logo

Telefone: (11) 3024-9500

Natureza e aventura: 5 atrações na região de Ocala, Flórida | Qual Viagem Logo

img_3128

Natureza e aventura: 5 atrações na região de Ocala, Flórida

4 de fevereiro de 2020

A Flórida é um destino rico em atrações turísticas – e muitas delas ainda são pouco exploradas pelos brasileiros. Em torno da cidade de Ocala, no centro do estado, o Condado de Marion oferece uma série de atividades em meio a uma natureza exuberante. Além disso, tem uma localização privilegiada, a apenas 100 km ao noroeste de Orlando. Rios cristalinos, nascentes, parques estaduais e penhascos fazem parte da lista de atrativos da região de Ocala:

The Canyons Zip Line and Adventure Park

Foto por VISIT FLORIDA for VISIT FLORIDA

Foto por VISIT FLORIDA for VISIT FLORIDA

Este parque tem simplesmente o mais alto, mais rápido e mais longo circuito de tirolesas da Flórida. Mas o que torna essa atração realmente especial é a paisagem. A Flórida é conhecida por ter um relevo bem plano, com escassas elevações rochosas. Por isso, a surpresa é grande quando você se depara com um cenário de cânions e penhascos de calcário, além de lagos que vão do verde ao azul turquesa.

Foto por VISIT FLORIDA for VISIT FLORIDA

Foto por VISIT FLORIDA for VISIT FLORIDA

Para admirar essas paisagens, que são únicas na Flórida, com direito a vistas panorâmicas, é preciso encarar as tirolesas. Você pode escolher entre diferentes tours, que compreendem uma sequência de três a nove tirolesas que variam em tamanho, altura e velocidade. Elas podem chegar a 50 metros de altura e 350 metros de comprimento. Aproveite para se deslumbrar com a paisagem enquanto sobrevoa os lagos coloridos.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

The Canyons oferece ainda outras atividades, como passeios a cavalo, circuitos noturnos de tirolesa, passeios de caiaque e tour histórico com degustação de vinhos. Fica ao norte do centro de Ocala.

Mais informações em: zipthecanyons.com

Silver Springs State Park

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

A leste de Ocala, o Silver Springs State Park abriga uma das maiores áreas de nascentes dos Estados Unidos, enquanto exibe um charme de antigamente, com construções bem preservadas que lembram a Flórida de dias passados. O local recebe visitantes desde 1873, ano em que foi inaugurado o passeio de barco com fundo de vidro (que existe até hoje), considerada a atração turística mais antiga da Flórida.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Atualmente, não é permitido nadar na nascente, mas você pode admirar toda a vida subaquática do lugar, incluindo vários peixes e as aberturas no solo por onde a água brota, no clássico passeio de barco. Como a água é cristalina, é possível observar cada detalhe. Outras atividades do parque incluem caiaque, canoas e stand-up paddle (equipamentos estão disponíveis para aluguel), além de trilhas leves entre as árvores e espaços para piqueniques.

Mais informações em: silversprings.com

Silver Glen Springs

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Dentro da Floresta Nacional de Ocala, a segunda maior da Flórida, Silver Glen Springs encantam logo à primeira vista. Essas nascentes formam um amplo espaço de águas calmas e cristalinas. Como o fundo é composto por rochas e areia claras, a água ganha uma tonalidade azul turquesa. Por tudo isso, estar ali é como nadar em uma piscina, só que totalmente natural. Há trechos mais rasos, nos quais a água fica abaixo da cintura, e outros que chegam a quase 8 metros de profundidade, junto à abertura da nascente.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Não esqueça sua máscara de mergulho ou seus óculos de natação, além de um snorkel para poder contemplar as belezas do fundo da nascente, além de cardumes de peixes e até tartarugas e outros animais. No Silver Glen Springs Recreation Area há estacionamento, mesas para piquenique e banheiros químicos.

Mais informações em: fs.usda.gov/recarea/ocala/recarea/?recid=37199

Rainbow River

Foto por VISIT FLORIDA for VISIT FLORIDA / Clint Johnston

Foto por VISIT FLORIDA for VISIT FLORIDA / Clint Johnston

Percorrer o Rainbow River é uma das atividades mais tradicionais da região de Ocala. A nascente do rio (Rainbow Springs) fica em Dunnellon e é a quarta maior da Flórida. Forma uma verdadeira piscina natural, onde você pode dar um bom mergulho. Depois, essas águas cristalinas seguem o curso do rio, atravessando áreas sombreadas pelas árvores e ladeadas por algumas casas à beira d’água.

Foto por VISIT FLORIDA for VISIT FLORIDA / Clint Johnston

Foto por VISIT FLORIDA for VISIT FLORIDA / Clint Johnston

Esse caminho pela água pode ser percorrido de algumas maneiras: você pode flutuar em boias grandes (como aquelas de parques aquáticos), deixando a correnteza te levar, ou passear de caiaque ou stand-up paddle. Aproveite para se refrescar no rio, que se mantém a uma temperatura de 22°C. A água é cristalina e dá até para ver o fundo. Além de muitos peixes, não é difícil ver algum outro animal típico da Flórida perto de você, como lontras, tartarugas, várias aves e até jacarés (estes são mais raros e não costumam chegar perto dos humanos).

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Para entrar no Rio Rainbow, o acesso tem que ser feito por um dos sete pontos abertos ao público. Para sair, também há pontos específicos. Você pode começar o passeio no KP Hole Park, que disponibiliza boias, caiaques e outros equipamentos para aluguel. A partir desse ponto, são cerca de 5 km até uma das saídas, no Blue Run of Dunnellon Park. O passeio de boia por esse trajeto dura de três a quatro horas.

Mais informações em: floridastateparks.org/parks-and-trails/rainbow-springs-state-park

Dunnellon Trail

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

A partir do Blue Run of Dunnellon Park, começa uma trilha plana que ladeia o curso do Rainbow River e atravessa a divisa entre os condados de Marion e Citrus. O percurso todo tem cerca de 4 km e pode ser feito a pé ou de bicicleta. Apesar de a trilha ser asfaltada, a natureza ao redor está toda preservada, com trechos de pântano e exuberantes árvores. Se você tiver sorte, vai poder ver algum jacaré, além de muitos pássaros. O destaque fica por conta da ponte que atravessa o Withlacoochee River, parte de uma antiga ferrovia.

Mais informações em: floridastateparks.org/parks-and-trails/dunnellon-trail

 

Mais informações em: visitflorida.com e ocalamarion.com

Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite do Visit Florida e com a proteção do seguro viagem da GTA (Global Travel Assistance).

Foto destaque por: Patrícia Chemin

Comentários