaciais torna-se mais vivo com recursos como cortina de som, tela da altura de cinco andares e efeitos especiais em 3D realistas durante filmes A Beautiful Planet, um filme gravado desde a Estação Espacial Internacional mostra a beleza do nosso planeta e a vida na Estação Espacial Internacional; e Journey to Mars mostra um pouco da história recente do programa espacial americano com os Ônibus Espaciais e os avanços alcançados e o futuro das viagens espaciais.

Mais informações em: kennedyspacecenter.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação / Kennedy Space Center Visitor Complex

Comentários