logo

Telefone: (11) 3024-9500

Londrina: a capital do café no Paraná | Qual Viagem Logo

Wilson Vieira

Londrina: a capital do café no Paraná

28 de junho de 2016

Conhecida como a “capital do café” do Paraná devido à sua produção do grão que foi considerada uma das maiores do mundo até o ano de 1975, Londrina recebe a Tocha Olímpica nesta terça-feira (28). A cidade preserva a história da produção da bebida em roteiros turísticos que se estendem por mais sete cidades da região Norte do estado: Cambé, Rolândia, São Jerônimo da Serra, Ribeirão Claro, Tamarana, Ibiporã e Santa Mariana.

A Rota do Café do norte do Paraná destaca-se entre os roteiros dedicados à preservação da história da produção cafeeira na região pela infraestrutura e pela diversidade de atrativos. Durante o passeio, os turistas podem conhecer a cultura dos imigrantes italianos e alemães com a visita às fazendas históricas, que também promovem a contemplação do processo de moagem do grão e a degustação da bebida.

Foto: banco de imagens

Foto: banco de imagens

O Museu Histórico de Londrina também preserva a história da produção do café no Paraná em seu acervo que possui mais de 40 mil peças, como documentos, fotografias e objetos que eram utilizados desde o período colonial. Em 2011, a Rota do Café ficou em 1o lugar na categoria Roteiro Turístico da premiação dos casos de sucesso do Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo.

 

Texto por agência com edição Cláudio Oliva

Foto destaque: Wilson Vieira

 

Comentários