logo

Telefone: (11) 3024-9500

Noruega: festivais, Aurora Boreal e balé das orcas | Qual Viagem Logo

Beautiful aurora over Hamnoy, in  the Lofoten islands, Norway

Noruega: festivais, Aurora Boreal e balé das orcas

10 de agosto de 2016

A Noruega é um país de belezas naturais, vida agradável, magníficas paisagens e povo hospitaleiro. Localizado na península da Escandinávia, é um dos países mais ao norte do mundo. Devido à mistura de águas quentes e frias trazidas pela Corrente do Golfo, o país tem excelente potencial para a pesca e é o segundo maior exportador de frutos do mar do mundo. Além disso, está entre as nações com a melhor qualidade de vida, educação e direitos humanos.

Norway Viking boat

Foto por iStock / LMGPhotos

Há mais de 11 mil anos, agricultores e pescadores se estabeleceram na região. Durante esses milênios, muitas civilizações ocuparam o território e deixaram suas marcas na cultura. Os Samis, também conhecidos como Lapões, são considerados o povo nativo do país e que iniciaram a tradição da pesca. Os Vikings também conquistaram seu lugar na história e ficaram conhecidos como “guerreiros dos mares”, que tinham talento para o design e para contar histórias. Durante longos períodos, as vizinhas Dinamarca e Suécia dominaram a região. O país conseguiu sua independência definitiva somente em 1905. Existem diversos museus e atrações que mostram mais sobre essa cultura.

Geiranger fjord, Beautiful Nature Norway. It is a 15-kilometre (9.3 mi) long branch off of the Sunnylvsfjorden, which is a branch off of the Storfjorden (Great Fjord).

Foto por iStock / cookelma

A natureza exuberante é a característica mais marcante deste país nórdico e seu povo tem uma relação muito próxima e respeitosa com ela. Muitas pessoas gostam de passar seu tempo livre caminhando, esquiando, pedalando, fazendo rafting ou outros esportes que possibilitam um contato com a natureza.

Com um território extenso e quatro estações bem definidas, a Noruega é um destino rico em atrativos para todos os tipos de turistas durante o ano todo. O país oferece uma bem estruturada oferta turística local com diversas opções hoteleiras, boa rede de transporte público em todo o território, acesso fácil e serviços disponíveis mesmo nas cidadezinhas periféricas. Confira as principais atrações de cada região:

No sul, o destaque fica para Kristiansand

Norway - island Skjernoya in the region of Vest-Agder. Small fishing town - Dyrstad (also known as Dyrestad).

Foto por iStock / tupungato

Bela, ensolarada e amigável. Assim pode ser descrita a costa sul da Noruega, também conhecida como a Riviera Norueguesa. É um destino muito popular e muito frequentado por famílias nas férias de verão. São dezenas de ilhotas, estreitos que só podem ser acessados com pequenos barcos e a água puríssima e cristalina, própria para se refrescar nos dias quentes do verão, são algumas das inúmeras razões para esta escolha. Kristiansand é a cidade mais procurada da região, já que concentra uma vida cultural agitada com muitas opções gastronômicas, festivais de música e eventos esportivos.

Leste: a partir de Oslo, descubra a estrada Rondone

Vigeland Park in Oslo, Norway during Autumn

Foto por iStock / CherryMnitan

A região leste é berço da principal porta de entrada do país, a capital Oslo, famosa pelas montanhas e resorts de esqui. Chegar por Oslo é a maneira mais fácil de começar sua viagem. A capital norueguesa é a maior cidade do país e surpreende os visitantes com a arquitetura arrojada e grande quantidade de atrações culturais e turísticas. Entre os passeios imperdíveis estão o parque de esculturas Vigelandsparken, a Opera House, o Museu de Embarcações Vikings, a Galeria Nacional, onde está o “O Grito” de Edvard Much, e Holmenkollen, uma das maiores rampas de salto livre de esqui do mundo. Além disso, a capital fica próxima de outros pontos turísticos, como o Lago Mjøsa, Lillehammer e a cênica estrada nacional Rondone.

Centro: os festivais de Trondheim são destaques constantes

Trondheim old Town

Foto por iStock / György Zalai

Trøndelag é a estreita área central da Noruega. Uma região com rica história e patrimônio cultural, rios cheios de salmão e povo receptivo. As paisagens naturais são diversificadas de cordilheiras rochosas a florestas profundas ao longo da fronteira com a Suécia, oferecendo ainda uma grande área de montanhas ao sul. A cidade mais visitada desta parte é a cultural Trondheim, que é conhecida por sediar festivais culturais ao longo do ano todo.

Norte: a Aurora Boreal e os safáris de baleias orcas

View from Reinebringen at Lofoten Islands, located in Norway, during summer sunset.

Foto por iStock / RudyBalasko

Na Noruega, há mais cidades e vilarejos mais ao norte do que em qualquer outro país do mundo. É também nessa região que você encontrará a vida selvagem nórdica mais extrema. A partir dos picos escarpados das ilhas Lofoten ao grande planalto de Finnmarksvidda, os dias de verão são mais longos sob o sol da meia-noite e as noites de inverno são iluminadas pelas tempestades solares da Aurora Boreal. Há diversos passeios para explorar o território, como ir a North Cape, ponto mais ao norte da Europa acima do Círculo Ártico, caminhar pelas ilhas Lofoten, fazer safári de baleias orcas e navegar por Svalbard.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: iStock / inigofotografia

Comentários