logo

Telefone: (11) 3024-9500

Luxo e natureza exuberante em Los Cabos | Qual Viagem Logo

The view of sunrise from one of the resort's pool area in the early morning.

Luxo e natureza exuberante em Los Cabos

19 de julho de 2018

No extremo sul da Península da Baja California encontra-se um dos destinos mais paradisíacos do México. Com o Mar de Cortez de um lado e o Oceano Pacífico do outro, Los Cabos é a combinação perfeita entre serviços de luxo e uma natureza sem paralelos no mundo.

Foto por Divulgação / Creative Commons CC0

Foto por Divulgação / Creative Commons CC0

Los Cabos compreende basicamente as cidades de San José del Cabo e Cabo San Lucas, ligadas por um corredor turístico de 30 km repleto de resorts cinco estrelas, Spas, restaurantes refinados e campos de golfe – tudo isso à beira-mar. Com uma vasta oferta de atrações, Los Cabos permanece em alta como destino queridinho de viajantes do mundo todo e ainda apresenta uma ótima relação de custo-benefício.

Bem diferente de Cancún e da Riviera Maya, os enormes rochedos, as paisagens desérticas e o mar de um azul profundo garantem um cenário dramático a Los Cabos. Tanto que seu mais famoso cartão-postal é “El Arco”, uma formação rochosa singular, localizada na ponta sul da península, marcando o encontro do Pacífico com o Mar de Cortez (ou Golfo da Califórnia).

Cabo San Lucas

O monumento natural “El Arco” é inclusive uma das atrações de Cabo San Lucas. Antiga vila de pescadores, hoje é um destino badalado e conhecido pela vida noturna vibrante. Por ser geograficamente isolado, atrai desde a década de 1950 celebridades norte-americanas em busca de um pouco de privacidade. Aliás, o destino é muito visitado por turistas dos Estados Unidos, tanto que o inglês é um dos idiomas mais falados em Los Cabos.

Foto por iStock / toddtaulman

Foto por iStock / toddtaulman

Os grandes resorts pontuam toda a área costeira, principalmente no entorno da Marina, onde atracam lanchas e iates luxuosos. Por ali também é possível encontrar uma boa variedade de restaurantes de culinárias diversas e lojas de grifes internacionais. Sempre animada e com fortes influências norte-americanas, a Marina é um ótimo lugar para um passeio a pé, tanto de dia quanto à noite.

A lista de praias de areia clara e fofa e mar cristalino é extensa, como a Playa El Médano, ótima para nadar, e a Playa del Amor, que curiosamente tem como vizinha a Playa del Divorcio. Estas duas últimas são delimitadas por enormes rochedos em uma estreita península, perto de “El Arco”.

San José del Cabo

Os grandes resorts e campos de golfe também marcam presença em San José del Cabo. Porém, a cidade tem uma personalidade completamente diferente de Cabo San Lucas, sendo bem mais tranquila e com um toque da autêntica cultura mexicana. O centro de San José preserva um estilo arquitetônico tipicamente colonial, com construções térreas e coloridas e algumas ruas de paralelepípedos.

Foto por iStock / rand22

Foto por iStock / rand22

O agito acontece em torno da Plaza Mijares, área com uma grande concentração de restaurantes mexicanos, cafés, bares, lojinhas charmosas e galerias de arte com obras de artistas locais. Se quiser visitar o verdadeiro México em Los Cabos, este é o lugar. Em frente à praça está a bela Igreja da Missão de San José del Cabo “Añuití”, que data dos anos 1730. Essa parte do centro histórico é conhecida como o “Distrito del Arte”, por ser o polo cultural da cidade.

Entre as praias mais famosas em San José del Cabo estão a Playa Acapulquito, a Playa Costa Azul – ambas perfeitas para o surfe – e a Playa Palmilla, ao lado do exclusivíssimo resort One&Only Palmilla. No caminho para Cabo San Lucas, o corredor turístico de Los Cabos também reserva belas praias, como as da Baía de Santa Maria e da Baía El Chileno, além, é claro, de uma infinidade de resorts de luxo.

Passeios e aventura

As atividades ao ar livre em Los Cabos vão muito além de apenas relaxar à beira-mar e curtir o sol do México. Faz sucesso uma infinidade de atividades, que podem ser contratadas com agências especializadas localizadas em torno da Marina de Cabo San Lucas ou então diretamente nos hotéis e resorts.

Em tours privados, embarque em um veleiro ou um catamarã pelo Mar de Cortez para observar o pôr do sol ou passar o dia. Os barcos têm tripulação própria e, geralmente, serviços de comidas e bebidas já inclusos nos pacotes. Também são populares os passeios de caiaque ou de jet ski para explorar o mar azul do destino e os rochedos perto de “El Arco”.

