logo

Telefone: (11) 3024-9500

ILHABELA É UMA ÓTIMA OPÇÃO PARA CURTIR INVERNO QUENTE | Qual Viagem Logo

Vista geral da praia do Jabaquara - Foto por Secretaria de turismo

ILHABELA É UMA ÓTIMA OPÇÃO PARA CURTIR INVERNO QUENTE

6 de abril de 2016

Quem pretende passar um fim de semana de inverno em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, vai encontrar natureza exuberante, praias e cachoeiras com águas límpidas e cristalinas, clima agradável do Parque Estadual da Serra do Mar, esportes náuticos e radicais, mergulho, gastronomia internacional, ecoturismo, além de várias opções para todos os gostos e idades.
Foto por Secretaria de Turismo

Foto por Secretaria de Turismo

São 210 km quilômetros da capital paulista. A cidade é conhecida internacionalmente como a “Capital da Vela”, devido às dezenas de campeonatos de vela oceânica que sedia. A Ilha possui 39 praias distribuídas ao longo de seus 128 quilômetros de costa e 85% da área do município pertence ao Parque Estadual da Serra do Mar. Os turistas podem mergulhar nas praias de águas verdes e transparentes. Uma das mais procuradas, a de Castelhanos, é considerada pelos visitantes como uma das dez mais bonitas do país.

A “Capital da Vela” possui excelente estrutura hoteleira com equipamentos de ótima qualidade e padrão internacional, sendo referência em todo o Brasil. Há desde hotéis luxuosos até pousadas românticas e bucólicas.

Semana Internacionmal de Vela que é disputada em julho – Foto divulgada pela Secretaria de turismo Semana Internacional de Vela disputada em julho – Foto divulgada pela Secretaria de turismo

A culinária local é um caso a parte. Pratos com peixes e outros frutos do mar são os mais procurados. Durante o ano são realizados diversos eventos gastronômicos com a presença de renomados gourmets

Os restaurantes de Ilhabela são conhecidos por sua gastronomia internacional e pratos refin adíssimos, para pessoas de bom gosto, oferecendo farta opção de frutos do mar. Podemos destacar os restaurantes Pimenta de Cheiro com comida internacional e o Três Marias localizado dentro da Pousada Caravelas.

O desenho harmonioso de suas costeiras e enseadas contrastam com a exuberância da Mata Atlântica, onde riachos e cachoeiras dão vida a uma rica biodiversidade. No litoral, em seu lado leste voltado para o mar, predominam altos costões e praias selvagens. Já no trecho de orla, voltado para o continente pelo Canal de São Sebastião, apresenta praias mais calmas, que são consideradas verdadeiras “piscinas” naturais.

Vista geral da região central de Ilhabela – Foto divulgada pela Secretaria de turismo

Ilha Bela tem mais de 365 cachoeiras e quedas d´água, dezenas de trilhas de fácil acesso, localizadas em lugares de rara beleza, que incentivam e proporcionam a prática do ecoturismo. Mas todas as trilhas devem ser acompanhadas por um guia local.

Na “Vila”, o antigo povoado deu lugar a um sofisticado comércio, com bares, cafés, sorveterias e shoppings. A cidade é o ponto de encontro de todos que buscam conforto, segurança e diversão. Visitar, conhecer e descobrir a cultura caiçara é uma viagem ao tempo. Suas igrejas, centro histórico, museus e artesanatos, além das festas tradicionais, como Nossa Senhora D´Ajuda, a padroeira da cidade

Dica

O turista que quiser evitar filas para embarcar nas balsas com destino a Ilhabela e vice-versa, pode utilizar o sistema de hora marcada, por meio do telefone 0800 704 55 10. Fora de temporada, o uso deste serviço não é necessário. O serviço de travessia funciona 24 horas por dia, das 6h à meia noite, a cada 30 minutos. A partir da meia noite, a balsa funciona de hora em hora. Em dias de movimento intenso, entram em operação até seis balsas com embarque e desembarque contínuo.

Onde ficar

A L’ eden Pousada foi inaugurada em dezembro de 2014 com 07 suítes temáticas. O proprietário, Heiko Obermuller está no Brasil desde 1997 é natural da Alemanha e tem ideias inovadoras. O empreendimento é um verdadeiro hotel boutique e oferece exclusividade e requinte. Decoração diferenciada, piscina, e até cachoeira. Ideal para casais e pequenas famílias é o que tem de mais aconchegante em toda a Ilha.

Texto por: Colaboração Odila Igashi

Foto destacada: Praia do Jabaquara em Ilhabela(Imagem divulgada pela Secretaria de turismo)

Comentários