logo

Telefone: (11) 3024-9500

Monte Nemrut: as estátuas gigantes da Turquia | Qual Viagem Logo

Mount Nemrut is a monumental site belonging to the Kingdom of Commagene in Turkey.

Monte Nemrut: as estátuas gigantes da Turquia

6 de agosto de 2019

Declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, o Monte Nemrut é um dos cenários mais surreais da Turquia. Localizado no sudeste do país, a 750 km da capital Ancara, Nemrut Dağ é um antigo mausoléu que data do período helenístico, erguido há mais de dois mil anos atrás.

Foto por iStock / Ozbalci

Foto por iStock / Ozbalci

No topo do monte, a uma altitude de 2.150 metros, há enormes cabeças de pedra que restaram do antigo complexo de templos construído por Antíoco I, do Reino de Comagena. Com a ação do tempo e de terremotos, as cabeças se desprenderam das estátuas, que, quando completas, tinham cerca de 10 metros de altura.

Foto por iStock / Elena Odareeva

Foto por iStock / Elena Odareeva

Eram figuras em homenagem a deuses gregos e persas, ao próprio Antíoco I e guardiões em forma de leão e águia. Os corpos das estátuas ainda se encontram entre as ruínas, em um nível acima das cabeças. O monte era referido como “os tronos dos deuses”. Os terraços desse sítio arqueológico guardam ainda outros tesouros bem preservados.

Foto por iStock / Alex_Ishchenko

Foto por iStock / Alex_Ishchenko

Os passeios ao Monte Nemrut são bem populares na Turquia, principalmente ao pôr do sol, quando a luz do entardecer sobre as estátuas rende um lindo espetáculo. É possível percorrer boa parte do trajeto até o topo de carro, seguido de alguns metros de caminhada. Há infraestrutura turística em cidades próximas, como Kahta e Karadut.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / nejdetduzen

Comentários