Por todo o Mar de Cortez, fazer mergulho ou snorkeling é uma experiência memorável e uma ótima oportunidade de nadar lado a lado com peixes, tartarugas marinhas e os simpáticos tubarões-baleia. Atividades aquáticas em Los Cabos também incluem pesca esportiva e cruzeiros para observação de baleias e colônias de leões-marinhos.

Foto por iStock / fallbrook

Foto por iStock / fallbrook

De volta à terra firme, aproveite para fazer um passeio de camelo ou a cavalo pela praia. Já os mais aventureiros vão sentir a adrenalina fluir pelo corpo em parques como o Wild Canyon, que oferece tours de quadriciclo, extensas tirolesas, bungee jumping com uma queda de 90 metros e outras atrações radicais em meio a uma paisagem desértica.

Vida marinha

Apelidado de “aquário do mundo” por ninguém menos que Jacques Cousteau, o Mar de Cortez abriga 4.500 espécies de criaturas marinhas, incluindo 39% de todas as espécies de mamíferos marinhos que existem no mundo. Não à toa, integra a lista de patrimônios naturais mundiais da UNESCO.

Entre os meses de dezembro e março acontece a temporada de observação de baleias na região de Los Cabos. Cerca de nove espécies chegam todos os anos do Alasca e do Ártico para procriar nas águas quentes do Mar de Cortez, como as baleias cinzentas e as baleias jubarte. Passeios de barco para avistar esses animais incríveis são muito concorridos entre os turistas.

Foto por iStock / Andrea Izzotti

Foto por iStock / Andrea Izzotti

Para ter um contato ainda mais próximo com os animais marinhos, mergulho e snorkeling são ótimas opções. O mar em Los Cabos tem ótima visibilidade e temperaturas agradáveis praticamente o ano todo. Além disso, a costa é marcada por várias baías de águas rasas e calmas, protegidas por rochedos – entre elas, as já mencionadas Santa Maria e El Chileno.

É possível nadar com cardumes de peixes multicoloridos a uma curta distância da praia. O ponto onde o Pacífico encontra o Mar de Cortez é também muito popular entre os mergulhadores, por ser abundante em vida marinha.

Uma boa dica é fazer uma excursão para mergulhar em Cabo Pulmo, parque nacional marinho localizado a cerca de duas horas de San José del Cabo. Banhado pelo Mar de Cortez e com uma rica biodiversidade, o parque abriga um dos maiores recifes de corais da América do Norte, onde vivem mais de 800 espécies de animais. Esse deslumbrante ecossistema marinho é refúgio para tartarugas marinhas e até tubarões. Outra forma de explorar Cabo Pulmo é em passeios de caiaque.

Luxo e bem-estar

Viver uma experiência luxuosa faz parte de uma viagem a Los Cabos. Com uma vasta oferta hoteleira, há refúgios de férias perfeitos para todos os gostos, de resorts all inclusive para famílias a exclusivos hotéis boutique cinco estrelas. E o melhor: há opções com preços mais acessíveis se comparados com outros destinos de luxo pelo mundo.

Foto por iStock / MarkHatfield

Foto por iStock / MarkHatfield

Piscinas com borda infinita, quartos amplos com vista para o mar, restaurantes de alta gastronomia, amenidades exclusivas e serviços atenciosos são algumas características constantes em hotéis de Los Cabos. Vale mencionar os mais que sofisticados One&Only Palmilla, Las Ventanas al Paraiso – a Rosewood Resort e The Resort at Pedregal como alguns dos destaques.

Os Spas também são verdadeiros templos de bem-estar, com uma oferta completa de tratamentos estéticos, massagens e terapias. Os elegantes Playa Grande Resort & Grand Spa, Hacienda Encantada Resort & Spa e Pueblo Bonito Pacifica Golf & Spa Resort têm esses serviços como alguns de seus diferenciais.

Como chegar

O Aeroporto Internacional de Los Cabos fica em San José del Cabo e recebe voos de companhias como Aeroméxico, American Airlines, Delta e United. A partir de São Paulo, não há voos diretos para o destino, sendo necessário fazer conexão na Cidade do México ou em uma cidade dos EUA.

Onde comer

7 Seas Seafood Grille

Hacienda Cocina y Cantina

Lorenzillo’s

Sunset MonaLisa

Onde ficar

Holiday Inn Resort Los Cabos All Inclusive

Las Ventanas al Paraiso, a Rosewood Resort

One&Only Palmilla

Sheraton Grand Los Cabos Hacienda del Mar

Mais informações em: visitmexico.com e visitloscabos.travel

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Yobab

Comentários