logo

Telefone: (11) 3024-9500

Kusadasi, um resort a céu aberto no Mar Egeu | Qual Viagem Logo

Kusadasi sign on a hill next to colourful buildings.

Kusadasi, um resort a céu aberto no Mar Egeu

7 de fevereiro de 2019

Kusadasi é um verdadeiro paraíso na Turquia, com suas belíssimas praias, diversas atrações históricas, ruínas milenares e vida noturna animada, além de ser uma das principais paradas de cruzeiros que viajam pelo Mar Mediterrâneo.

Quem viaja de cruzeiro, assim que chega no porto da cidade encontra, a cerca de 400 metros, a Ilha dos Pombos, onde estão as ruínas de uma fortaleza construída pelos otomanos em XIII, usada para fins militares e para proteger Kusadasi de ataques piratas. Hoje o local funciona como um museu.

No topo de uma colina da Ilha fica o Ataturk, estátua que representa o fundador da República da Turquia, Mustafa Kemal Ataturk, de onde se tem a melhor visão panorâmica de Kusadasi.

Foto via iStock por ba11istic

Foto via iStock por ba11istic

Kusadasi fica bem próxima de diversas atrações turísticas famosas e que são de fácil acesso a partir da cidade, como as ruínas de Éfeso, onde está a biblioteca dedicada a Tibério Júlio Celso Polemeno que abrigava aproximadamente de 12 mil a 15 mil pergaminhos históricos e outras diversas relíquias; o Templo de Ártemis, considerado uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo; Mileto, a cidade do grande filósofo Thales; a Basílica de São João, onde se encontra a tumba do evangelista; e o Santuário da Virgem Maria, um das mais conservadas construções romanas, local onde supostamente Maria, mãe de Jesus, teria passado seus últimos dias. Acredita-se que São João veio com ela e trabalhou para evangelizar a região. Do lado de fora do santuário, há uma fonte de água salgada que possui propriedades de cura e pode ser bebida pelos visitantes.

Foto via iStock por ba11istic

Foto via iStock por ba11istic

O Parque Nacional da Península de Dilek está ao sul de Kusadasi, perto de Soke, na província de Aydin. O lugar possuí uma área de quase 11 mil hectares e é divido por vales e montanhas, cercado pelo incrível mar azul cristalino e conta com uma rara flora do mediterrâneo, além de algumas espécies de animais em extinção.

O visitante pode fazer trilhas, escaladas e curtir algumas das praias ao redor do parque, como as Icmeler, Kavakli e Karapinar. Ainda há a mitológica caverna de Zeus que, segundo as lendas, foi o local de banho do deus dos céus e também da Virgem Maria. O local é uma pequena caverna de água doce onde os visitantes podem se banhar.

Foto via iStock por kaleff

Foto via iStock por kaleff

No Grande Bazar estão as melhores opções de lojas, onde é ideal para achar lembrancinhas e itens diferenciados. O maior produto de vendas, sem dúvidas, é o tapete. De vários tamanhos e formatos, é uma das sensações locais.

Foto via iStock por cassinga

Foto via iStock por cassinga

Kusadasi fica a 80 km do Aeroporto de Internacional de Izmir e a 130 do Aeroporto de Bodrum. Na alta temporada de visitas, os ônibus que vão até o destino saem diariamente e em diversos horários, a partir de Istambul, Antalya e Ancara. Caso queira ir de balsa, também é possível, a partir da baía de Samos, na Grécia.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por David Addison

Comentários