logo

Telefone: (11) 3024-9500

Muito forró agita as festas juninas de Aracaju | Qual Viagem Logo

casarao_dia_23_foto_andre_moreira_(22)

Muito forró agita as festas juninas de Aracaju

25 de abril de 2016

É no mês de junho que Aracaju torna-se uma das cidades mais animadas do país. A capital sergipana organiza não só uma, mas duas grandes festas. Para começar, o ritmo contagiante do forró, ao som da sanfona, da zabumba e do triângulo, é o grande destaque do Forró Caju. Essa festa é considerada o maior “arraiá” a céu aberto do Brasil e costuma receber mais de 100 mil pessoas todas as noites.

quadrilha_xodo_da_vila_6

Foto por Marcos Borges

Todos os anos, bem no centro da cidade, uma estrutura enorme é montada, com diversos palcos para shows, camarotes, praça de alimentação e lojinhas de roupas, artesanato e modinhas típicas do mês junino. Alguns dos maiores nomes da música sergipana e brasileira são convidados para apresentações. Já passaram pelo Forró Caju artistas como Dominguinhos, Elba Ramalho, Antônio Carlos du Aracaju, Alceu Valença, Flávio José, Fagner, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, e as bandas Falamansa, Aviões do Forró, Saia Rodada, Cavaleiros do Forró, entre muitas outras.

publico_-_foto_ana_licia_menezes_(3)

Foto por Ana Licia Menezes

O Forró Caju teve sua primeira edição no ano de 1993 e, desde então, é um grande sucesso no Nordeste. Há ainda outras atrações, como o Fórum do Forró e a Marinete do Forró, um ônibus todo colorido e decorado com luzes que leva os turistas pelos principais pontos turísticos de Aracaju, com música e dançarinos.

Também em Aracaju acontece o Arraiá do Povo, em frente à praia de Atalaia. O evento dá um grande destaque à música e aos artistas de Sergipe e leva ao público muito forró pé de serra, baião, xaxado e xote. Uma verdadeira cidade é montada para os festejos, repleta de barraquinhas e bandeiras.

marinete_do_forro_foto_silvio_rocha_(9)

Foto por Silvio Rocha

Quem estiver em Aracaju não pode deixar de visitar as atrações da cidade. Além das praias, conheça também o Oceanário, o Museu da Gente Sergipana e o Mercado Municipal. Como a capital, muitas outras cidades sergipanas organizam grandes festas de São João, como Estância (a 70 km da capital), Capela (a 75 km), Areia Branca (a 45 km), Itaporanga d’Ajuda (a 35 km), Canindé de São Francisco (a 200 km) e Nossa Senhora do Socorro (a 15 km).

Forro caju dia 28_foto_Andre_Moreira (32)

Foto por Andre Moreira

A cidade de Estância também atrai muitos turistas por causa de seus festejos. Sua praça central é tomada por bandeirinhas e muitas outras decorações. O grande destaque fica por conta dos fogueteiros que iluminam os barcos de fogo com as chamadas espadas. É lá também onde acontece uma dança tradicional, chamada de batucada, na qual grupos fazem a própria música ao bater tamancos de madeira no chão de pedra em movimentos ritmados.

Mais informações em: aracaju.se.gov.br

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: Andre Moreira

Comentários