logo

Telefone: (11) 3024-9500

Instituições culturais da Avenida Paulista anunciam reabertura para visitação | Qual Viagem Logo

Sao Paulo, Brazil - Circa January 2019: MASP (Sao Paulo Museum of Art), landmark of Sao Paulo at Paulista Avenue

Instituições culturais da Avenida Paulista anunciam reabertura para visitação

9 de outubro de 2020

Formando um dos principais eixos culturais do país, as instituições Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, Japan House São Paulo e MASP, todos localizados na icônica Avenida Paulista, em São Paulo, reabrem suas portas para visitação do público a partir do próximo dia 13 de outubro.

Foto por Estevam Romera

Foto por Estevam Romera

A decisão em conjunto respeita o anúncio feito pelo governador João Dória e pelo prefeito Bruno Covas, na tarde de hoje (09), de que a cidade registra melhora nos índices de evolução da pandemia, tendo passado para a Fase Verde do Plano São Paulo de flexibilização. Nesta etapa em que as atividades culturais recebem autorização para retomada na sede física, as datas das reaberturas são: dia 13 (terça-feira) para Instituto Moreira Salles, Itaú Cultural, e MASP; 14 (quarta-feira) para a Casa das Rosas; 15 (quinta-feira) para o Centro Cultural Fiesp e 20 (terça-feira) para a Japan House São Paulo.

Em uma iniciativa inovadora e estratégica, as instituições da Paulista Cultural desenvolveram juntas um rigoroso planejamento a partir dos protocolos oficiais de segurança, que contemplou as particularidades de cada instituição, sempre considerando a segurança e o bem-estar dos visitantes, colaboradores e prestadores de serviços.

Foto por Pedro Vannucchi / Instituto Moreira Salles

Foto por Pedro Vannucchi / Instituto Moreira Salles

Neste primeiro momento, as principais mudanças estão relacionadas aos horários reduzidos de visitação de cada instituição, diminuição da capacidade de público para até 60% e prioridade no agendamento online. Seguindo o objetivo comum em trazer proteção aos visitantes, entre as medidas sanitárias principais estão o uso obrigatório de máscara, distanciamento social mínimo de 1,5 m, aferição obrigatória de temperatura corporal, disponibilização de totens de álcool em gel, uso de EPIs por todos os colaboradores, maior frequência da higienização dos ambientes, entre outras medidas criadas a partir de orientações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

Exposições

Com atividades restritas inicialmente, cada endereço retoma as suas ações gradualmente, conforme o avanço para a fase azul do Plano São Paulo, sempre respeitando as orientações dos órgãos governamentais competentes. Assim, cada instituição, que segue com intensa programação online, organizou a sua agenda de atividades de modo a contemplar o público que frequenta este eixo em busca de oferta cultural.

Foto por André Hoff

Foto por André Hoff

A Paulista Cultural é uma iniciativa pioneira que propõe intercâmbios entre sete instituições da avenida Paulista: Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Itaú Cultural, Japan House São Paulo, MASP e o Sesc Avenida Paulista. Em duas edições, realizadas em 2018 e 2019, a iniciativa reuniu 41 e 46 mil pessoas respectivamente.

SERVIÇO

CASA DAS ROSAS – casadasrosas.org.br

Funcionamento: quarta-feira a sábado, das 12h às 16h

Agendamento (obrigatório) pelo site. O museu-casa literário permitirá até 40 visitantes (10 visitantes por hora)

CENTRO CULTURAL FIESP – centroculturalfiesp.com.br

Funcionamento: quinta-feira a domingo, das 13h às 17h

Agendamento (obrigatório) em: sesisp.org.br/meu-sesi

INSTITUTO MOREIRA SALLES – ims.com.br/unidade/sao-paulo

Funcionamento: terça-feira a sexta-feira, das 12h às 16h / sábado e domingo (inclusive feriados, exceto segundas-feiras) das 13h às 17h

Agendamento (obrigatório) em: ims.com.br

ITAÚ CULTURAL – itaucultural.org.br

Funcionamento: terça-feira a domingo, das 13h às 19h

Agendamento (obrigatório) pelo sistema Formstack e pelo telefone 2168.1777. Atualmente, esse número funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h.

JAPAN HOUSE SÃO PAULO – japanhousesp.com.br

Funcionamento: terça-feira a domingo, das 11h às 17h

Agendamento (opcional) em: agendamento.japanhousesp.com.br

MASP – masp.org.br

Funcionamento: terça a sexta, das 13h às 19h / sábado e domingo, das 10h às 16h

Agendamento (obrigatório) em: masp.org.br/ingressos

SESC AVENIDA PAULISTA – sescsp.org.br

 

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Phaelnogueira

Comentários