logo

Telefone: (11) 3024-9500

Natal Iluminado é destaque em Caxias, no Maranhão | Qual Viagem Logo

natal-iluminado

Natal Iluminado é destaque em Caxias, no Maranhão

4 de outubro de 2019

A cidade de Caxias, no Maranhão, foi a última cidade do Nordeste a aderir à independência do Brasil. Ali foi travada uma das mais sangrentas e duradouras batalhas do país, a Guerra da Balaiada. Por conta desta batalha, Luís Alves de Lima e Silva recebeu o título de Duque de Caxias, e somente depois, outras cidades foram batizadas com o nome de Caxias, como Duque de Caxias no Rio de Janeiro e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, já em homenagem ao então Duque.

Localizada a apenas 40 min de Teresina, Caxias tem várias igrejas centenárias e parte do seu casario preservado. Cercada de rios e riachos por todos os lados, a cidade é também o paraíso das águas, e por suas matas intocadas atrai observadores de pássaros e amantes do ecoturismo.detalhe-da-iluminacao-cenica-nas-bem-cuidadas-pracas-da-cidade

Caxias já se consolidou na região como um destino de grandes eventos que acontecem ao longo do ano, com um Carnaval de rua alegre e seguro e um dos melhores São João do Nordeste. Também é conhecida por sua Procissão do Fogaréu, a segunda maior do país, e há 3 anos a cidade faz acontecer o Natal Iluminado, que assim como em Gramado, por todo o mês de dezembro realiza eventos temáticos em diversos pontos da cidade, e está se tornando uma referência natalina na região..

No mês de dezembro, as principais ruas e praças de Caxias ganham uma iluminação cênica especial do porte de cidades que já têm uma forte tradição natalina e o espírito lúdico e religioso do Natal toma conta das ruas e espalha alegria por toda a cidade.

Com atrações para todas as idades, o Natal Iluminado faz adultos voltarem a ser crianças. Peças teatrais e apresentações de renome, cantatas natalinas e a apresentações de corais reúnem multidões em diversos pontos da cidade.apresentacoes-de-musica-sacra-se-espalham-pela-cidade

Na edição do ano passado, se apresentaram por lá o cantor lírico Fernando de Carvalho, espetáculos de ballet da Escola Municipal de Dança, o grupo Octeto de Teresina, a banda de rock católico, Rosa de Saron, Padre Juarez, da Rede Vida, a cantora evangélica Joyce Barros, e a premiada Orquestra Sanfônica de Teresina “ Seu Dominguinhos”, que para fazer jus ao nome, predomina na sua composição musical a sanfona enquanto instrumento, e homenageia o cantor Dominguinhos.

O alto nível da programação musical e cultural do período das festas de fim de ano traz a certeza de que Caxias passa a ser o grande polo turístico natalino do Nordeste, assim como Gramado é hoje, na região sul do país.

Texto e fotos por: Fernando Santos

Comentários