logo

Telefone: (11) 3024-9500

MSC Grandiosa, o nome certo para um navio grandioso | Qual Viagem Logo

Foto via Divulgação

MSC Grandiosa, o nome certo para um navio grandioso

29 de janeiro de 2020

O meganavio da MSC Cruzeiros chegou aos mares do mundo com duas preocupações: garantir emissões atmosféricas mais limpas e dar aos seus hóspedes experiências únicas nos quesitos conforto, lazer, entretenimento e gastronomia. Conseguiu!

Ao longo de minha vida já tive a oportunidade de realizar vários cruzeiros e conhecer navios de diferentes tamanhos e empresas. Mas confesso que fiquei empolgado quando recebi o convite para participar da cerimônia de inauguração oficial do MSC Grandiosa, no dia 9 de novembro de 2019, em Hamburgo, na Alemanha. O clima gelado na Europa nessa época do ano não é dos mais agradáveis para nós brasileiros acostumados com o calor, mas a motivação da viagem valia à pena. Afinal, pelo que a MSC Cruzeiros vinha falando da embarcação, ela chegava com a fama de ser a mais avançada em termos ambientais e de design. E também porque será a grande estrela da temporada de cruzeiros de 2020/2021 no Brasil.

E para apresentar uma joia tão preciosa, a MSC Cruzeiros realizou celebração sem precedentes na indústria de cruzeiros marítimos. Foram 27 dias, oito países e 11 portos e envolveu mais de 14 mil agentes de viagens de todo o mundo. Eu, juntamente com um grupo de jornalistas e operadores de turismo do Brasil, participei da etapa final das comemorações. Embarquei no navio no final do dia 7 e logo de cara percebi que tudo o que diziam do MSC Grandiosa era verdade. A palavra impactante define muito bem a primeira impressão.

FESTA DE GALA GRANDIOSA

Desde a chegada na cidade alemã, o meganavio foi a estrela do porto – conhecido como “a porta para o mundo” – que ganhou um show de luzes em tons de azul, remetendo ao mar e simbolizando o compromisso da companhia com o oceano. O espetáculo luminoso levou a assinatura do renomado artista Michael Batz e a impressionante silhueta do MSC Grandiosa podia ser vista brilhando ao lado da famosa sala de concertos Elbphilharmonie, no Rio Elba.

Diferentemente do tradicional, quando todos os convidados, autoridades e celebridades ficam do lado de fora aguardado a quebra da garrafa de champanha no casco do navio, a cerimônia de inauguração foi realizada em e também à bordo. A apresentação do evento foi da atriz, apresentadora de TV, modelo e cantora, Michelle Hunziker, e do apresentador e ator de TV, Jochen Schropp.

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

E, mais uma vez, a honra de batizar o gigante transatlântico coube à diva Sophia Loren, que nomeou seu 15° navio da frota da MSC Cruzeiros. O aguardado momento aconteceu exatamente quando o MSC Grandiosa, navegando lentamente pelo Rio Elba, passou em frente à Elbphilharmonie. Um show de luzes iluminou o prédio e o navio, seguido por uma maravilhosa queima de fogos de artifício que clareou a noite gelada de Hamburgo.

Em terra firme, às margens do Elba, a MSC Village – criada especialmente para a ocasião – recebeu outros 5 mil convidados para vivenciarem a aguardada inauguração. Com música ao vivo e food trucks, a festa foi comandada pelo popular casal da TV alemã, Annemarie & Wayne Carpendale.

À bordo, os privilegiados convidados participaram de uma festa de gala que dificilmente esquecerão. Com os bares abertos, desfrutaram de um coquetel e jantar com menu gourmet de quatro pratos, criado pelo renomado chef alemão com 3 estrelas Michelin, Harald Wohlfahrt. A festa continuou na Galleria Grandiosa, uma incrível promenade em estilo mediterrâneo de 93 metros de comprimento, onde o DJ alemão Mousse T. e a cantora britânica Emma Lanford se apresentaram.

