logo

Telefone: (11) 3024-9500

Na trilha da cerveja artesanal da Flórida | Qual Viagem Logo

A craft beer tasting flight is on display featuring several styles of small batch local beers.

Na trilha da cerveja artesanal da Flórida

13 de novembro de 2018

De costa a costa, destinos como St. Petersburg/Clearwater e Fort Lauderdale provam que o estado vai além das praias, das compras e dos parques temáticos e já aderiu à onda das cervejarias artesanais com estabelecimentos que proporcionam uma série de experiências diferenciadas.

O mais ensolarado dos estados norte-americanos, a Flórida é conhecida internacionalmente pela ampla variedade de passeios e atrações que oferece a todos os perfis de turistas. Um destino tão completo não poderia deixar de seguir uma das grandes tendências dos últimos anos não só nos Estados Unidos, mas também em várias partes do mundo: a cerveja artesanal. Hoje, há mais de 200 cervejarias artesanais espalhadas por toda a Flórida.

Essa bebida tão querida pelos brasileiros combina perfeitamente com o sol, o calor e o clima de férias e descontração que impera nas cidades litorâneas da Flórida. É exatamente em dois famosos destinos de praia do estado que se encontram grandes concentrações de cervejarias artesanais, que promovem degustações, visitas guiadas e muito mais aos fãs da cerveja. Conheça um pouco delas a seguir e prepare-se para montar um roteiro especial regado a muita cerveja.

Costa do Golfo: St. Pete/Clearwater

Ao lado de Tampa Bay e a 160 km de Orlando, o destino de St. Petersburg/Clearwater compreende uma península banhada pelo Golfo do México, repleta de praias paradisíacas com aquele mar azul turquesa típico do Caribe e areia branquinha. Há ainda muitas atrações culturais, principalmente em St. Pete, cidade que abriga um centro urbano animado e museus incríveis, como o Dalí Museum – a maior coleção de quadros de Salvador Dalí fora da Europa.

Foto por GREEN BENCH BREWERY

Foto por GREEN BENCH BREWERY

Nesse destino, também é possível percorrer uma trilha da cerveja artesanal, chamada de “Gulp Coast” (uma brincadeira com “Gulf Coast”, ou “Costa do Golfo”, e “gulp” – “gole” em português). São quase 30 cervejarias participantes, localizadas entre Tarpon Springs, ao norte, e St. Petersburg, ao sul. Esse roteiro é um ótimo guia para quem quer conhecer os bastidores das cervejarias, bater um papo com os produtores das bebidas e descobrir mais sobre o processo de produção das cervejas, além de, é claro, degustar alguns rótulos.

Todos os estabelecimentos que integram a rota são cervejarias pequenas e independentes, com produtos frescos e inovadores. A criatividade começa no design dos rótulos e vai até os ingredientes de cada tipo de cerveja. Você poderá experimentar desde as mais leves, como a Weisse (muito popular no calor da Flórida), até as mais exóticas com temperos e sabores surpreendentes – tem até cerveja com pimenta jalapeño.

Foto por 3 DAUGHTERS BREWING

Foto por 3 DAUGHTERS BREWING

A Gulp Coast de St. Pete/Clearwater é dividida em três partes: norte, centro e sul. As experiências disponíveis são variadas. Em St. Pete, a 3 Daughters Brewing, por exemplo, tem um sala de degustação com bar, além de uma área com jogos, música ao vivo e food trucks. Já a Green Bench Brewing, na mesma cidade, criou até mesmo um rótulo em homenagem ao movimento surrealista, em referência ao Dalí Museum. Vale visitar também a tradicional Dunedin Brewery, a microcervejaria mais antiga da Flórida.

Costa leste: Fort Lauderdale

Conhecida como a “Veneza americana” por seus inúmeros canais, Fort Lauderdale fica a menos de 30 km ao norte de Miami. Além de ter uma paisagem marcada por mansões à beira d’água, muitos iates e lanchas particulares, ótimos centros comerciais e algumas das melhores praias da região, a cidade tem ganhado fama como polo de cervejas artesanais na Flórida. Ao longo da última década, foi criada toda uma cena local em torno da bebida, tanto em Downtown quanto nas áreas ao longo dos canais.

Atualmente, existem 15 cervejarias e 32 brew pubs na região de Fort Lauderdale, de Pompano Beach a Hollywood, entre outras comunidades no entorno. Juntos, criam a chamada “Greater Fort Lauderdale Ale Trail” – a trilha local da cerveja artesanal. Aliás, não há nada melhor do que aproveitar os dias ensolarados e as praias do destino junto a uma cerveja gelada de um desses estabelecimentos. Também é uma ótima opção de passeio para curtir a vida noturna da cidade.

Foto por TARPON RIVER BREWING

Foto por TARPON RIVER BREWING

Aprecie as degustações de rótulos sazonais ou com ingredientes especiais, harmonizados com pratos deliciosos, ou então faça um tour guiado para ver de perto a produção das bebidas. Cada cervejaria oferece alguma experiência diferente, então planeje bem o seu roteiro para conhecer várias delas durante a sua viagem.

A Funky Buddha Brewery, em Oakland Park, é um espaço amplo, aberto todos os dias da semana. A cervejaria, uma das maiores do sul da Flórida, é conhecida por produzir rótulos bem diferentes, com sabores como xarope de maple, café e bacon. Também original da Flórida, The Brass Tap é um bar especializado em cervejas artesanais, oferecendo centenas de cervejas, tanto locais quanto de outras partes do mundo.

Mais informações em: visitflorida.com

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / EddieHernandezPhotography

Comentários