logo

Telefone: (11) 3024-9500

No Ceará, Jaguaribe Lodge entra para seleta lista dos Roteiros de Charme | Qual Viagem Logo

piscina-01

No Ceará, Jaguaribe Lodge entra para seleta lista dos Roteiros de Charme

16 de outubro de 2018

Na cidade de Fortim, em Pontal de Maceió, Ceará, em uma área de 80 hectares com uma extensão de 1,5 km de praia, onde o rio encontra o mar, está o Jaguaribe Lodge & Kite, um hotel com projeto arquitetônico único e que transformou o turismo da “Rota das Falésias”, ou da Costa do Sol Nascente, como é conhecida entre os cearenses.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Com 20 bangalôs, todos com vista para o mar e construídos sobre palafitas para que a vegetação local e as dunas permanecessem intocadas, o hotel oferece uma experiência ímpar de privacidade, ecoturismo, sustentabilidade e esporte.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

O hotel foi idealizado pelos empresários franceses Jean-Michel e Celian Chaufour, mesmos fundadores do primeiro e luxuoso hotel de Fortim, o Vila Selvagem, que se encantaram pela beleza do município e enxergaram o potencial turístico do local. “Quando vi essa natureza intocável, com a visão das dunas de Canoa Quebrada,  a boca do rio Jaguaribe, navegável e com imensos canais maravilhosos com  peixes, ostras, frutos do mar e tudo a um braço de mergulho, eu imediatamente percebi que este local guardava um potencial turístico esplêndido. É inimaginável que toda esta exuberância esteja a sete horas de voo direto da Europa”, comenta Jean-Michel Chaufour, sócio fundador.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Projetado para manter a cultura local sempre presente e a natureza preservada, a estrutura do Jaguaribe Lodge é feita em madeira reflorestada e foi construído de forma suspensa, justamente para manter as dunas do local intocadas. A cobertura é feita com palhas de carnaúba, árvore típica da região. Todos os lodges possuem muxarabis que permitem a abundante circulação da brisa fresca do mar e dispensam o uso de ar condicionado, diminuindo assim a emissão de poluentes no ar.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

O hotel também se destaca pela estrutura voltada ao kitesurf. “O rio Jaguaribe, abrindo para o oceano, oferece um braço de mar excepcional para a aprendizagem do kitesurf”, comenta Celian Chafour, sócio-fundador. O empreendimento ganhou título de centro de Kite Surf Internacional IKO, e oferece aulas para iniciantes e locação de equipamentos.  Graças ao vento constante e a temperatura da água de 28°C durante o ano todo, o local é um verdadeiro paraíso para kitesurfistas.

Roteiros de Charme

Fundada em 1992, a Associação dos Hotéis Roteiros de Charme reúne mais de 70 hotéis, pousadas e refúgios ecológicos localizados no Brasil. Para fazer parte da associação os estabelecimentos devem seguir rígidos critérios em relação ao conforto, qualidade de serviços e responsabilidade socioambiental, sempre de forma economicamente viável e sustentável.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

O primeiro hotel localizado no Ceará a fazer parte dos Roteiros de Charme foi o Vila Selvagem. Também localizado em Fortim, na praia de Pontal do Maceió, o hotel foi criado para quem busca uma experiência de luxo, arte e alta gastronomia. Agora, com apenas um ano de existência, o Jaguaribe Lodge agrega seu perfil luxo-sustentável a seleta lista dos Roteiros de Charme.

Estrutura

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Os 20 amplos Lodges construídos sobre palafitas e amplamente abertos para o mar são divididos em Lodge Oceano (casal), que acomodam até 4 pessoas e Lodge Família (quarto duplo), que acomodam até 6 pessoas.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

O hotel também possuí um restaurante com vista para o mar, um bar espetacular em frente às acrobacias dos kitesurfistas profissionais, um Spa com salas de massagem, ofurô, sala de tratamento de beleza e espaço de ioga, além de uma piscina semiolímpica com bar e muitas áreas de descanso. O Jaguaribe Lodge & Kite é ponto de partida para várias atividades, como passeios à cavalo, passeios de buggy e quadriciclos e passeios de barco pelo Rio Jaguaribe.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Legado para comunidade

A chegada do Jaguaribe em 2017 passou a mudar o cenário de Fortim. Desde então, a geração de empregos diretos e indiretos, a capacitação de mão de obra e incentivo a arquitetura e artesanato local são visíveis à população. Novos negócios como bares e restaurantes, assim como novas residências, crescem e seguem a identidade e consciência sustentável proposta pelo hotel.

Algumas áreas da região foram revitalizadas e, em setembro, Jean Michel inaugurou o Dojô das Artes, um local para aprendizado de artes marciais e yoga para a comunidade.

As contínuas campanhas de sensibilização para separação e reciclagem representam um trabalho contínuo para preservar a fauna e a flora da região, contribuindo para o desenvolvimento integrado com a comunidade.

Ampliação e novo aeroporto

Os empresários planejam aumentar a quantidade de lodges para o próximo ano e, com o início das operações no aeroporto de Aracati, que está a 20 km do hotel, deve contribuir ainda mais para o potencial turístico da região.

“Já sentimos uma diferença com a ampliação de voos diretos internacionais no aeroporto de Fortaleza, mas certamente, com a abertura do aeroporto de Aracati, receberemos mais brasileiros, que desejam conhecer melhor as belezas do Ceará. A costa leste, conhecida como a rota do sol, tem um grande potencial”, completa Celian Chaufour.

Hotel Jaguaribe Lodge & Kite

Rua Praia Canoé – Pontal de Maceió, Fortim/CE

Telefone: (88) 98121-0441

Diárias a partir de R$ 600,00 (casal – Lodge Oceano II)

Mais informações em: jaguaribelodge.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Comentários