GERAÇÃO MERAVIGLIA-PLUS

O MSC Grandiosa tem capacidade para receber 6.334 hóspedes em suas 2.421 cabines, além de 1.704 tripulantes. Primeiro navio da geração denominada Meraviglia-Plus, oferece instalações e serviços para que os hóspedes vivam experiências diferenciadas que englobam gastronomia, bem-estar, lazer, entretenimento e hotelaria. São 11 restaurantes, 21 bares e lounges, discoteca, teatro, lojas e a promenade no coração do navio, local onde são realizadas performances, flash mobs e festas temáticas. Há também dois espetáculos inéditos do Cirque du Soleil at Sea, criados exclusivamente para a companhia.

GASTRONOMIA

A oferta gastronômica do MSC Grandiosa inclui três restaurantes principais e um bufê – o Market-place que fica aberto 20 horas por dia – que servem o melhor da culinária mediterrânea e internacional, além de quatro restaurantes de especialidades:

HOLA! Tapas Bar – Oferece uma experiência culinária de inspiração espanhola com a assinatura do famoso chef com 2 estrelas Michelin, Ramón Freixa;

L’Atelier Bistrot – Bistrô francês, celebra la joie de vivre com uma seleção de saborosos snacks, como tartars, charcutaria e queijos especiais, além de deliciosos pratos franceses tradicionais;

Butcher’s Cut – Churrascaria no melhor estilo americano para os amantes de carnes;

Kaito Teppanyaki e Sushi Bar – É um restaurante no moderno estilo da culinária oriental-ocidental da gastronomia japonesa em quatro chapas de teppanyaki, onde os chefs encantam e entretêm os hóspedes com performances enquanto preparam as refeições.

Entre os muitos bares e lounges e louges destaque para o Master of the Sea, que oferece cervejas de todos os tipos; o descolado Champagne Bar, que tem um menu de drinques com mais de 20 tipos de champanhe e deliciosas porções de ostras; e o Jean-Philippe Chocolat & Café, que tem uma infinidade de doces e sorvetes de dar água na boca só de olhar.

MSC YACHT CLUB

Produto premium da MSC Cruzeiros, oferece a experiência de navegar em um iate luxuoso dentro de um grandioso navio. Os hóspedes mais exigentes desfrutam uma estadia de luxo com suítes glamorosas e serviço de mordomo 24 horas.

Dispõe de locais exclusivos para as refeições, beber, nadar e tomar sol em uma atmosfera luxuosa de clube privado. Seus hóspedes podem também usufruir do acesso a todas as oportunidades de lazer e entretenimento oferecidas em todo o navio.

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

São apenas 95 suítes localizadas na proa do navio, oferecendo privilegiada vista como nenhuma outra. Elas são equipadas com lençóis de algodão egípcio, colchões com espuma de viscoelástico e frigobar incluso na reserva.

Os viajantes que optam pelo MSC Yacht Club também têm direito a regalias como prioridade no embarque e desembarque, área exclusiva para check-in e check-out, pacote all-inclusive de bebidas, serviço de concierge 24 horas e uso ilimitado da área termal do MSC Aurea SPA, que conta com diversas opções de tratamentos, massagens e o salão de beleza da rede internacional Jean Louis David.

Espaços para crianças e jovens 

Viajar com crianças não é problema à bordo do MSC Grandiosa. O navio conta com espaço exclusivo para bebês de até 3 anos, o Baby Club, área elaborada em parceria com a Chicco. No local, os pequenos podem aproveitar diversas atividades e brinquedos. Tudo sob os cuidados de monitores especializados e com total segurança. Crianças de 3 e 6 anos dispõem do Mini Club e as de 7 a 11 anos, o Junior Club, espaços desenvolvidos em parceria com a LEGO e com brinquedos e atividades.

Adolescentes também contam com atividades especialmente pensadas para eles. E contam com dois espaços dedicados: o Young Club, destinado a faixa etária de 12 a 14 anos; e o Teen Club, para hóspedes de 15 a 17 anos.

