logo

Telefone: (11) 3024-9500

Korcula: um paraíso escondido na Croácia | Qual Viagem Logo

Aerial view on picturesque old town Korcula, Island Korcula, Croatia Europe.

Korcula: um paraíso escondido na Croácia

8 de novembro de 2018

Banhada pelo mar Adriático, a ilha da Korcula está situada na costa dálmata na Croácia. Repleta de uma beleza natural e incomparável, é rica em arte e cultura.

Apesar de existirem evidências da presença humana na ilha desde a Idade da Pedra, as lendas locais dizem que Korcula teve seu início durante o reinado de Antenor de Tróia. Em meados do século XV, a região foi dominada pelo Império Romano, e provavelmente foi a partir daí que começou a disputa entre Veneza e Korcula para decidir quem ficava com o título de “terra natal de Marco Polo”.

A “Old Town” é uma das principais paradas na ilha e faz com que o visitante volte no tempo ao andar por suas pequeninas vilas, ruelas de pedra e muralhas.

Foto via iStock por cmaster__78

Foto via iStock por cmaster__78

É aqui que estão os principais atrativos, como a Catedral de São Marcos. Construída por volta do século XVI, com pedras calcárias da ilha, representa um marco da arquitetura gótica renascentista. Cheia de obras de artistas renomados, o visitante encontrará estátuas de Adão e Eva e São Marcos, obras de Mestrovic, Tintoretto e Jacopo Bassano.

A poucos minutos da igreja está a Casa Paroquial conhecida também como Abadia do Tesouro, que conta com um incrível acervo de livros históricos, móveis, cerâmicas, e joias do clero.

Bem de frente, fica o Museu de Korcula, na antiga residência da família Gabrielis. Hoje, o local abriga uma enorme coleção de manuscritos e importantes documentos que contam sobre a história da cidade, pinturas de artistas locais e obras renascentistas. Há também uma exposição com os brasões das famílias mais importantes e renomadas da ilha.

Foto via iStock por Dreamer4787

Foto via iStock por Dreamer4787

Marco Polo é uma figura importante na região, então é possível encontrar diversos locais com seu nome, como lojinhas e restaurantes. No entanto, existem dois lugares imperdíveis para conhecer: sua suposta casa e o museu em sua homenagem.

A casa fica em uma região de acesso um pouco difícil, com escadaria e algumas partes em ruínas, mas é dentro da moradia que estão diversos objetos antigos em bom estado de conservação. A torre de vigia é um ótimo lugar para tirar boas fotos e apreciar a paisagem.

Já o museu vale muito a pena a visita. Ele conta histórias da vida do navegador mais famoso do mundo, com bonecos em tamanho real e cenários repletos de detalhes minuciosos.

Korcula possui belíssimas praias, algumas bem paradisíacas. A maioria tem uma trilha de pedras antes de chegar no mar. Existem poucas praias com bastante areia, então é recomendável usar um sapato mais confortável, de preferência uma sapatilha de borracha, para não escorregar e machucar o pé. O que mais encanta, no entanto, são as águas rasas e cristalinas, propícias para a prática de snorkeling e esportes náuticos como windsurf e caiaque.

Foto via iStock por Dreamer4787

Foto via iStock por Dreamer4787

Mas, além disso tudo, a ilha é casa de vinícolas que produzem rótulos que não serão encontrados em nenhum lugar do mundo. Peljesac é um dos principais points de parada para conhecer algumas vinhas.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por Dreamer4787

Comentários