logo

Telefone: (11) 3024-9500

Mar transparente e praias cinematográficas em Bonaire | Qual Viagem Logo

Lac Bay on Bonaire, former Netherlands Antilles.

Mar transparente e praias cinematográficas em Bonaire

21 de agosto de 2017

A Ilha de Bonaire, no Caribe, é conhecida como a irmã de Aruba e Curaçao, afinal, ela carrega um pouquinho das duas. Como se fosse o xodó das Antilhas Holandesas (próximas à costa da Venezuela), a ilha é a menor das chamadas ABC, mas isso a torna especial, pois proporciona aos visitantes uma sensação de prazer, segurança e tranquilidade. A pequena ilha oferece muita beleza natural e tem uma agradável temperatura com media de 28°C. A vida noturna é menos agitada que as concorrentes, Curaçao e Aruba, e também oferece poucos cassinos em relação às duas ilhas irmãs, mas surpreende pelas belezas das praias e os vários tons de verde e azul de suas águas cristalinas.

Bonaire era povoada por índios e foi descoberta por navegadores espanhóis em 1499. Chamada originalmente de “Ilha de Brasil”, ela é um dos destinos mais procurados para mergulhos, porém, um polo turístico ainda pouco explorado, principalmente por brasileiros.

Foto por iStock / CircleEyes

Foto por iStock / CircleEyes

A capital de Bonaire é a graciosa Kralendijk, que significa “barreira de corais”, charmosa e enfeitada com a colorida arquitetura holandesa. O local concentra a maioria dos serviços da ilha, por isso, aproveite para fazer compras em boutiques exclusivas, degustar a gastronomia local, passear pelo calçadão, visitar galerias de arte e até alugar e dar uma volta de moto para curtir toda a beleza da pequenina, colorida e aprazível cidadezinha.

A cultura local recebe influência de várias etnias, como a africana, a asiática, a indiana e a europeia. O ano inteiro é preenchido por atividades culturais, e uma das maiores celebrações é feita com a união de música, danças típicas – como a Simadan e Bari – e muita comida.

Foto por iStock / Frogkick

Foto por iStock / Frogkick

Bonaire oferece 23 praias e nada menos que 80 pontos de mergulho, 53 deles considerados de fácil acesso, e vários possibilitam a prática de snorkeling. No mergulho você pode explorar alguns aquários naturais de naufrágios e também consegue ver e fotografar com abundância golfinhos, tartarugas, arraias e dezenas de peixes de todos os tamanhos e cores.

Outra dica é explorar o interior da ilha andando de bicicleta em mais de 300 km de trilhas de terra, ou então conhecer grutas e cavernas, andar a cavalo, jogar golfe e até praticar esportes de aventura.

Foto por iStock / CircleEyes

Foto por iStock / CircleEyes

No lado leste da ilha, existe um local próprio para o windsurf que atrai muitos jovens apaixonados pelo esporte. A ilha é um dos locais mais indicados para a prática dessa atividade no Caribe, isso graças aos ventos constantes e fortes.

Uma curiosidade: Bonaire é um dos quatro lugares do mundo onde os flamingos se procriam, formando lindas colônias, onde os turistas e visitantes podem tirar belíssimas fotos e chegar bem perto deles.

O Washington Slagbaai National Park é outra atração imperdível no extremo norte de Bonaire, com 5.600 hectares de natureza intocada. Lá os turistas encontram aves raras como a cambacica e o pássaro das cem línguas, o famoso flamingo rosa e cinzento, papagaios – se der sorte, pode ver o papagaio caribenho –, além da iguana verde (raramente encontrada em outro local), colinas com vistas panorâmicas, muitas árvores e praias.

Foto por iStock / CircleEyes

Foto por iStock / CircleEyes

A Praia de Boca Slagbaai, com águas azuis, impressiona com construções datadas de 1868, as quais faziam parte da antiga fazenda que deu lugar ao parque. Ótima para a prática de mergulho livre.

Já a Praia Funchi é o local onde ficava um antigo porto com águas claríssimas e calmas que possibilitam ver de fora os corais coloridos dentro do mar. A praia é rodeada por enormes falésias avermelhadas  e pedras. Local ótimo para curtir em família.

A Praia Bengè é conhecida por ser um dos melhores pontos para praticar snorkel na ilha. Localizada entre penhascos e rochas, é também moradia de lagartos e seu solo é parte areia e parte rochoso.

Foto por iStock / vale_t

Foto por iStock / vale_t

A praia de 1000 Passos é imperdível. Ela tem esse nome por ter uma escada de pedra calcária que dá acesso à praia. Tranquila e com areias brancas, ali se pode facilmente encontrar tartarugas e é rodeada por falésias. Seu mar de águas rasas azul turquesa é ótimo para nadar.

Já a Praia Te Amo desperta curiosidade pelo nome, mas após conhecê-la será difícil não amá-la realmente! Próxima ao aeroporto de Bonaire, tem vistas deslumbrantes para quem passa por lá de avião. Sua areia branca preenche a praia até o limite do mar, o qual é cheio de peixes e corais, já as sombras são fornecidas pelas árvores para um bom descanso.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: iStock / CircleEyes

Comentários