logo

Telefone: (11) 3024-9500

Museu Oscar Niemeyer é parada obrigatória em Curitiba Logo

museus destaq oscar niemeyer

Museu Oscar Niemeyer é parada obrigatória em Curitiba

8 de dezembro de 2015

Inaugurado em 2002, na capital do Paraná, o Museu Oscar Niemeyer se tornou um dos mais importantes do Brasil. Dedicado a obras de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design e com uma área total de 35 mil, ele é considera o maior museu da América Latina.

Reconhecido mundialmente, o museu é incrível desde seu visual externo até os interiores. Já foi eleito um dos 20 museus mais bonitos do mundo pelo guia norte-americano Flavorwire e foi escolhido pelo público do TripAdvisor um dos principais pontos turísticos de Curitiba Todo o projeto foi elaborado pelo renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

Museu_Oscar_Niemeyer_Exhibitions_Curitiba_Brasil

O complexo é formado por um prédio principal, que possui três pisos – subsolo, térreo e primeiro pavimento –, e a Torre, também conhecida como o ‘Olho’. Além disso, também existe um auditório com capacidade para 372 pessoas sentadas; um ambiente exclusivo para realização de eventos externos para 500 pessoas; o MON Loja, com produtos personalizados com a marca do Museu e o MON Café.

bienal internacional de curitiba oscar niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer conta com um acervo de mais de nove mil publicações e periódicos para pesquisa, no Centro de Documentação e Referência. Entre os títulos encontram-se livros sobre história da arte, revistas especializadas, catálogos de exposições, vídeos com depoimentos de artistas e curadores, e um arquivo fotográfico constituído por registros de obras e de artistas paranaenses, que estão sempre disponíveis para livre consulta dos visitantes. O acesso à biblioteca é gratuito e os usuários recebem acompanhamento especializado. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e no primeiro domingo do mês das 12h às 18h.

museu oscar niemeyer bienal internacional de curitiba

Atualmente, o museu recebe a Bienal Internacional de Curitiba, que fica em exibição até 14 de fevereiro de 2016. Esta edição traz o conceito ‘Luz do Mundo’ e guia o visitante nas mostras que representam o melhor da arte contemporânea mundial. Com curadoria de Teixeira Coelho, a mostra apresenta a arte da luz, a arte com a luz, a arte feita de luz e que tem na luz sua matéria, seu material e conteúdo.

Para mais informações sobre exposições e visitação, acesse: museuoscarniemeyer.org.br

Texto por: Andressa Volpini

Fotos: divulgação

Comentários