Os jovens também dispõem de atividades como o MSC Dance Crew, uma competição de dança entre equipes com membros de 12 a 17 anos; o The Drone Academy, uma animada e altamente tecnológica corrida de drones realizada no espaço Sportsplex; e o Spy Mission, onde são conduzidos por uma série de cenários diferentes (em todo o navio) para desvendar histórias únicas, seguir pistas e resolver o mistério para ganhar prêmios.

Entretenimento e arte a bordo 

O MSC Grandiosa conta um empolgante simula­dor de F1, área de games, duas pistas de boliche, cinema XD, parque aquático com, cinco piscinas, nove hidromassagens, toboáguas, teatro com sho­ws ao estilo Broadway, discoteca e academia equi­pada com aparelhos de última geração da Techno­gym. Outra novidade a bordo é uma experiência imersiva de arte em alto mar. A fascinante exposi­ção de obras impressionistas originais de Edgar De­gas ocupa uma instalação especialmente projetada dentro do elegante L’Atelier Bistrot, na prome­nade. Tem como tema “Degas Danse Dessin” e ob­jetiva aproximar os hóspedes do mundo das artes.

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

Assistente Virtual 

Basta dizer “ok ZOE” e a assistente virtual da MSC Cruzeiros instalada em todas as cabines tira dúvi­das dos hóspedes e dá orientações básicas sobre o navio em sete idiomas – inclusive português. A ZOE estreou no MSC Belíssima no início de 2019 e funciona bem para respostas rápidas.

Trata-se de uma nova atualização do MSC for Me, o programa que ajuda os hóspedes a apro­veitarem ao máximo o cruzeiro. A pulseira com geolocalização integra o sistema da plataforma e permite reservas no teatro, nos restaurantes de es­pecialidades, excursões e consultas diversas. Tam­bém está disponível como aplicativo para IOS e Android e na TV das cabines.

Temporada Inaugural 

Em sua primeira temporada, o MSC Grandiosa realiza cruzeiros regulares de sete noites pelo Me­diterrâneo. No itinerário estão Gênova, Civitavec­chia e Palermo, na Itália, Valeta, em Malta, Barce­lona, na Espanha e Marselha, na França.

No dia 6 de dezembro deste ano, o MSC Gran­diosa chegará ao Brasil para realizar itinerários de sete noites com embarques em Santos (SP), aos sábados. Fará escalas em Búzios (RJ), Salvador e Ilhéus (BA) e Ilha Grande (RJ) antes de retornar ao porto paulista.

Sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente

O MSC Grandiosa foi projetado para garantir emissões atmosféricas ainda mais limpas, além de aprimorar o desempenho ambiental tanto no mar quanto em terra. Para tanto, está equipado com tecnologias avançadas, estabelecendo um novo padrão de sustentabilidade em alto-mar.

O navio é equipado com instalações de reci­clagem de última geração. Dispõe de sistemas de gerenciamento de materiais sólidos, gestão de resíduos e adoção de gás natural liquefeito (GNL) como combustível.

Foto via Divulgação

Foto via Divulgação

O design do transatlântico garante eficiência energética, o que representa menor consumo de combustível. O resultado é a redução de 255 quilos de dióxido de carbono por hóspede a cada cruzeiro. A tinta utilizada no casco impede a adesão de cracas, o que também melhora o desempenho.

Há, ainda, tratamento de águas através de sistema que garante uma qualidade melhor do que a maioria dos padrões de resíduos munici­pais em todo o mundo; um sistema inteligente de aquecimento, ventilação e ar condicionado que utiliza o calor e o frio da lavanderia e es­paços de máquinas para aquecer as piscinas e outras partes do navio; iluminação LED com economia de energia, entre outros.

Texto por Roberto Maia

O jornalista viajou a convite da MSC Cruzeiros, voando Air France e KLM, e com a cobertura do seguro viagem GTA – Global Travel Assistance.

Imagem Destacada via MSC/ Divulgação

Comentários