logo

Telefone: (11) 3024-9500

Natureza intocada no meio de Miami: conheça o Oleta Park | Qual Viagem Logo

Aerial photo sunset over Haulover Beach Miami FL

Natureza intocada no meio de Miami: conheça o Oleta Park

10 de fevereiro de 2020

Com uma área de mais de 422 hectares, o Oleta River State Park é o maior parque urbano da Flórida. Situado a cerca de trinta minutos do centro de Miami, o parque é um refúgio tranquilo no meio do agito da vida na cidade.

Originalmente a região pertencia à tribo nativa Tequesta, e até 1800 recebia o nome de Big Snake Creek, que abraçava desde o território do Everglades até a Baía de Biscayne. Em 1922, a região foi nomeada como Parque Estadual do Rio Oleta e passou a ser um importante ecossistema protegido pelas autoridades governamentais.

Atualmente, esse oásis natural é perfeito para os amantes de ecoturismo. O local oferece uma variedade de atividades que podem ser feitas em grupos, família, casal ou até mesmo sozinho.

Apesar de Miami ser plana e costeira, o parque abriga algumas das melhores trilhas de mountain bike da cidade. São 24 quilômetros de estrada em diferentes níveis, sendo ideal para iniciantes e experientes.

Aventureiros podem explorar as belezas da vida selvagem e apreciar a diversidade da fauna e flora. Um dos melhores passeios fica por conta da rota Stairway to Heaven, que leva até a melhor vista do Oleta. Os visitantes têm a opção de levar sua própria bike ou alugar uma no BG Oleta Outdoors.

 

Oleta está localizada em uma importante rota de migração de aves, então fica muito fácil encontrar falcões, toutinegras e outras espécies que utilizam a região para caçar e se reproduzir.

Além do manguezal, os remos podem levar até o mar aberto, onde o visitante tem a opção de escolher onde deseja parar. Há três opções: seguir até a Baía de Biscayne; curtir as praias, como a Haulover Beach, famosa por ser adepta ao naturismo; ou, ainda, curtir a Raccoon Island. Este é o local mais tranquilo e refrescante e conta com a presença de vários guaxinins.

A Raccoon Island ainda é ponto de parada de iates, lanchas e jet-skis, uma boa pedida para aqueles que possuem algum tipo de veículo aquático. A via intercostal também dá acesso a um píer de pesca. Por ali, é possível encontrar tainha, cabeça de carneiro, tarpão, robalo e pargo.

Já a praia de Oleta é uma ótima escolha para quem está em família com crianças pequenas. As águas são rasinhas e bem límpidas, além de estarem cercadas de mata e coqueiros que são garantia de sombra.

Fique atento, em algumas ocasiões, se tiver sorte, poderá encontrar um peixe-boi ou um golfinho nadando tranquilamente pelas águas.

Os visitantes podem trazer seu próprio caiaque, canoa ou remo. Caso desejem, há a possibilidade de alugar no parque.

Aqueles que quiserem estender o passeio podem trazer sua barraca e acampar em um dos pontos do parque. O local oferece ótima infraestrutura, com cabines, círculos de fogo, pavilhão de piquenique, banheiros, chuveiros, restaurante e estacionamento, além de comodidades acessíveis.

 

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por felixmizioznikov

Comentários