logo

Telefone: (11) 3024-9500

Miniatur-Wunderland: o mundo em miniatura de Hamburgo que é o destino mais popular da Alemanha | Qual Viagem Logo

por elias viaUnsplash

Miniatur-Wunderland: o mundo em miniatura de Hamburgo que é o destino mais popular da Alemanha

20 de janeiro de 2021

A Alemanha é um dos países europeus mais ricos em destinos turísticos, principalmente se olharmos para Berlim, Munique e outras grandes cidades da região. Entretanto, é em Hamburgo que está a atração mais popular de todo o país, e que se destaca por ser algo bastante diferente. Estamos falando da Miniatur-Wunderland, que é o maior museu miniatura de estrada de ferro do mundo.

Localizado no distrito de Speicherstadt, em uma península no centro de Hamburgo, o museu em miniatura foi inaugurado em dezembro de 2000 e, de lá para cá, cresceu não apenas em popularidade, mas também em tamanho. Atualmente, a mini atração chegou aos 2,3 mil metros quadrados de espaço, e com diversos projetos que prometem expandir ainda mais toda a estrutura. No ano passado, por exemplo, foram inaugurados 800 metros quadrados novos.

Esse mini mundo é mais uma das várias atrações que existem em Hamburgo, a cidade apelidada de Veneza Germânica. Considerada uma das regiões mais importantes da Alemanha, a cidade foi totalmente reconstruída após a Segunda Guerra Mundial e, atualmente, é uma visita quase obrigatória para quem vai viajar até a Europa. O que poucas pessoas sabem é a possibilidade de conhecer um mundo inteiro apenas por lá.

Um grande pequeno mundo

Foto por Günther Simmermacher via Pixabay

Foto por Günther Simmermacher via Pixabay

No início deste ano, o portal nacional do turismo na Alemanha divulgou dados de uma pesquisa para descobrir os 100 melhores destinos turísticos do país. Pelo terceiro ano consecutivo, a Miniatur-Wunderland venceu o concurso, ficando à frente de pontos bastante conhecidos das pessoas, como o elogiado Europa-Park e o tradicional Castelo de Neuschwanstein. O motivo desse sucesso é o conteúdo diferenciado desse mini museu.

A Miniatur-Wunderland é, na verdade, uma reprodução de diferentes partes importantes do mundo, com um foco maior na Alemanha, é claro. Essa mini estrutura ferroviária atravessa diferentes seções, que representam uma parte do país alemão, ou até mesmo regiões da Europa e, futuramente, até mesmo de outros continentes. A ideia é concluir o projeto nos próximos anos e cobrir um pouco de todo o mundo na atração.

Atualmente, a estrutura possui nove seções, que cobrem a região central da Alemanha, a própria cidade de Hamburgo, a Áustria, a região da Escandinávia, a Suíça, os Estados Unidos e a Itália. Até 2022, o objetivo da atração é contar com duas novas seções: uma que representa o principado de Mônaco e outra totalmente dedicada para a América do Sul. Ou seja, será uma atração quase obrigatória para nós brasileiros.

Foto por Dimitris Vetsikas via Pixabay

Foto por Dimitris Vetsikas via Pixabay

 

Essa ideia de representar diferentes partes do mundo em uma só atração é garantia de sucesso com o público, principalmente com turistas. Isso explica o motivo dessa mini atração ser tão popular na Alemanha. No entretenimento digital, por exemplo, essa forma de globalização também costuma fazer sucesso. As plataformas de streaming possuem no catálogo vários programas multiculturais, como Somebody Feed Phil e The Grand Tour, que mostram como os programas com conteúdos voltados para diferentes culturas e locais, e não em apenas um país, agradam o público. Os jogos online seguem o mesmo caminho, principalmente com os cassinos online. Essas plataformas oferecem slot machines gratuitas com temas que vão desde a cultura mesoamericana, com a Aztec’s Treasure, até algumas mitologias europeias, como é o caso da slot Wild Shamrock. Ou seja, aproveitar a curiosidade das pessoas pela cultura de outros países é quase uma garantia de audiência.

Números e destaques

A Miniatur-Wunderland faz toda essa globalização de maneira bastante efetiva, e com uma qualidade absurda. Alguns números explicam a complexidade da pequena estrutura em Hamburgo. São mil e 300 trens, 10 mil vagões, mais de 100 mil veículos que andam automaticamente, 500 mil luzes, 130 mil árvores e 400 mil bonecos de pessoas. Tudo para deixar a experiência bastante realista.

Foto por S. Hermann & F. Richter via Pixabay

Foto por S. Hermann & F. Richter via Pixabay

Com mais de 19 milhões de visitas nestes 20 anos, a Miniatur Wunderland possui alguns destaques que podem convencer qualquer pessoa para conhecer a atração. Por exemplo, a representação em miniatura do Vaticano foi inaugurada no ano passado, e é uma das mais elogiadas de toda a exposição. O coliseu e o histórico vulcão Vesúvio fazem parte desse mini museu diferenciado.

A Alemanha é um dos países mais interessantes para conhecer, por isso que temos tantas dicas e artigos focados na região. Cidades como Berlim, Munique, Colônia e Frankfurt são destinos obrigatórios para qualquer um. Porém, conhecer a Miniatur Wunderland em Hamburgo parece ser algo diferenciado, e mais do que indicado. Afinal, conhecer um pouco de todo o mundo em uma versão miniatura é uma experiência única, e que apenas a cidade alemã ao norte pode oferecer.

Foto destaque por elias viaUnsplash

Comentários